Introdução

Diversos fóruns internacionais de cunho social das últimas décadas têm enfatizado a necessidade de estabelecer compromissos com a qualidade de vida das populações. Mais do que preocupações com a integração da economia no mundo global, destacam a importância de verificar em que condições esse desenvolvimento se dá, e, principalmente, quais os impactos para a sociedade e para o meio ambiente.

Um dos elementos fundamentais na construção de uma sociedade sã, portanto, é o modo de encararem seus principais problemas de saúde, por meio da compreensão e intervenção na esfera de seus determinantes e condicionantes.

O bairro Albano Machado pertence à Administração de Bairros Comandante Joaquim Kapango, situado à Sul da cidade do Huambo, com uma extensão territorial de ___________km2, sua densidade populacional é estimada em 17 990 habitantes maioritariamente juvenil com idades compreendidas entre 18 a 45 anos, desenvolvem actividades diversificadas, tais como: Pequeno comércio, trabalho de campo e uma parte da população dedica suas actividades em Empresas Públicas.

Objectivos

  • Geral:
  • Analisar a situação de saúde na comunidade de Joaquim Kapango, concretamente no bairro Albano Machado.
  • Específicos:
  • Identificar os factores de riscos nesta comunidade;
  • Explicar as medidas de prevenção atendendo os riscos identificados;
  • Contribuir na diminuição de certas enfermidades predominantes na comunidade.

CONCEITO

Análise da situação de saúde é um método que se emprega para identificar e priorizar os problemas de saúde de uma determinada comunidade. É um processo contínuo, dinâmico e que constitui uma investigação.

Para a colheita dos dados foi necessário à interpretação dos estudantes de Licenciatura em Enfermagem com as famílias em seus domicílios.

Quanto aos dados a compilar, estes incluem dados de entorno familiar, a saúde de cada integrante, bem como a interacção entre eles.

MÉTODOS UTILIZADOS PARA RECOMPILAÇÃO DE DADOS

Para o referido estudo, foram utilizados os métodos de observação, comunicação e qualificação.

FONTE DE OBTENÇÃO DE DADOS

Os dados foram obtidos a partir de visitas efectuadas aos domicílios das famílias seleccionadas de forma aleatória para o estudo na comunidade em referência (Comunidade Joaquim Kapango, Bairro Albano Machado).

PERÍODO QUE SE ANALISA

De 10/09 à 08/10/2013

I - HISTÓRIA DA COMUNIDADE

 -Centro Materno Infantil da Mineira

 Fica situado na Cidade Baixa na comunidade Joaquim Kapango, Município Sede do Huambo, Província do Huambo, próximo ao mercado municipal e a Estufa fria, entre as ruas Vicente Ferreira de fronte e Eva Rodoviária por detrás, respectivamente.

O referido Centro de Saúde, presta serviços de atenção primária, concretamente:

- Atenção Pré-natal;

- Ginecologia;

- Puericultura;

- Vacinação;

- Serviços de Pediatria;

- Bancos de Urgências;

- Medicinas;

- Pequena Cirurgia;

- Planeamento Familiar;

- Assistência ao Parto;

- Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV);

- Prevenção de Transmissão Vertical (PTV);

Conta com um efectivo de 78 trabalhadores de diversas nacionalidades repartidos desde Médicos até ao pessoal de apoio hospitalar.

- Bairro Albano Machado

O nome Albano Machado foi atribuído em prol da Primeira Escola do Partido dos Oficiais erguidas pelos Portugueses em que na altura eram apenas 3 (três) edifícios de construção definitiva, isto na década de 1970. Com a retirada do Estado Português no nosso país, o bairro passou a ser habitado e governado pelos Angolanos.

Com término da guerra e surgimento da paz em Angola, isto é, em 2002, o bairro começou a se estender passando de construção rudimentar para construção definitiva tornando-se assim em um bairro de carácter suburbano.

Por Conveniência do Governo do Huambo, achou-se pertinente construir ao redor do bairro a Unidade da Polícia de Intervenção Rápida que para além de prestar serviços a nação, a Província do Huambo em geral, garante também a protecção do referido bairro fazendo com que o índice de criminalidade baixa-se consideravelmente na referida comunidade.

Em termos de infra-estruturas públicas, segundo o Soba, o bairro possui apenas uma Escola do I Ciclo com apenas 2 (duas) salas de aulas cedida pela Igreja Católica, o faz com que a população recorra aos bairros vizinhos à procura de outros serviços, em especial Educação e Saúde; o sector privado faz-se sentir com a implantação de Lojas comerciais, Cantinas, dentre outros.

