Aparência não é tudo.

Existem pessoas com aparência de reis, mas não passam de meros plebeus. Pessoas há com a aparência inconfundível de plebeu, mas são pessoas que seriam poderosos reis e rainhas por causa de seus corações nobres.

Existem pessoas com “cara” de anjo, mas que se tirarmos a “máscara” se mostrarão quem são verdadeiramente e que na verdade, de anjo não possuem nada.

Existem pessoas que juramos serem sacerdotes por causa da aparência “requintada” e “piedade” aparente. Mas quando necessitamos da ajuda deles, eles passam bem longe demonstrando que são na verdade exímios fariseus.

Já há pessoas que parecem simples samaritanos caminhando ao seu lado, mas quando reparamos bem suas ações descobrimos que eles são como os hipócritas dos tempos de Jesus.

Existem pessoas que não tem nenhuma aparência de crente, mas são crentes fieis de verdade.

Já existem pessoas que conhecemos e que juramos serem crentes, mas estas nos enganam facilmente, pois quando precisam provar sua fé se mostram uns tremendos incrédulos e ateus.

E por aí afora, neste mundão de meu Deus, vamos observando que há pessoas das mais variadas espécies e que não se parecem com nem um e nem outro. Não dá para sabermos se são confiáveis ou não. Mas é como bem nos disse o Senhor Jesus: “Somente pelos frutos é que se conhece a árvore”.

Pensemos nisto.

Geraldo Goulart.