Professor Me. Ciro José Toaldo

Quando se lança no fantástico mundo da internet para fazer uma análise dos sitos web s respeito das escolas existentes, há uma imensidão de fontes para se analisar que  não se chegar ao fim. Infelizmente prevalecem os sites de escolas particulares, investindo maciçamente nesse campo; muitas páginas são bem feitas e, se percebem interação entre a escola, alunos, pais e comunidade escolar por meio do site. Há fotografias e esses sites são bem chamativos e, neles, ficam claros os objetivos e metodologias que as escolas seguem,  ficando em evidencia  quais são as filosofias dessas escolas, obviamente fica nítido nesses sites a propaganda descancarada para se obter alunos (os que podem pagar).

Nesse sentido, digo com tristeza, pouco se vê sites de escolas públicas. Quando se escreve no google sobre “escola pública” aprece estudos feitos sobre essa temática, ou algo nesse sentido, mas, poucos são os sites das escolas públicas. Quem escreve no google “escola particular” visualiza inúmeras páginas dessas instituições e, para salientar ainda mais, ao se escrever “colégio”, se tem uma infinita quantidade de nomes de escola particulares espalhadas pelo Brasil. Não escrevo contra as escolas particulares, pois elas descobriram bem antes que nós, esse mecanismo tecnológico e fantástico, promovendo maior interação entre a comunidade escolar, seja ela particular ou pública por meio dos sites veiculados na internet.  Essa atividade esta nos levando a ter maior encorajamento para que em nossa escola, também tenhamos um bom site levando maior interação.

Como era preciso escolher um site, a escolha feita foi do Colégio Salesiano de Itajaí SC, endereço eletrônico: 

http://www.salesianoitajai.g12.br... Ele é bem feito e montado (penso que tenha uma grande equipe por trás dele, e dinheiro também). Na página principal o internauta encontra as informações sobre a história da escola, sua missão, seus valores, projeto educativo, eixos temáticos, educação infantil, ensino fundamental e médio, ambientes, hino e jornal  do colégio. Na pagina da secretaria existe o calendário, horário de aulas, instrução para matricula, horário de provas e exames, orientações para os alunos e o uso do laboratório. Tem uma página de esporte com os projetos que o colégio desenvolve. Na página intitulada “outras atividades”, entre outros aspectos, há o conselho de classe participativo, eles chamam de CCP (chamou-me muito a atenção); tem banda marcial e a rádio do colégio. Existem as empresas parceiras e um local onde os alunos e a comunidade escolar colocam seus comentários, isso é online. Realmente é algo fenomenal, pois, a comunidade escolar fica sabendo de tudo, mesmo que exista muito ligado a questão da propaganda, penso que a educação ganha a implantação desse recurso tecnológico.

Tive a oportunidade, nessas férias, de passar em frente a esse colégio, olha ele se estende por toda uma quadra no centro da cidade de Itajaí e, apesar de não ter a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, essa página na internet dá a dimensão do que esse colégio representa. E, pelo que os alunos relatam em seus comentários emitidos na página do colégio, lês gostam muito dele e afirmam que seu estudo é muito bom.

Chama a atenção a central de atendimento ao aluno, ao professor e ao coordenador, por meio de login e senha com acesso restrito, ali eles podem sanar suas dúvidas e obter as respostas que necessitam. Além de tudo isso, existe os blogs de grupos, que envolvem todos na escola, desde a educação infantil até o ensino médio. Inúmeros projetos são apresentados na página sobre os projetos desenvolvidos na escola que integram toda a comunidade escolar. Na página dos comentários, existe interação dos profissionais da educação trocando experiências e sugestões; isso é muito legal e, tem, também, muitas fotos.