Portugal tem todos os motivos para se sentir grande na sua pequenez territorial, porque cada vez mais os Portugueses, e todas aquelas pessoas que escolheram o país para viver e trabalhar, vêm demonstrando ao mundo do quanto somos capazes, sendo oportuno recordar que altos cargos internacionais, também são ocupados por cidadãos nacionais, de que se destacam os mais recentes: secretário-geral da ONU – Organização das Nações Unidas; Presidência do Eurogrupo; altos quadros dirigentes na medicina, finanças, bancos, empresariado, investigação, desporto. Estamos a par dos melhores do mundo.

Por outro lado, o reconhecimento fora das nossas fronteiras, também é um facto que nos deve animar para iniciarmos este novo ano, com esperança num futuro melhor. Com efeito: «Portugal passou a integrar a lista de 17 candidatos a ‘Melhor Destino Turístico do Mundo’ na final dos World Travel Awards 2017 depois de, em setembro, ter ganhado o prémio de ‘Melhor Destino Europeu’, tendo disputado o primeiro lugar na final de hoje com países como o Brasil, Grécia, Maldivas, EUA, Marrocos, Vietname ou Espanha, entre outros.

Considerando tratar-se de um “momento único para o turismo em Portugal”, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou ser o “reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos por todos os que estão de alguma forma ligados ao turismo”.

“Mas é igualmente o reconhecimento pelo país que temos. Um país autêntico, inovador, que se soube reinventar, que reúne uma grande variedade de experiências e paisagens, um país que junta cosmopolitismo, história, tradição, sol, natureza e gastronomia. Um país que sabe e que gosta de acolher todos”, sustentou Ana Mendes Godinho.

Descrevendo Portugal como “um destino turístico de excelência”, a governante diz ser agora preciso “continuar este trabalho de mostrar toda a diversidade do que Portugal tem para oferecer”.

Salientando que esta é a primeira vez “em dez anos de história” que o Turismo de Portugal é reconhecido “com prémios de âmbito global”, o presidente deste organismo, Luís Araújo, considera que ver “a estratégia turística distinguida” dá “uma motivação acrescida na persecução dos objetivos até 2027, para afirmar Portugal enquanto destino turístico de excelência”.

Criados em 1993, os World Travel Awards reconhecem o trabalho desenvolvido na área da indústria turística a nível global, de modo a estimular a competitividade e a qualidade do turismo, sendo a seleção dos nomeados realizada anualmente à escala mundial pelo público em geral e por mais de 200 mil profissionais de turismo oriundos de 160 países.

Os nomeados para a grande final do prémio são os vencedores das galas regionais, aos quais se juntam outros nomeados pelo próprio WTA.» (in: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/portugal-eleito-melhor-destino-turistico-do-mundo-nos-world-travel-awards

No contexto mundial, os conflitos ainda se arrastam porque o diálogo entre as partes beligerantes não se tem verificado em condições favoráveis, ou então, a intransigência e a intolerância se têm sobreposto ao interesse coletivo de pacificação ou, ainda, e finalmente, porque existem pressões e instâncias externas ao bem-estar dos interlocutores desavindos.

É certo que ao longo da História da Humanidade sempre houve agitações, violência, guerras, genocídios, todavia, já em pleno século XXI, não se justificam: não só a continuação de certas situações bélicas; como ainda o surgimento de novos tumultos e estes cada vez mais sangrentos; e, por fim, a permanente ameaça com armas letais.

É chegado o tempo de cada pessoa, cada comunidade, cada governante e a sociedade no seu todo: assumir a responsabilidades; delinear uma nova orem internacional para o desenvolvimento sustentado; para a defesa do ambiente; para o respeito pela dignidade da pessoa humana; pelas condições e qualidade de vida de cada pessoa; pela felicidade e pela paz; para a consolidação de um mundo civilizado, assente nos valores do humanismo.

Ao terminar mias um ano de grandes mudanças, em todos os setores de atividades humanas, e ao iniciar-se um novo período, é importante darmos as mãos, cedermos no que nos divide e convergirmos no que nos une, para assim construirmos um projeto de vida consentâneo com: uma sociedade moderna, humanista, civilizada, imbuída dos mais nobres e dignificantes valores; no respeito pelas opções axiológicas, políticas, religiosas, sociais; pelas orientações sexuais, sentimentais e emocionais de cada pessoa.

É bom e necessário começarmos um novo ano desejando e prometendo tudo fazermos para atenuarmos, ou mesmo eliminarmos, conflitos, desavenças, divergências prejudiciais à harmonia, à paz e à felicidade de todas as pessoas, sem o que estaremos condenados a regredir humanística e civilizacionalmente.

A Saúde, o Trabalho, o Amor, a Felicidade, a Paz e Graça de Deus dependem, exclusivamente: de cada um de nós; e de todos em simultâneo; por isso, não haverá mais tempo para alimentarmos a conflitualidade, que apenas conduz à desgraça de muitos, eventualmente, em proveito de alguns poucos.

Finalmente, de forma totalmente pessoal, sincera e muito sentida, desejo a todas as pessoas que, verdadeiramente, com solidariedade, amizade, lealdade e cumplicidade me têm acompanhado, através dos meus escritos um próspero Ano Novo e que 2018 e muitas dezenas de anos que se seguem, lhes proporcionem o que de melhor possa existir, e que na minha perspetiva são: Saúde, Trabalho, Amizade/Amor, Felicidade, Justiça, Paz e a Graça Divina. A todas estas pessoas aqui fica, publicamente e sem reservas, a minha imensa GRATIDÃO. 

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Blog Pessoal: https://diamantinobartolo.blogspot.com

Facebook: https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1 

https://www.facebook.com/ermezindabartolo

Portugal: https://www.caminha2000.com (Link’s Cidadania e Tribuna)

https://www.minhodigital.com/news/escritor-portugues-caminha

Bélgica: https://www.luso.eu/equipa/470-diamantino-bartolo.html  

França: https://portugalnewspresse.wordpress.com/blog/

Brasil: https://www.webartigos.com/autores/bartoloprofunivmailpt/

https://sitedoescritor.ning.com/profiles/blog/list?user=2cglj7law6odr

 https://www.grupoliterarte.com.br/Associados.aspx?id=306

https://www.grebal.com.br/autor.php?idautor=242

https://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_escritores_d0045_dbartolo.html

https://www.facebook.com/academialavrensedeletras.com.br/?fref=ts

https://www.facebook.com/groups/1664546757100008/?fref=ts

https://laosdepoesia.blogspot.ca/search/label/Diamantino%20%20B%C3%A1rtolo