FACULDADE DE TECNOLOGIA DE VALENÇA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 
Jorleide De Souza Pinheiro 

ANÁLISE DO FILME ''A ONDA'': Perspectiva autocrática, autoritária, totalitária, fascista e ditaduras  

 

Atividade solicitada pelo professor Ulysses Resende da disciplina de Antropologia da Faculdade de Tecnologia de Valença para obtenção de notas relativa à 1ª unidade.

Valença

2015

Autocracia: O líder autocrático determina diretrizes sem a participação do grupo, além de determinar as técnicas para a execução das tarefas. É ele também que indica qual a tarefa de cada um dos colaboradores e quem será o companheiro de trabalho de cada um. É inflexível e dominador, causando mal estar organizacional. Tem postura essencialmente diretiva, dando instruções sólidas, e não deixa espaço para criatividade dos liderados. Este líder, nos elogios ou nas críticas que faz, dirige-se diretamente aos colaboradores, nominando publicamente os eventuais autores de faltas cometidas e/ou de atos dignos de elogios. As consequências desta liderança estão relacionadas com a ausência de espontaneidade e de iniciativa, e pela inexistência de qualquer amizade no grupo. O trabalho só se desenvolve na presença do líder, visto que, quando este se ausenta, o grupo produz pouco e tende a indisciplinar-se. É o estilo que produz maior quantidade de trabalho (FACHADA[1], 2003 apud FELIX, 2010).

No início do filme do filme exibe como foco o personagem principal da história Rainer Wenger,ele é avisado pela coordenadora da escola que será o responsável por ministrarum curso sobre autocracia em um projeto com duração de uma semana, ao que ele tem uma reação contrária, pois sua vontade era ensinar sobre anarquia – tema pelo qual tem um interesse particular.

Durante o filme pode-se perceber diversas formas de governos como a autocracia, o fascismo, o totalitarismo, o autoritarismo e ditaduras. A partir daí, será analisado comoessas formas de governo influenciaram os jovens ao longo do filme e suas consequências.

O filme apresenta o regime totalitário quando o professor detém o total controle sobre os alunos tendo em vista o benefício público, usando torturas psicológicas e físicas contra os indivíduos que não obedecem a sua lei posta na sala de aula.Exemplos:

-Osalunos deveriam chamá-lo de “SrWegner” e precisariam pedirpermissão para falar ou se levantar;

- Todos deveriam marchar na sala para demonstrar a união e a força de um grupo;

- Todos deveriam usar camisa branca e quem não acatasse essa regra era excluído do grupo;

- Ao chegar na sala tinham que saudar fazendo um movimento com as mãos que remete ao movimento de uma onda.

A ditadura aparece no filme quando todos os poderes estavam concentrados apenas no professor e os membros do grupo se achavam melhores que os outros excluindo quem não concordasse com eles. Ou seja, o professor agia como ditador, e os alunos representava a população governada por ele.

Já o autoritarismo acontece quando o professor abusa do poder para controlar o máximo os alunos e os manipula para mostrar que estão sendo valorizados por ele. No entanto, ele é seguido pelos alunos da própria sala e das outras inclusive da sala de anarquia, porque a manipulação gera bem estar nas pessoas que o rodeiam quando há uma demanda para isso.

No filme percebe-se a presença do fascismo na utilização da censura fazendo a exaltação do líder através de propagandas.

O filme apresenta a presença autocrática em todos os momentos, principalmente no momento em que para se sentirem pertencentes a um grupo são facilmente influenciadas, chegando a ficar alienados.

Por outro lado o filme expõe razões que podem levar à loucura política, como a falta de identidade que a juventude sofre, o consumismo indisciplinado, a carência de projetos coletivos e a renúncia das pessoas pela área política.

[1] FACHADA, Maria Odete. Psicologia das relações Interpessoais. 6. Ed. Lisboa: Rumo, 2003.