O que anda acontecendo com nosso povo? Acomodação ou indiferença ou fazer valer a famosa expressão: não estou nem ai! Existe um ditado que diz: para o triunfo dos maus, basta que os bons não façam nada! Nos últimos dias tenho refletido a respeito que quantas lutas já foram travadas para termos algo de bom neste país! Quanta amargura, sofrimento, garra e determinação para vislumbrar um país com um futuro diferente!

Lembro-me das lutas enfrentadas nesta vida e vejo hoje muita apatia, sobretudo de nossos jovens! Claro que existem exceções! Mas, procure conversar com alguém de uma geração dos anos setenta/sessenta ou cinquenta e perceberá que em suas vidas nada foi fácil, tudo foi conquistado com sacrifício e o tempo deixou marcas desta luta, elas estão impregnadas em suas memórias! Estes acreditam que a dureza faz parte da vida com conquistas vindas da determinação, elas deram o sabor da vitória!

Obviamente que estamos vivemos noutro ciclo/tempo e os problemas e dificuldades são diferentes, sobretudo nas questões ligadas ao trabalho e na dimensão de ter uma vida digna, mas lutar sempre será necessário! Neste ciclo que estamos inseridos, existe uma perversidade terrível que foi apregoada pelos últimos governos (que se intitulavam de esquerda), eles lançaram muita ilusão ao povo, principalmente com as pregações de facilidades e de se ‘dar direito facilitado para tudo’! Estas tais facilidades criaram a ‘geração sem perspectiva’ e apática, tanto entre jovens como adultos que se acostumaram com as comodidades dadas pelo governo! Para piorar ainda mais, também houve uma parcela da imprensa que se acostumou com as facilidades, ou seja, os grupos poderosos da comunicação viveram à custa do dinheiro público por serem patrocinadores ‘oficiais’ do governo federal, bem como dos políticos corruptos.

Escrevo este artigo, pois, percebo que em muitos aspectos que aluta das gerações passadas parece não ter surtido efeito, pois os políticos salafrários que vivem do toma-lá-da-cá e os grupos ligados à imprensa que sequiosa de dinheiro, bem como a justiça que não é cega, mas altamente interesseira, parece que estes grupos é que têm prestigio e o absoluto poder em nosso país.

Convivemos com os políticos que não desejam o sucesso do país, com a justiça que se coaduna com corrupto e com a grande imprensa tendenciosa, neste marasmo, coitado de nós os simples mortais. Também há como deixar de lado os sindicalistas sem escrúpulo que se envolvem em questões partidárias, em interesses próprios e esquecem a luta e, para ajudar, existe a juventude que não está ai para nada (há exceções). Portanto, vivemos a apatia que estagna a nação! Mas, não se pode perder a esperança, desde que rompamos com a apatia!

Não é possível que as lutas do passado sejam esquecidas e assistamos tudo com os braços cruzados! Temos que sair da apatia e ter mobilização, percebendo que há muito politico que não deseja que nada dê certo, na verdade estes querem mesmo é a apatia do povo!

Temos que lutar, mobilizar e resistir sempre acreditando na democracia. Infelizmente, muitos desinformados e ignorantes, até dela querem abrir mão.