ANALISE, DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS DO PROJETO EMPREENDER COM OS ALUNOS E PROFESSORES FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VILA VELHA - FESVV

Aline Pinheiros Matos1

Andrey Viana Batista1

Caíque Gonçalves1

 Eliane Cardoso Passos1

Elias Braga Santos1

Elisangela de Souza Reis1

Hercules Silveira Correa1

Raiane Franco Almeida1

Thiago Malta Nascimento Leite2

Leopoldino Vieira Neto3

RESUMO

Desenvolvido durante a Pandemia do COVID19 o PROJETO EMPREENDER envolveu empresas do Município de Vila Velha – ES. Com consultorias empresariais por parte de alunos e Professores do Curso de Administração de Empresas da FESVV-ES. Implementadas nas diversas empresas do Comércio e Serviço, com os conteúdos de Marketing, Gestão, Finanças e Planejamento. Os Alunos Consultores realizaram contatos com os empreendedores supervisionando e capacitando junto aos seus negócios via mídias sociais, vídeos, telefone e presencialmente. Como resultados obtivemos empresas solidas e saneadas durante este período de restrições e um público empreendedor satisfeitos com a realização do Projeto.


Palavras Chaves: Projeto Empreender; Consultoria; Empresas; Administração



ABSTRACT

Developed during the COVID19 Pandemic, PROJECT EMPREENDER involved companies in the Municipality of Vila Velha - ES. With business consultancy by students and professors of the Business Administration Course at FESVV-ES. Implemented in the various companies of Commerce and Service, with the contents of Marketing, Management, Finance and Planning. The Consulting Students made contact with the entrepreneurs, supervising and training their businesses via social media, videos, telephone and in person. As a result, we obtained solid and healthy companies during this period of restrictions and an enterprising public satisfied with the realization of the Project.


KEYWORDS: PROJECT EMPREENDER, CONSULTANCY, COMPANIES, ADMINISTRATION



1. INTRODUÇÃO


O estudos e pesquisas realizadas por alunos e Professores da FESVV –ES Faculdade Estácio de Sá Vila Velha - ES, no projeto EMPREENDER4 possibilitaram uma leitura crítica e uma reflexão sobre a região em suas mudanças histórico-sócio-econômicas. A análise das mudanças ocorridas na organização do espaço urbano da região permite, ainda, que sejam realizadas algumas previsões possíveis para a sua configuração futura no Município. O estudo considera quatro dimensões para o desenvolvimento: 

  •     
  •    Crescimento    econômico;

        
  •    A    equidade social no mercado de trabalho;

        
  •    A    preservação e melhoria da qualidade de vida;

        
  •    Preservação    das empresas durante a Pandemia COVID19;

Constatamos que o desenvolvimento deve ser buscado a partir dos níveis citados: crescimento econômico por meio da preservação dos empregos, conservação e recuperação das empresas por meio de ações educativas aos empreendedores, a fim de garantir a capacitação físico-mental e a habilitação das pessoas, para que desfrutem novas oportunidades, onde quer que estejam.

Sob outro ângulo, os avanços tecnológicos, particularmente na área da tecnologia da comunicação, alteraram, rapidamente, as relações de trabalho e os perfis de competência profissional durante o período pandêmico.

O projeto EMPREENDER ao nosso modo imprimiu transformações significativas nas pessoas que foram impactados em uma constante avaliação sobre suas funções nas instituições pesquisadas particularmente aquelas não tiveram oportunidades de ir a faculdades ou universidades, espaços privilegiados da formação do cidadão contemporâneo empreendedor.

O presente projeto também antes apresentado, leva em consideração os desafios da educação empreendedora diante das intensas transformações da sociedade contemporânea – quer no mercado de trabalho quer nas condições de exercício profissional – e tem por princípio a convicção de que as instituições de ensino superior precisam constituir-se como um espaço de cultura e de formação de habilidades e competências com a finalidade de preparar o estudante para o mundo do trabalho e de intervir na sociedade destacando a relação dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna, o cultivo dos valores humanistas, resgatando-os, além da excelência da atuação profissional no dia a dia.


A instituição organizadora do projeto EMPREENDER, procurou contribuir continuamente para o estudo com pesquisa nas áreas de empreendedorismo, a FESVV-ES enquanto instituição acadêmicos, transmitir saberes às novas gerações, bem como as gerações que não foram oportunizadas com estudos superiores, repartir os resultados do trabalho com a comunidade e criar, acima de tudo, uma ação social, transformadora da realidade, quer local quer do país.  

A forma mais imediata de atender à parte desse compromisso é foi promover serviços e atividades de extensão com a participação da população, visando à difusão das conquistas e proporcionando benefícios resultantes da criação empreendedora, da pesquisa científica e tecnológica gerada ou assimilada pela Instituição. Dentro disso e por vocação educacional,  fomentar a responsabilidade sócio-empreendedora, também, por meio de práticas extensionistas. Dentro de seu escopo de ensino, a instituição se propõe a atender as demandas locais, bem como as que possa atingir através da modalidade Consultoria, qualificando seus estudantes para que atuem com segurança em sua área de conhecimento e dele progridam no processo educacional tão importante para as reflexões de vida de cada um.

Como parte integrante da cadeia de formação e construção do processo educacional proposto, tanto da região de Vila Velha-ES5, como nos espaços longínquos o FESVV se propõe analisar os impactos econômicos e sociais, do programa e projetos científicos e tecnológicos que venham a serem propostas através de avaliações sobre a viabilidade e qualidade destes projetos.

O projeto EMPREENDER teve como um de seus essenciais objetivos, preparar profissionais competentes e éticos, que sejam capazes, através da consultoria in loco promover aquisição de novos conhecimentos, contribuir para o desenvolvimento da região e melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Ciente de sua responsabilidade social, a instituição está atenta a compreensão das reais necessidades e caminhos para que esse processo ocorra, garantindo a inclusão social de seus estudantes e, desenvolvendo atividades condizentes com a construção de sólidos conhecimentos, que permitam ao egresso enfrentar os desafios sociais com conhecimento, criatividade e eficácia.




2. O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DURANTE A PANDEMIA



Os avanços tecnológicos, particularmente na área da informatização e da comunicação, durante a Pandemia do COVID19 alteraram, rapidamente, as relações de trabalho e os perfis de competência profissional. O modo de ser e de estar no mundo sofre transformações significativas que requerem uma constante observação sobre as mudanças de paradigmas, principalmente nas instituições de ensino sejam estes particulares ou universidades públicas, pois desses espaços dependem a boa qualidade na formação no profissional e de sua visão de cidadania.

O presente projeto leva em consideração os desafios da educação superior diante das intensas transformações da sociedade contemporânea -— quer no mercado de trabalho quer nas condições de exercício profissional - e tem por princípio a convicção de que as instituições de ensino superior precisam constituir-se como um espaço de cultura e de imaginação criativa, ética e de construção de valores humanos, a fim de intervir na sociedade para colocar em relevo a relação dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna e a excelência da atuação profissional.  

Considera-se, também, a sociedade brasileira estruturalmente organizada sob o modo de produção capitalista, marcada pelo conflito capital x trabalho6. Em função desse modo de organização da economia, amplia-se o hiato entre as diversas classes sociais, desestabiliza-se o acesso à escola e, por consequência, ocorre exclusão em diversos níveis. Essa conjuntura requer um projeto educacional que viabilize a socialização dos saberes e a inclusão social, elementos importantes na construção da cidadania. 

[...]