A comunidade marroquina de origem Amazigh comemorou o Ano Novo Sabado passado,  11/01/2020,  pelo ano 2970, tal festa varia de uma região do norte da Africa para outra, segundo os costumes e hábitos desta parte regional.

Esta festa se comemora e se  divulga  a nível continental, sua história e seus ritos permanecem um pouco  conhecidos pelo público em geral.

Alguns  pesquisadores universitários da história e da antropologia da Universidade Mohammed V de Rabat, bem como os membro da associação Amazigh trabalham no sentido de defender os raizes profundos reconhecidos ao longo da historia das dinastias.

A questão é porque tal celebração nos dias 12 e 13 de janeiro de cada ano?, 

Isso tem um significado muito forte, segundo os pensadores  da universidade e da Associação em relação á exata data do Ano Novo Amazigh.

Mustapha Qadiry, professor universitário anotou que essa data indecisa se deve à falta do domínio do calendário amazigh,  um calendário agrário adaptado pelas regiões do norte da África. Esclarecendo que isso se atribui normalmente ao primeiro dia do ano novo amazigh seja o dia 14 de janeiro, segundo a tradição e os costumes de alguns povos amazigh, que celebram esta festa neste  dia em especial.  

Os últimos os anos a comemoração coincideu pelo dia 13 de janeiro. Uma data relativa as noite s "Lyali" (sejam as mais noites frias frias) ", objeto do inicio do ano segundo o pesquisador universitário e antropólogo da questão amazigh.

Os amazigh do norte da África apresentam o calendário agrário que é semelhante ao calendário juliano, ligado aos tempos imemoriais, justificado pelas mudanças no tempo e nas atividades laboriosas.

A definição destas  celebrações pelo ano novo diferem de uma região para outra, o que explica as diversificações desta tradição dos nativos, alguns apresentam pratos tradicionais, feitos com os elementos produzidos  do que produz a  terra segundo o pacto existentes entre este povo com a natureza.

O Grão-de-bico, lentilhas, tâmaras "Assida", "Tarugalt" são alguns ingredientes para preparar o cuscuz, portanto, o cardápio deste povo diferencia de um lugar para outro, geralmente adapatado segundo a tradição de cada tribo e famílias, segundo o seu chefe tribal, Amgar.

Primeiro de onde vem o número 2970?

"950 anos aC, o rei Amazigh Sheshonq conseguiu conquistar o Egito antigo (constituindo a sua dinastia por quase 200 anos). Esse evento histórico foi retomado pelos amazighs para marcar seu calendário.

Assim se pode dizer que o calendário utilizado  retoma o nascimento de Jesus, diferente dos muçulmanos que inicou a partir do profeta Maomé, mas para os amazighs, eles escolheram esse fato histórico para marcar a história, considerando-o como ponto de partida para este calendário .

Finalm ente, a celebração do ano novo amazigh remonta a séculos. Comemorado por muitas famílias e tribos amazigh, que vivem nas montanhas e regiões áridas do deserto, o que torna dificil ter notícias dos acontecimentos que muitas associações representando este povo maioria nomades ou beduinos das regiões do sul do reino de Marrocos.

Lembrando que este povo apresenta caracteristicas linguísticas diferentes do árabe, muitos esforços foram engajados para desenvolver esta língua ao lado do árabe e franés, visando a reconhecer esta tradição milinar deste povo nativo do norte da Africa, um dos afluentes da identidade marroquina.

 Hoje, muitos atores políticos chamam pelo  reconhecimento desta identidade nacional,  atribuindo um dia, feriado em comemoração do amazigh a ser homologado pelo governo do Marrocos.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor univerisitário- Rabat- Marrocos