Apartamento na planta ou pronto para morar? Qual é a diferença na hora do financiamento?

Se você está querendo viver novas experiências e finalmente iniciar sua vida independente, esse é o momento perfeito para achar o seu lugarzinho no mundo para chamar de lar. Mas uma grande dúvida que ronda a mente das pessoas é: comprar apartamento na planta ou comprar um apê pronto para morar?

Bem, ambos possuem seus prós e contras! E aqui você entenderá um pouquinho melhor sobre o assunto e conseguirá definir qual será a melhor alternativa para você. Confira!

Conheça seu perfil

Antes de escolher entre um apartamento na planta ou um pronto para morar, é muito importante que você conheça o seu perfil. Isso é muito importante para que você possa dar o pontapé inicial e faça a melhor escolha no momento de comprar um apartamento.

Comprar um apartamento é uma grande responsabilidade e por isso é fundamental fazer escolhas com o pé no chão, para que futuramente não apareçam problemas que possam te dar aquela dor de cabeça.

Então procure entender o seu perfil, para que você possa saber qual apartamento pode comprar, levando sempre em consideração suas taxas como condomínio, por exemplo; vendo a localização do residencial, os benefícios que o prédio dispõe e se tudo isso se encaixa com o seu estilo de vida e orçamento.

Analise suas necessidades

Muitas pessoas sonham com apartamento grande, varanda gourmet, piscina e academia no prédio, mas se esquecem que isso talvez não se encaixe harmonicamente com o seu estilo de vida.

De forma bem geral, as pessoas passam pouco tempo em casa e em alguns casos vão para um apartamento para morar sozinha ou dividir com alguém, ou seja, isso tudo deve ser colocado na balança para entender se você realmente precisa de um apartamento grande.

Hoje em dia muitas construtoras estão fazendo seus apartamentos mais compactos e essa moda vem conquistando cada vez mais os profissionais da área e também os futuros compradores do apê. Se você irá morar sozinho ou dividir com alguém, essa pode ser uma boa alternativa. Além do apartamento ser mais barato, você terá tudo que realmente precisa à sua disposição.

Benefícios externos como piscina, churrasqueira e academia, por exemplo, devem também ser colocados na balança. Isso porque residenciais que proporcionam esse tipo de lazer no condomínio costumam ser mais caros.

Agora que você entende que precisa analisar primeiramente seu perfil e suas necessidade, é hora de saber os prós e contra entre comprar um apartamento na planta e um pronto para morar.

Apartamento na planta: prós e contras

Um dos primeiros benefícios em comprar um apê na planta é que você receberá seu novo lar novinho em folha e com garantia de cinco anos, ou seja, qualquer probleminha que surgir durante esse prazo, a construtora é capaz de arcar sem que você precise gastar.

Durante o prazo que o prédio está em construção, geralmente de 36 meses, você pode ir se programando para cuidar dos móveis, decoração, piso e entre outros itens do apartamento, para que quando ele esteja pronto você possa deixá-lo do jeitinho que você sempre sonhou.

O pagamento do imóvel também não costuma ser muito puxado, e como entrada você pode dar 6% do valor total (que pode ser parcelado), e durante os 36 meses de construção do imóvel, você irá pagar pelo menos 25% do valor, mas isso vai depender muito da sua disponibilidade para efetuar o pagamento das parcelas, ou seja, o valor pode ser quitado até alguns meses depois que o apê estiver pronto.