ANTIGUIDADE GREGA: A PAIDÉIA

 

  • GRÉCIA NÃO TEM UNIDADE POLÍTICA – CIDADE-ESTADO;

 

  • COMUM TEM: IDIOMA – RELIGIÃO – INSTITUIÇÕES SOCIAIS;

 

  • GREGOS DENOMINAM-SE HELENOS;

 

  • GRÉCIA É NOME LATINO = GRAII;

 

  • COMO SE CONSTITUI A HISTÓRIA DA GRÉCIA:

 

  • CIVILIZAÇÃO MICÊNICA – AQUEUS – GUERREIRO – TIRINTO E MICENAS – TRÓIA (AQUILES E ULISSES);

 

  • TEMPOS HOMÉRICOS  (SÉC. IX AO VIII a.C) – HOMERO = ILÍADA E ODISSÉIA;

 

  • PERÍODO ARCAICO (SÉC. VIII A VI a.C) – PÓLEIS – CIDADES-ESTADOS – SOCIEDADE DIVIDIDA EM CLASSES E BASEADA NA ESCRAVIDÃO – COMÉRCIO – COLÔNIAS - MOEDA; SÓLON (FAVORE OS RICOS COMERCIANTES); CLÍSTENES (DEMOCRACIA); SURGEM OS FILÓSOFOS;

 

  • PERÍODO CLÁSSICO (SÉC. V E IV a.C.) APOGEU CIVILIZAÇÃO GREGA = ARTE – LITERATURA – FILOSOFIA – POLÍTICA (PERÍCLES DE ATENAS) – DEMOCRACIA ESCRAVISTA;

 

  • PERÍODO HELENÍSTICO (SÉC. III E II a.C.) – DECADÊNCIA POLÍTICA DAS CIDADES-ESTADOS – ATENAS E ESPARTA – GUERRAS – MACEDÔNIA – ALEXANDRE (EDUCADO POR ARISTÓTELES)  – EXPANDE A CULTURA HELENÍSTICA.

 

 

PEDAGOGIA

PAIDÉIA

  •  ANTIGUIDADE ORIENTAL = CARÁTER TRADICIONALISTA DA EDUCAÇÃO;

 

  • GRÉCIA CLÁSSICA – USO RAZÃO – HOMEM NÃO É PRESO A UM DESTINO;

 

  • SURGE PALAVRA PAIDÉIA (SÉC. V a.C.) = CRIAÇÃO DOS MENINOS – COM TEMPO TORNA INTRADUZÍVEL;

 

  • GRÉCIA = BERÇO DA PEDAGOGIA (QUE CONDUZ A CRIANÇA)  - C/ TEMPO TODA TEORIA SOBRE A EDUCAÇÃO – INFLUÊNCIA DA CULTURA OCIDENTAL;

 

TRADIÇÃO MÍTICA

  • ATÉ SÉC. V a.C. CONCEPÇÃO DA INTERFERÊNCIA DIVINA – MITOS – HOMERO = ILÍADA E ODISSÉIA;

 

FILOSOFIA

ü MILAGRE GREGO – PROCESSO AO LONGO DO TEMPO (ESCRITA – MOEDA – LEI – PÓLIS (ÁGORA) – FILÓSOFO (FILHO DA CIDADE) = NOVA VISÃO DE HOMEM E DO MUNDO)

 

üPERÍODOS DA FILOSOFIA: PRÉ-SOCRÁTICOS (SEPARAR FILOSOFIA E PENSAMENTO MÍTICO); SOCRÁTICOS OU CLÁSSICOS – SÓCRATES – PLATÃO E ARISTÓTELES; PÓS-SOCRÁTICO – HELENISMO – ESTOICISMO (CONTER O PRAZER) EPICURISTAS (LIBERAR O PRAZER);

 

üSOFISTAS = PROFº DA SABEDORIA – PEJORATIVO USA A RAZÃO PARA ENGANAR (DEVIDO AS CRÍTICAS DE SÓCRATES E PLATÃO); -- GRANDEZA COLOCAR O HOMEM NO CENTRO;

 

 

  • LEGITIMAR O IDEAL DEMOCRÁTICO DA CLASSE EM ASCENSÃO DOS COMERCIANTES ENRIQUECIDOS;

 

  • FASCINAM A JUVENTUDE COM A RETÓRICA E O ENSINO DA ARTE DA PERSUASÃO (CONVENCIMENTO – DISCURSO) NA ÁGORA;

 

  • CRIAM A EDUCAÇÃO INTELECTUAL – AMPLIAM A NOÇÃO DE PAIDÉIA = SIMPLES ED. DA CÇA. P/ CONTINUIDADE FORMAÇÃO DO ADULTO; VALORIZAM FIGURA DO PROFº, EXIGEM REMUNERAÇÃO (MESMO CRÍTICAS DE SÓCRATES); SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO (GRÁMATICA – RETÓRICA – DIALÉTICA – ARITMÉTICA – GEOMETRIA – ASTRONOMIA – MÚSICA  = SETE ARTES LIBERAIS – HOMENS LIVRES);

 

