Resumo

"Misterio do Mundo" e um quadro pictorico bastante educativo e que nos remete a uma analise religiosa e cultural do mesmo. Pintado pelo famoso pintor da cidade de Quelimane: Alberto Falso, mais conhecido por BINDA. Ai se ve o papel da arte sobretudo a pintura na transmissao dos valores socio culturais de Quelimane, a pintura tem forca e actual de forma visivel para a mudanca de atitude dos seus observadores.Embora o estudo semiotico nao seja ainda muito divulgado entre os municipes desta urbe, a provincia possui muitos marcos artisticos que os pesquisadores deviam aproveitar esse potencial para o analizarem, nao so obras pictoricas, mas tambem escultoricas e arquitectonicas.

Palavras chave: Semiotica, pictoricas, potencial, urbe.

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo faz uma análise semiótica de um dos quadros do pintor da cidade de Quelimane de nome artístico “Binda”. O quadro intitula-se “Mistério do Mundo”, técnica usado óleo sobre tela, esta obra pictórica contextualiza-se na arte moçambicana, sobre tudo na categoria de pintura moçambicana contemporânea.

Sendo a semiótica uma disciplina ou ciência que estuda todas as linguagens possíveis, achou-se necessário estudar também a linguagem artística que esta obra carrega. Espera-se que este artigo venha trazer alguma contribuição válida no campo das artes e ciências dentro da sociedade em geral e académica em particular, e também promover a imagem do nosso artista.

2. JUSTIFICATIVA

Vivemos em Moçambique há décadas, se não séculos e pouco ou quase nada conhecemos a nossa verdadeira cultura e muito menos os nossos artistas plásticos. A atual tendência da globalização tem-nos levado a caminhos incertos que já não sabemos o que é nosso e o que não é. Dai a escolha do tema e o objecto em análise, merecerem destaque de estudo pois assim estará a se valorizar o artista e o produto local. A importância de se estudar este tema é puramente de promover a imagem e o talento criativo de nossos artistas locais e dá-lo a conhecer ao mundo que Moçambique em geral e Quelimane em particular também produzem arte, que podem ser interpretadas sob uma perspectiva semiótica.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Enfim, embora não se possa negar que a arte é uma esfera de produção construtiva da condição humana, mesmo quando sua finalidade não é estritamente estética, mas religiosa, como objecto de culto, por exemplo, não é possível encontrar uma definição capaz de abraçar toda a riqueza de suas manifestações. (SANTAELLA, 2012, p. 26)

4. APRESENTAÇÃO DE “BINDA” E O OBJECTO EM ANÁLISE                                            

Seu verdadeiro nome é Hamurabi Alberto Falso, nasceu em Maio de 1975, em Quelimane, Desde cedo adivinhou-se nele o génio da pintura. Os pais, de uma família de desenhadores, ao observarem a sua tendência para a pintura impediram-no porque queriam um outro futuro para o filho, tendo fracassada a pretensão. Actualmente, nas artes plásticas, é uma espécie de cartão-de-visita na província. Na esfera artística é conhecido como “Binda”. Abaixo se apresenta o objecto em análise nesse artigo...