ANÁLISE E PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA CONSIDERANDO AS QUATRO  DIMENSÕES HUMANAS 

PROBLEMA ESCOLHIDO (1):                                        

O filho de Carmem não a obedece e vive se envolvendo em situações constrangedoras tais como falta de educação com os mais velhos na própria rua e com os professores na escola.

DIMENSÃO HUMANA DIRETAMENTE LIGADA AO PROBLEMA:

Psicológica, porque o filho de Carmem, não tem nenhum problema físico que o impeça de aprender e de praticar os bons modos, a educação e o respeito ao próximo. 

SOLUÇÃO DO PROBLEMA:

É necessário encontrar meios de organização do processo de aprendizado dos bons modos, da educação e do respeito ao próximo. A mãe deve aprender a ensinar e a passar ao filho valores morais de tal forma que o filho venha a valorizar o ser humano em si. O fato desta mãe sozinha estar criando o filho talvez dificulte conversas boas, sinceras e necessárias entre mãe e filho. Pois a dedicação para se ganhar o pão diário faz-se necessária devido à ausência de um marido. Devido a isso, o filho esteja se sentindo como um segundo plano na vida de sua mãe logo tem estas atitudes rebeldes com o exclusivo objetivo de chamar a atenção de sua genitora. Tratando-se aqui da dimensão biológica, uma vez que precisa-se de arranjos físicos necessários para que haja tempo de qualidade entre estes dois personagens, almejando boas conversas com a finalidade de suprir a necessidade de atenção desta criança, aumentar o afeto e o valor dele como humano. Menos televisão, menos internet, menos babá, menos alienações infantis e mais caminhadas a dois na pracinha do bairro, mais limpeza da casa juntos (mãe e filho). Ouvir com muita atenção a criança a ajudará a aprender e ser um ouvinte praticante. Uma disciplina maior e melhor com horários de levar e buscar a criança na escola, horários de refeição regrados gerarão neste pequeno individuo a sensação tão almejada de segurança. Neste ponto na dimensão social a tendência será de compartilhamento da sensação de segurança pois ele conseguirá perceber que além de ser um indivíduo ele participa de um todo e ele pode colaborar para que a segurança que ele sente como individuo no seio de sua família, seja alcançada no convívio social escolar. O esforço pessoal que esta criança aplicará para mudar a sua realidade na escola, será a externação da mudança mais importante trata-se da dimensão espiritual, pois é preciso e necessário um voto de confiança no ser humano enquanto agente dissipador de amor, logo entende-se que este quando recebe amor, segurança e esperança quererá compartilhá-los pois entenderá que quanto mais der mais receberá.

PROBLEMA ESCOLHIDO (2):                                        

Falta de professores na região periférica sudeste de Campinas na rede estadual de ensino médio.

DIMENSÃO HUMANA DIRETAMENTE LIGADA AO PROBLEMA:

Social, porque é preciso ter mais professores competentes trabalhando nas escolas estaduais da periferia e isto está diretamente ligado à política pública de contratação destes profissionais.

SOLUÇÃO DO PROBLEMA:

A necessidade de se ter professores nas escolas de periferia da região sudeste de Campinas pode começar a ser tratada no quesito segurança pois muitos profissionais do ensino se queixam da violência a qual eles são expostos, neste caso estamos tratando da dimensão biológica, porque diz respeito a segurança física que se fazem necessárias para a presença destes profissionais na região mencionada. Também é preciso que os educadores sejam mais sensíveis à necessidade dos alunos da periferia desta região com a taxa alta de periculosidade, tomando-os como seres humanos e tendo em vista não só os aspectos físicos, mas também a individualidade de cada um e sua necessidade de ser transformado e evoluir enquanto ser humano, aqui estamos cuidando da dimensão espiritual. Outro ponto não menos importante, se refere a dimensão psicológica, como seria interessante um apoio emocional aos estudantes que além de sofrerem a dureza da realidade pela privação, de estarem expostos à violência de sua região, e muitas vezes sem uma base familiar sólida de de apoio e motivação para o desenvolvimento de suas potencialidades, enfim, além disso tudo, eles precisam lidar com o que poderia ser classificado como abandono por parte do Estado no investimento em sua educação. Logo a presença de psicológos e assistentes sociais poderiam amenizar a situação a médio prazo transformando a realidade mental destes jovens.   

Referência bibliográfica

DANIEL, Prof. Ms. Eugenio; SCOPINHO, Prof. Dr. Sávio Carlos Desan; Antropologia, Ética e Cultura, Batatais/ SP, 2013.