Quanto aos centros de recreação, o referido bairro não possui nenhum. A religião predominante no bairro é Católica.

A população do bairro Albano Machado, dedica-se em diversas actividades no seu dia-a-dia, tais como: Pequeno comércio, trabalho de campo e em Empresas Públicas fora da sua comunidade.

  1. GEOGRAFIA
  • Situação geográfica:

O bairro Albano Machado, pertence à Administração de Bairros Comandante Joaquim Kapango, situado à Sul da Cidade do Huambo, concretamente por detrás do Bairro dos Ministros, com uma extensão territorial de ___________km2 está constituído por duas zonas, nomeadamente: Zonas A e B.

- Limites:

              Á Norte pelo Bairro dos Ministros, Casa dos Rapazes e o Hospital Militar;

              Á Sul pelo Riacho _________________________;

              Á Este pelo Bairro Kapango Suburbano;

               Á Oeste pela Unidade da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) e pelo bairro Santo António.

  1. Dados demográficos:

Estrutura populacional

De acordo os dados obtidos através da Secretaria da Administração de Bairros Joaquim Kapango, Possui uma densidade populacional estimada em 17 990 (dezassete mil novecentos e noventa) habitantes. 

Grupos de idades

Da pesquisa feita, não foi possível a obtenção de dados sobre a distribuição da população por grupos etários, mas que os inquéritos feitos em domicílios escolhidos para o estudo mostraram que o bairro está constituído por indivíduos de todas as faixas etárias (dentre crianças até idosos).

Escolaridade

Quanto a estes dados, não tivemos informações a partir da Administração de Bairros, nem da autoridade máxima (soba) do bairro, mas foi notório o atraso e mesmo abando de algumas crianças da escola. De salientar que, segundo fontes deveu-se por falta de instituições de ensino no bairro.

Ocupação

De acordo ao estudo feito, a população dedica-se em diversas actividades, tais como: Pequeno comércio, trabalhos de campo e funcionários públicos. De salientar também que algumas mulheres entrevistadas, dedica-se em trabalhos domésticos.

Estrutura familiar

Constatou-se que na sua maioria, as famílias estão constituídas da seguinte forma:

  1. Quanto ao Tamanho são Medianas e Grandes;
  2. Quanto ao Número de gerações são Bigeracionais;
  3. Quanto a Ontogéneses são Extensas e Ampliadas.

Situação socioeconómica

Durante a nossa pesquisa, notou-se que a situação socioeconómica da população é precária visto que o bairro possui apenas poucos estabelecimentos de trabalho ligados ao sector privado e que atendendo o número de habitantes estes não satisfazem a população.

De salientar que o referido bairro conta com os seguintes estabelecimentos:

Uma Escola do I Ciclo pertencente a Igreja Católica;

Lojas de pequeno comercio em número não determinado;

Lanchonetes em número não determinado;

Barracas para venda de roupa diversa, dentre outros.

II – DETERMINANTES DO ESTADO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO

  1. Biologia humana

 Não mereceram uma abordagem detalhada por não haver registos sobre os mesmos.

  1. Estilo de vida

Controlo de factores de risco

Factores de risco

Incidência

Hábito de fumar

Alta

Sedentarismo

Média

Obesidade

Alta

Hipercolesterolemia

Não avaliada

Alcoolismo

Alta

Enfermidades bucodentais

Alta

Riscos de acidentes

Alta

Riscos sociais

Alta

Risco de violência

Média

 

  1. Ambiente
  • Índice de aglomeração: Regular;
  • Risco por acidentes: Alto devido a constituição do bairro visto que dentro do mesmo passa uma estrada pública sem passeios para peões e as casas na sua maioria ao redor da estrada não possuem muros de protecção.
  • Animais na residência (moradias): Na sua maioria criam animais domésticos, tais como: Cães, galinhas e gatos, mas devido a intensiva campanha implementada pela Administração Municipal do Huambo da recolha máxima de animais vadios (que andam pela via pública), estes são controlados pelos seus proprietários.
  1. Organização dos serviços de saúde

Inexistente porque o bairro não possui nenhuma Unidade Sanitária tanto estatal como privada e que as populações para serem assistidas em casos de enfermidades têm de percorrer longas distâncias para o efeito.

III – MORBILIDADE

  1. Dispensarização

O grupo dispensarial de predomínio é:

  • Grupo I Sã
  • Grupo II Com risco
  • Grupo III Enfermos
  • Grupo IV Deficiência e descapacidade.

 Predominantes os grupos II e III, sendo: Enfermidade a Hipertensão Arterial (HTA) e factores de risco relacionados com acúmulo de lixo e o consumo de bebidas alcoólicas.

[...]