Tapetes e pets parecem, de longe, palavras que não combinam de jeito nenhum, principalmente quando o assunto é a sua casa e o seu bem estar. Mas quando tudo é feito de modo bem planejado, é possível você ter na sua casa tapetes sem que eles acabem funcionando como uma escova acumuladora de pelos dos bichinhos. 

A primeira regra importante para harmonizar as duas coisas é o fato de que animais de estimação nessa situação devem ser pets que fiquem apenas dentro de casa. Nesses casos, o animal deve seguir uma rotina de tosa e banho frequentes, o que os deixará higienizados para poderem transitar sobre os tapetes. Mesmo pessoas que não sejam alérgicas, por exemplo, aos pelos de gatos e cachorros, podem vir a sofrer com os pelos acumulados no tapete, por isso, é muito importante manter o animal limpo e, também, o tapete sempre higienizado. 

E para melhorar e estabilizar essa situação, é também importante que sua casa seja frequentemente higienizada contra o natural acúmulo de pó, já que de nada adiantará o seu pet e o tapete estarem limpos se o chão ou locais por onde ele costuma passar estiverem sujos. 

Nesse sentido, outra dica importante é criar um espaço específico para o animal dormir ou repousar. Gatos facilmente apreciam transitar pelas alturas e há no mercado várias opções de prateleiras que servem como playground e lugar de repouso para os bichanos. A instalação dos mesmos vai evitar que seu gato encontre nos tapetes um lugar confortável para dormir. No caso de cachorros, esses são muito mais territoriais com seu espaço dentro de casa e no momento em que reconhecem um lugar como sua cama irão dar preferência pelo mesmo, evitando os tapetes. Apenas evite lavar com muita frequência o estofado da caminha dos mesmos, pois eles estabelecem uma relação muito importante com seu cheiro nesses tecidos. 

Mas acima de tudo, prefira tapetes com materiais que causem o mínimo possível de eletricidade estática por atrito, como materiais sintéticos. 

Os tapetes São Carlos têm uma grande variedade de materiais naturais, como os da linha Admiral, que também contam com proteção anti-ácaros. Procure inclusive fazer uma boa compra escolhendo tapetes de cores que se assemelhem a pelagem dos seus pets para não haver um contraste grande entre o mesmo e alguns inevitáveis pelos que podem acumular sob o tapete.