  • DIÁLOGO SOCRÁTICO – SÓCRATES (SE OPÔS AOS SOFISTAS) – POIS COBRAM PARA DAR AULAS E TB. DA FORMA QUE ENCAMINHAM AS DISCUSSÕES; - VIVE NAS PRAÇAS DISCUTINDO COM OS JOVENS – INDAGA AS PESSOAS E AS LEVA A RECONHECER SUA IGNORÂNCIA = MÉTODO SOCRÁTICO – SABEDORIA COMEÇA PELO RECONHECIMENTO DA IGNORÂNCIA (“SÓ SEI QUE NADA SEI”) – 1º PARTE DO MÉTODO – IRONIA (DESCOBRIR A IGNORÂNCIA) – 2º MAIÊUTICA (DAR LUZ A NOVAS IDÉIAS); - TUDO QUE SABEMOS DE SÓCRATES É POR PLATÃO (ALUNO) – “CONHECE-TE A TI MESMO”  - INTELECTUALISMO ÉTICO = DOUTRINA SOCRÁTICA QUE IDENTIFICA O SÁBIDO E O HOMEM VIRTUOSO; ED. É ATIVA = FOI CONSIDERADA SUBVERSIVA DOS VALORES VIGENTES (SURGEM ‘INIMIGOS’); CONDENADO A MORTE = CORROMPER A JUVENTUDE E NÃO CRER NOS DEUSES DA CIDADE (PLATÃO NOS DIÁLOGOS APOLOGIA DE SÓCRATES E FÉDON);

 

  • PLATÃO (ATENAS – SEC. V a.C.)  - FUNDADOR DA ACADEMIA.
    • COMO ENTENDER A ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO COMO UM MÉTODO FILOSÓFICO DE ENSINO? (A REPÚBLICA)

 

  • PLATÃO É IDEALISTA – AS IDÉIAS SÃO + REAIS QUE AS PRÓPRIAS COISAS;

 

  • NA ALEGORIA DA CAVERNA: QUAL O PAPEL DO FILÓSOFO? QUAL O PAPEL DO ESTADO?

 

  • PARA PLATÃO APRENDER É LEMBRAR – IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA P/ O CORPO – DEFENDE O APRENDIZADO DA RESISTÊNCIA À DOR – SOFRIMENTO PARA NÃO SUCUMBIR À VIDA DOS SENTIMENTOS;

 

  • ISÓCRATES (RETÓRICA = ARTE DE BEM DIZER – DISCURSO) – RETÓRICOS + INFLUENTES GRÉCIA CLÁSSICA DO QUE OS FILÓSOFOS; CÍCERO (ROMANO) AFIRMA: “ISÓCRATES ENSINA A GRÉCIA A FALAR”;

 

  • ARISTÓTELES (IV a.C.) – PRECEPTOR DE ALEXANDRE MAGNO – FUNDA O LICEU EM ATENAS – PERIPATÉTICA – DESENVOLVE UM MÉTODO MAIS DIVERSO QUE PLATÃO, INCLUSIVE DAS CIÊNCIAS – CATALOGOU 540 ESPÉCIES DE ANIMAIS – PARA EXPLICAR O SER AFIRMA QUE 2 ELEMENTOS DEVEM ESTAR INDISSOCIÁVEIS: MATÉRIA E A FORMA + MOVIMENTO (DEVIR);

 

  • PEDAGOGIA ARISTOTÉLICA – EDUCAÇÃO DEVE AJUAR O HOMEM A SER REALIZADO; O SUMO BEM É ALCANÇAR  A FELICIDADE; O QUE DISTINGUE O HOMEM DOS ANIMAIS É A CAPACIDADE DE PENSAR (IMPORTÂNCIA DA VONTADE E DA IMITAÇÃO);

 

  • OBRA POLÍTICA – ARISTÓTELES – ESTADO DEVE SE PREOCUPAR COM A FORMAÇÃO DA CIDADANIA, MAS AOS HOMENS LIVRES; ARISTÓTELES ORGANIZA SEU MÉTODO – LÓGICA FORMAL;

 

  • PÓS-SOCRÁTICOS: ÉPOCA CRISE E DECADÊNCIA *ESTOICISMO (ZENO DE CÍTIO – HOMEM DEVE FUGIR DO PRAZER – ATARAXIA (IMPERTURBABILIDADE) – APATIA (AUSÊNCIA DE PAIXÃO) E APONIA (AUSÊNCIA DE DOR); *EPICURISMO (EPICURO) – CONTRÁRIO DOS ESTÓICOS –  HOMEM DEVE EVITAR TUDO O QUE OPÕE A FELICIDADE; SÃO ESTAS 2 CORRENTES QUE MARCAM O PENSAMENTO ROMANO (CÍCERO – SÊNECA – EPICTETO E MARCO AURÉLIO);
EDUCAÇÃO
  1. FORMAÇÃO INTEGRAL

Corpo/Espírito – (esporte/debate intelectual) – surgem  póleis 1º escolas;

 

  1. HOMERO – EDUCADOR

Aristocracia guerreira descrita por Homero – formação do nobre.

 

  1. EDUCAÇÃO ESPARTANA

Legislador Licurgo – educação voltada para a guerra;

 

  1. EDUCAÇÃO ATENIENSE

      Atenas – Tucídides foi ‘escola  de toda a Grécia’ – pólis – gineceu

     (feminino) – pedagogo – preparo físico

 

  1. EDUCAÇÃO NO PERÍODO HELENÍSTICO

Paidéia se torna Enciclopédia (Ed. Geral) formar homem culto – Universidade de Atenas – Alexandria (Alexandre Magno) biblioteca

 

  1. CONCLUSÃO – Corpo – desvalorização formação profissional – Grécia berço teorias educacionais – natureza humana (racionalidade) – Platão Ed. Instrumento p/ desenvolver  o homem; Aristóteles -