RESUMO

A análise do fluxo de caixa é uma ferramenta que todas as empresas utilizam, para obter uma análise de cada detalhe importante que há nas empresas e são repassadas através de tabelas, que essas informações são repassadas através das análises de entradas, saídas, estoque, mercadorias, etc. Sendo que essa ferramenta é muito importante para os gestores, pois, os mesmos tem o controle financeiro através dessa análise pode-se observar se a empresa está gerando lucros ou prejuízos. O presente estudo teve como objetivo verificar e acompanhar as movimentações financeiras da empresa e fornecer informações específicas para a avaliação do fluxo de caixa em empresas de médio porte. Sendo que essa ferramenta é deve ser utilizados por todo tipo de organização, para obter um controle eficaz sobre as informações necessárias para a tomada de decisões. Portanto, a metodologia tratou-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa, assim o universo envolveu três pesquisas e para a amostra 3 respondentes, após essa entrevista foi absorvido várias informações e constatou-se que todos os respondentes utilizam essa ferramenta e conhecem realmente como ela funcionam e quais as informações que ela repassa aos gestores. Assim o objeto de estudo foi três comércio varejista do ramo logístico.  Sendo, que as informações dos respondentes repassaram as informações que para saber realmente se a empresa está gerando lucros ou prejuízos é através de uma análise bem detalhada do fluxo de caixa, das empresas do ramo de logística.

Palavras chaves: Empresas. Ferramentas. Fluxo de Caixa.

1 INTRODUÇÃO

A monografia tem como tema Análise do Fluxo de Caixa, com a finalidade de avaliar os dados financeiros dentro de uma empresa, podendo está avaliando as entradas e saídas de recursos, pois o fluxo de caixa é considerado um instrumento financeiro principal que a gestão utiliza, sendo que é através dessa ferramenta que a empresa pode analisar a administração financeira, assim um bom planejamento nos setores pode haver informações concretas, e considerando a importância da análise podemos obter que é essencial essa ferramenta na empresa pois a mesma utiliza o planejamento, organização e controle para obter resultados excelentes na empresa elevando um nível de compromisso e fidelidade da empresa com seus clientes.

De acordo com (ZDANOWICZ, 2001) O fluxo de caixa é um instrumento da gestão financeira que auxilia no controle das movimentações financeiras (entradas e saídas de recursos financeiros) de uma empresa, em um determinado período de tempo. Com isso, têm-se uma estimativa de como deverá ser seu saldo de caixa projetado para determinado período.

O objetivo da análise do fluxo de caixa é avaliar a movimentação financeira da empresa, analisando as entradas e saídas de recursos. Essa análise pode ocorrer mensalmente, mas é essencial que faça anualmente também, para observar se a empresa está gerando lucros ou prejuízos. O objetivo principal de uma empresa é gerar lucros, pois sempre é melhor o capital de giro dentro de uma empresa, para que haja investimentos. Portanto, em uma pesquisa de campo será observado como é utilizado a análise de fluxo de caixa como ferramenta principal da empresa, sendo possível identificar a importância dessa ferramenta para o crescimento da empresa.

Portanto, a peça principal para uma boa gestão empresarial é a análise do fluxo de caixa, pois o fluxo avalia e controla as falhas, observando as entradas e saídas do caixa, sendo que deve ser projetado para avaliar em determinado período e serve também como um apoio para os empreendedores e serve para ajudar na tomada das decisões para que seja adequada e eficiente para as empresas. Com base nesse assunto surgiu o tema: Diante das informações oferecidas pela demonstrações financeiras, como pode identificar se a empresa está gerando lucros ou prejuízos? Dessa forma identificamos através de uma análise especifica do fluxo de caixa da empresa, avaliando as entradas e saídas tanto de mercadorias ou recursos financeiros.

O principal objetivo do fluxo de caixa é possuir uma visão geral das entradas e saí das diárias e recursos financeiros. No entanto, pode-se observar com isso as empresas poderá planejar as necessidades de captação e verificar as melhores fontes de crédito para não incorrer em problemas de liquidez por pagar juros altos, e quitar as obrigações dentro do prazo de vencimento, como também aplicar de forma rentável as sobras de caixa.

Através de uma pesquisa bibliográfica foi possível avaliar que a Análise do Fluxo de Caixa é muito importante dentro de uma empresa, pois é através da mesma que pode-se avaliar toda a movimentação de recursos financeiros existentes, desde as entradas, as saídas de mercadorias ou de recursos financeiros, como os fatos e valores que provocam alterações nos relatórios contábeis. A relevância do estudo consiste em avaliar as ferramentas utilizadas na movimentações da Análise do fluxo de caixa e como podemos colocar em prática nas empresas.

A estrutura do trabalho foi definida em seis capítulos, com o objetivo de compreender o assunto que foi abordado. Sendo, que o primeiro capítulo apresenta a introdução, situação problema, objetivo geral e específicos e a metodologia, para a elaboração da monografia. Dando continuidade no capitulo dois onde trata sobre a origem da contabilidade e a contabilidade financeira, mostrando os seus objetivos e as funções, além de mostrar a forma que os gestores lidam com os contabilistas.

No capitulo três é analisado a administração financeira, administração financeira  

de empresas de grande porte e o fluxo de caixa como ferramenta essencial para a tomada de decisão. O capitulo quatro apresenta o planejamento e o planejamento financeiro, que serve para auxiliar a gestão e manter um bom empreendimento e é necessário um planejamento adequado para cada setor da empresa. No capitulo cinco está a caracterização do município e a caracterização do ambiente de estudo. O capitulo seis apresenta as análises obtida da pesquisa elaboradas através de um questionário aplicado em uma empresa especifica, para recolher informações concretas.