ANÁLISE NO PROCESSO LOGISTICO DA EMPRESA ZAGONEL MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE ARENÁPOLIS - MT

Rodrigues, Meire Moura Soave

RESUMO

O trabalho que ora apresentamos com o título de Estratégia na logística: Análise no processo de entrega da empresa Zagonel Materiais para Construção no município de Arenápolis –MT tem como uns dos objetivo identificar quais sãos os gargalos enfrentados pela empresa em realizar a entrega dos itens o mais rápido possível, agregando outros benefícios, tais como a redução no tempo de entrega, uma melhor organização no setor responsável pela entrega, redução de custos. Procuramos aplicar uma pesquisa de cunho pesquisa de campo para conseguirmos responder com mais respaldo cientifico sobre se é possível melhorar o processo logístico da empresa Zagonell quais são os principais problemas logísticos apresentados; trazemos assuntos na pesquisa tais como as definições de logística, clientes, satisfação ao cliente, para a realização da pesquisa fez-se necessário a pesquisa bibliográfico de autores como; Oliveira 2005, Hart 1994, Christoper 1997, Kotler 1998, Gil em 2005 e Cervo e Bervian em 1999. Foi utilizado uma pesquisa de campo com perguntas abertas e fechadas aos clientes da empresa no período de 15 dias. Nosso foco principal foi analisar a logística da empresa, desde do planejamento, executar e controlar de forma eficiente o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias dentro e fora da empresa.  Posto dessa forma justificamos a relevância dessa pesquisa, a qual apresentamos como objetivo a analisar e acompanhar todo o processo de entrega das mercadorias.

PALAVRAS-CHAVES: Estratégia – Logística – processo de entrega

1. INTRODUÇÃO 

A escolha do assunto a ser investigado deu-se primeiramente por ser um assunto de muita relevância aos dias atuais. Outro motivo que vale ser ressaltado é ser colaborador da empresa e tenho com objetivo pessoal contribuir com e para a empresa e ter a  oportunidade de auxiliar a empresa em organizar os métodos e procedimentos para se definir e colocar em pratica a política de logística de entrega dos produtos adquiridos pelos clientes, visando assim uma maior satisfação por meio da agilidade na compra e na entrega dos itens, assegurando assim destaque em atender bem o cliente, o qual é o principal objetivo da empresa existir.

O trabalho que ora apresentamos com o título de Eficiência na logística:

Análise no processo de entrega da empresa Zagonel Materiais para Construção no município de Arenápolis –MT tem como uns dos objetivo identificar quais sãos os gargalos enfrentados pela empresa em realizar a entrega dos itens o mais rápido possível, agregando outros benefícios, tais como a redução no tempo de entrega, uma melhor organização no setor responsável pela entrega, redução de custos. Procuramos aplicar uma pesquisa de cunho pesquisa de campo para conseguirmos responder com mais respaldo cientifico sobre se é possível melhorar o processo logístico da empresa Zagonel quais são os principais problemas logísticos apresentados; trazemos assuntos na pesquisa tais como as definições de logística, clientes, satisfação ao cliente, para a realização da pesquisa fez-se necessário a pesquisa bibliográfico de autores como; Oliveira 2005, Hart 1994, Christoper 1997, Kotler 1998, Gil em 2005 e Cervo e Bervian em 1999. Foi utilizado uma pesquisa de campo com perguntas abertas e fechadas aos clientes da empresa no período de 15 dias.    

O foco principal da pesquisa foi analisar a logística da empresa, desde do planejamento, executar e controlar de forma eficiente o transporte, a movimentação e o armazenamento de mercadorias dentro e fora da empresa.

O mercado atual exige das empresas uma melhor desenvoltura das mesmas perante os clientes, o mercado a cada dia se torna muito mais exigente, a concorrência e grande, por isso se torna necessário a atualização e capacitação de todos os setores envolvidos no processo, uma vez que a economia tanto local com a nível de Brasil vem tento uma melhora e com expectativas animadoras para que melhores ainda mais. A empresa tem ciência disso e busca sempre estar melhorando e se adaptando as demandas do mercado.

   Posto dessa forma justificamos a relevância dessa pesquisa, a qual apresentamos como objetivo a analisar e acompanhar todo o processo de entrega das mercadorias.

2.CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 

 A empresa Zagonel Matérias para Construção, está localizada na Praça da Independência nº 947 em Arenápolis Mato Grosso. A primeira loja nasceu em 01 de abril de 1983, inaugurado pelo senhor Adio Menendes que sonhou em transformar sua pequena loja em uma grande empresa no ramo de materiais para construção. Dona Helena sua esposa abandonou a carreira como enfermeira formada e concursada para apoiar as ideias do marido. As primeiras entregas eram realizadas por eles mesmos em um carrinho de mão, o início foi difícil passaram por muitas dificuldades e venceram, alcançaram um patamar de referência no mercado de matérias para construção.

Hoje a empresa conta com 2 filiais em cidades vizinhas, uma na cidade de Diamantino e no Novo Diamantino. A matriz fica em Arenápolis, onde atende todas as cidades vizinhas, como Nortelândia, Santo Afonso, Denise, Arenápolis e Diamantino e Ato Paraguai.

Possui mais de 50 colaboradores, só na matriz em Arenápolis conta com 17 funcionários. Onde foi foco dessa pesquisa.

Ao iniciar essa pesquisa observamos que a empresa não possuía registro de visão nem valores, onde conversamos diretamente com a presidente proprietária da empresa onde a mesma nos autorizou juntamente com ela a escola.

Segundo Oliveira (2005), a visão representa um cenário ou horizonte desejado pela empresa para atuação. Já para Hart (1994) ela é a compilação de desejos de uma empresa a respeito do seu futuro, enquanto para Dona Helena em 2019 ser empresa referência no ramo da construção civil, reconhecida pelo cliente, comunidade, colaboradores e fornecedores com a melhor opção para construir seu negócio. Consolidar-se como uma organização excelente para se trabalhar.” Helena (2019).

Quanto aos seus valores, Rodrigues et al (2009) também acreditam que os valores podem e devem ser entendidos como ideias a serem seguidas, sendo os lideres os principais agentes da pratica dos valores uma vez que esses princípio deverá ser transformados em atitudes. [...]