ANSIOSOS PELA ESPERÂNÇA?

Ter paciência no que só esperamos por fé, é reconhecer a nossa própria fé. Nas coisas de Deus tudo está no seu querer e todo o realizar compete a sua vontade.

O rei Davi antes da sua morte, procurou deixar instruído o seu filho Salomão para que a casa de Deus, fosse de todos percebida pela sua beleza e que de longe fosse notada.

1ª Crônicas 22:5Disse Davi consigo: Meu filho Salomão é ainda moço e tenro, e a casa que se há de edificar para Jeová, deve ser magnificentíssima, digna de fama e de glória em todos os países. Começar-lhe-ei os preparos. Assim Davi antes da sua morte fez grandes preparos.

Jesus Cristo antes de sua morte fez grandes preparativos para aqueles que viessem após Ele pudessem anunciar quem foi Aquele em qual creriam. O objetivo era para que os outros também pudessem recebê-Lo, crendo que Ele era O Messias que nos daria salvação, que por Ele todas as nossas necessidades pudessem ser atendidas, mas principalmente que percebam quem É aquele que seus seguidores divulgam.

Romanos 8. 22Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

Para nós quetemos recebido a Deus em forma trina, reconhecendo a sua atuação como divindadesoberana, por primeiro devemos buscar temer a Ele como Deus, reconhecendo que não somente O queremos por alguém que nospossibilita receber, mas que por primeiro O recebamos por Senhor.

Confiar no Senhor fazendo o bem, é percebermos que tudo quanto fizermos, poderemos estar agradando ou entristecendo a Ele como Senhor. O salmista Davi, sendo rei, tinha todos os privilégios de ser rei, mordomia, luxuria, serviçais, mulheres, autoridade. Mas uma coisa ele não deixou de ter em seu coração : O TEMOR.

Tinha também muitos inimigos, que desconhecendo o Deus ao qual ele servia e temia, faziam de tudo para o ter por vencido. Tanto que quanto mais suas afliçõessurgiam, mais eleclamava a Deus que o socorresse, seus inimigos eram em grande número.

Aqueles que recebem o criador por Deus Senhor, não só devem almejar vê-Lo por ser Deus, mas pelo que Ele é. Não devemos nos decepcionar em não receber às pretensões, mas se confortar por entender que Ele é soberano e dá a cada um segundo o seu querer e principalmente segundo o seu realizar. Poderia eu determinar a Deus que me concedesse os intentos do meu coração, se não estivesse no querer de Deus, querendo a todo custo que Ele fizesse a minha vontade, segundo os meus planos sem considerar que se a Ele peço, estaria O colocando simplesmente como serviçal meu? Então que Senhor seria Ele, que se comprazendo de minha pessoa,pudesse colocá-lo a minha mercê? Certamente estaríamos SERVINDO a um Deus limitado e não SOBERANO e nem infinito, quando viesse Ele atender desta forma a nós, seres finitos. A Palavra fala que não recebemos porque não sabemos pedir como convêm. Este convêm, é como convêm tanto a nós quanto o desejar de Deus aos seus filhos. Sei que posso tudo Naquele que me fortalece, assim fala a Escritura, mas posso determinarao meu Senhor tudo quanto imagino ou venha querer? Na teologia da prosperidade sabemos que é assim que agem os que determinam. Pergunta: E o céu? O querem também? Como céu ou como recompensa? Querem ao Senhor dos Céus?

A Palavra menciona que a sabedoria de Deus é loucura a inteligência humana, sua lógica não é reconhecida sem que se preste atenção aos nossos desígnios. Quem sabe do seu futuro se não somente o Criador, inclusive a nós meros seres mortais? Quem outro tem em sua palma toda teoria do universo e tudo quanto nele há? Sabemos que homens procuram esquadrinhar a sabedoria de Deus. Quem saberá sondá-la se não estiver segundo o desejo do Espírito que a tudo perscruta?

Na Palavra está em 1 Coríntios 2:11Qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.

Se fosse nos dado saber o dia seguinte, o que deixaríamos para fazer amanhã que nos propiciasse não se arrepender de não ter feito hoje?

