1 INTRODUÇÃO

Indicadores são instrumentos indispensáveis para analistas técnicos, através deles é possível que o investidor identifique o momento certo para comprar ou vender ações de empresas no mercado financeiro. Por essa razão, o principal objetivo deste trabalho é demonstrar a aplicabilidade de dois desses indicadores, são eles MACD e Bandas de Bollinger.
Para tanto, será desenvolvido um Backtesting para cada indicador. Desta forma, as estratégias de investimento serão testadas através do uso de dados históricos. Por fim, os resultados dos dois indicadores serão analisados e apresentados ao final do trabalho.

2 BANCO ITAÚ (ITUB4) O Banco Itaú Unibanco (ITUB4) é a empresa selecionada para o desenvolvimento dos Backtestings. 2.1 MACD O MACD (Moving Average Convergence Divergence) é um indicador estruturado em médias móveis. Através dele tendências de baixa ou alta são sinalizadas. Dentro da lógica da análise técnica, o indicador MACD representa a diferenciação entre MMEs (Médias Móveis Exponenciais) lenta, ou seja, de curto prazo, e rápida, de longo prazo, em relação a preços. Com isso, o MACD faz com que essas médias indicadoras de tendências se tornem osciladores: do número da mais longa, subtrai-se o número da mais curta (REIS, 2019).

Gráfico no anexo PDF.

Na prática seu entendimento é bem simples. No gráfico 1, pode-se observar o momento em que o MACD indica ser favorável para entrada no mercado (apontado pelas setas), isto é, para comprar as ações ITUB4. Esse indicativo pode ser visualizado quando a linha azul cruza a linha laranja e fica acima dela, nesse ponto as barrinhas do gráfico entre as linhas fica na cor verde.

Já no gráfico 2, é possível analisar o momento em que o MACD indica ser propício para vender as ações ITUB4 (apontado pelas setas). Nesses pontos, a linha azul cruza a linha laranja e fica abaixo dela, e as barrinhas do gráfico entre as linhas fica na cor vermelha. 2.2 Bandas de Bollinger Bandas de Bollinger é um indicador de volatilidade formado por duas médias móveis. Desta forma, o indicador é utilizado para antecipar níveis de preço, topos e fundos. Por conseguinte, as Bandas de Bollinger permitem que o analista técnico acompanhe quando uma ativo se valoriza ou desvaloriza demasiadamente (LANA, 2016). [...]