Werner Leber

Trata-se de um Curso feito pelo Instituto Veritas de Ascurra, SC, e cujas respostas juntamente com as  questões passo a publicar - ver anexo em pdf. Há dois módulos, portanto a publicaçãol se dará como Antropologia e Existencia I e Antropologia e Existência II

Esse trecho é da capa do curso, escrito pelos oragnaizadores e dá um bom feedbeak do se encontra no curso

O termo antropologia vem do grego anthropos (homem) + logos (tratado) + ia: estudo das etnias e variedades humanas. Portanto, a antropologia em sentido restrito é o estudo do homem.  Ou seja, a antropologia é o estudo do homem por excelência.   A antropologia se desenvolveu enquanto ciência, particularmente, principalmente a partir do século XIX. Esse século, foi o século onde as ciências experimentais mais se desenvolveram. E onde o método experimental se evidenciou no desenvolvimento e coroação das ciências experimentais. E a antropologia, que até então vinha sendo sempre abordada mais diretamente pelos filósofos e pela história da filosofia, passa a ser estudada pelas demais ciências e como ciência independente.  Dessa forma, sendo a antropologia a ciência do homem e de suas várias dimensões e manifestações, ela tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos, e todas as populações socialmente organizadas e  que se centram no desejo do homem de conhecer a sua origem,  e a curiosidade do homem por si próprio e pelo mundo fez com que buscasse sempre mais se descobrir. Veja essaa obra: "A lição de anatomia do Dr. Tulp" - Existe alguma interação entre alma e corpo? Sabe-se que o corpo perece, mas o que ocorre com a alma quando a vida se vai? A velha curiosidade humana por se conhecer. Por se desvendar. "Choose only one master - Nature", "Escolhe apenas um mestre - Natureza" Rembrandt (1606-1669) a sua capacidade  de conhecer-se conforme já abordamos ao longo dos primeiros tópicos.   E o avanço dos estudos antropológicos e o acúmulo de informações que temos hoje, portanto, nos coloca diante de uma questão de método quando falamos em antropologia; devemos sempre nos perguntar de qual antropologia estamos falando, já que temos os mais variados campos de investigação antropológicos desenvolvidos e fundamentados.    Contudo, ao mesmo tempo em que a antropologia veio se desenvolvendo e veio de ramificando – como a antropologia social e cultural que estaremos estudando nesse caderno – as dúvidas e questões vieram se colocando. No sentido de nos perguntarmos: qual o melhor método para estudar o homem? Qual o mais adequado? O empírico? Prático? Psicológico? Social? Cultural?