Estamos disciplinados nas coisas espirituais que noslevam buscar nossa santificação?

Será que não temos deixado nadahoje para o dia de manhã? Nossas vidas estãomoldadas ao querer de Deus comoimaginamos ou pensamos?

Se Jesus voltasse dia tal a tal hora, o que faríamos para podermos ser achados prontos? Iríamos nos preparar? Ou já estaríamos preparados? O que faríamos até aquela hora? Apresentaríamos Jesus a alguém para que depressase arrependesse dos seus pecados? Ou continuaríamos preparados parao grande momento?

Sim, temos que continuar preparados. Eis a questão: Que venha à nossa REFLEXÂO.

De nada adianta ficarmos estudando teorias e teoremas se não as colocarmos em prática em nossas vidas. Podem entram e sair trimestres, lições e teologias podemnos ser faladas, mas se não nos esforçarmos para alcançara Graça de Deus, reserva a todos os seussantos filhos, ao seu grande dia que se aproxima, de nada adiantará o nosso empenho. Necessário ouvir, entender, acatar, fazer empenho, procurar fazer-se respeitado naquilo que aprova como fé que traga resultado. Não somente ser ouvinteparticipante mas ser obreiro atuante, que não se envergonhe de pertencerao corpo de Cristo. Que venhamanejar bem a sua Palavra e por ela outros possam ser alcançados em sua misericórdia, assim como nós o fomos.

Provérbios 12:1Quem ama a correção, ama o conhecimento; Mas aquele que aborrece a repreensão, é estúpido. As disciplinas que nos estudamos neste trimestre nos levaram a perceber o que nos falta para alcançarmos a perfeição. Será uma busca constante, pois estamos na forja, nas mãos o ourives, estamos sendo lapidados, e continuaremos até que Ele venha e nos tenha por recompensa. È darmos ouvido ao seu querer seu realizar, é procuramos estar segundo os seus projetos para conosco. Boa jóia é o que somos, para cada uma, Deus tem seus planos na lapidação.

Sabemos que na Bíblia grandes homens de Deus procuraram andar segundo o seu querer. Mas nós neste tempo somos chamados a andar segundo o seu querer. Os dá bíblia não eramhomens diferentes de nós, somente se propuseram andar segundo Deus desejou. Uns foram mais testados, outros menos, mas todos tiveram suas recompensas. Uns foram imputadosnomes por justiça e foram arrolados nos escritos sagrados para que outros percebessem que é DEUS.

Almejar andar por fé, é não somente ter medo de ir para o inferno, mas querer ser achado nos meio dos que almejam o céu por recompensa, por terem reconhecidoDeus, não somente como Deus, mas pelo que Ele é para cada um de nós.

O povo que andou pelo deserto, não houve no meio deles alguém com uma grande fé, eram murmuradores, insolentes, arrogantes, maldizentes, precisou Deus pacientemente aguardar a morte de milhares deles, para que os seus planos pudessem ser realizados. E dos que sobreviveram, pudessemadquirir novos conceitos de vida e entender do seu poder. Dos que foram ansiosos por acharem que os gigantes eram terríveis, nenhum deles adentrouà promessa, somente dois receberam a recompensada prometida à seus pais, desde Abraão, o mesmo que se tornou Amigo de Deus, que obedeceu o chamado.

Temos recebido a mesma incumbência do nosso Senhor Jesus Cristo. IDE e anuncie, mas não somente isto, FASSAMOS DISCIPULOS. O que seja fazer discípulos? É possibilitarmos que outros também nos aceitem e reconheçam que o que falarmos É PODER DO EVANVELHO para que creiam, e se salvem. Originando novos discípulos.

A vida do cristão é um crescimento constante, onde cada um procura atingir a mente de Cristo em sua própria mente, sem considerar somente a razão do coração, onde cada um procura servir a si mesmo, muitas vezes contrários à Palavra de Deus.

A Graça de Deus se tornará completa quando deixarmos ela crescer em cada um de nós.

Valdir Carvalho – 23.6.2008 – Cascavel - PR