Todo mundo fala de  Angelina Jolie, desde o anúncio de seu  noivado oficial, sexta-feira 13 de abril, esta famosa atriz, a melhor  e a mais paga de Hollywood, segundo a revista Forbes, é convidada a ocupar um posto excepecinal, como embaxadora da boa vontade junto á ONU.

 Seu empenho em quase 40 missões de apoio aos refugiados, junto ao Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (HCR), resutou na sua indicação á cabeça do orgão do trabalho humnitário, como  "enviado especial".

Angelina Jolie é a partir de agora considerada como  representante  do Alto Comissariado das Nações Unidas a nível diplomático, para defender os refugiados em vários lugares do mundo, Afeganistão, Síria, sara ocidental, Somália, etc.

De acordo com o porta-voz do HCR, Adrian Edwards, "ela deve
concentrar-se seus esforços em larga escala sobre as crises, o
deslocamento em massa e as ações de sinsiblização são formas que dependem do envolvimento das partes  e as decisões globais ".

Envolvida  por mais de dez anos como Embaixadora da Boa Vontade do HCR, a actriz, norte-americana, intensificou as ações  e reuniões pelo mundo, visando a proteção dos povos refugiados, descriminados e detidos injustamente sem direito a nada.

Em detrimento destes conflitos regionais, a ONU aprovou resoluções de autoderminação dos povos, sem afetar a paz e acordos internacionais. Neste âmbito o  trabalho de assistência internacional, como um desafio, é  capaz de atenuar o sofrimento e a fome no mundo. Libertando os povos detidos das consequências dos jogos políticos, dos preconceitos e da descriminação racial,  através de uma  ação política concertada  para promover a consciência coletiva e o valor  dos direitos humanos.

E excepcional colocar a fama para os serviços da humanidade e dos indefesos, sobre  uma educação dos jovens em países em guerra.

Mãe de seis filhos e futura mulher do ator Brad Pitt, Angelina Jolie
vai dividir seu tempo entre sets de filmagem, sua vida familiar e
zonas de conflito.

Lahcen EL MOUTAQI