RESUMO

O seguinte artigo fala como a analise de desempenho é importante, como fazer uma implantação e avaliação , relatamos também a importância do feedbacks que as empresas estão dando , pois os gestores estão ligados no desenvolvimento que a gestão por competências tem. O ambiente interno tem seu valor necessário por isso a analise de desempenho tem sua relevância significativa , esse artigo vai abordar o universo das avaliações de desempenho e a importância do feedback nas empresas.

PALAVRAS-CHAVES: Gestão empresarial,Avaliação de desempenho, feedback, ambiente interno.

INTRODUÇÃO

A análise de desempenho tem como finalidade manter os gestores das empresas de olho no seus funcionários, na valorização das decisões que estão sendo tomadas, os métodos que estão sendo utilizados e etc., Por isso é necessário acompanhamento  de tudo que é feito nas empresas.

Através da analise de desempenho que o colaborador identifica como anda a empresa ou se precisa de melhorias dentro da Organizações. A avaliação ou Analise de desempenho é uma ferramenta usada para conhecer o desempenho individual na organização, por meio de comparações entre o que é esperado do que é apresentado. Um processo anual, trimestral ou semestral, comandado por um supervisor que ajuda os empregados a entender as funções , os objetivos e as expectativas e sucessos de seu desempenho. Ou seja avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que analise o desempenho individual ou de grupo de funcionários em uma empresa.

  O referente artigo quer contextualizar como podemos ou devemos usar analise desempenho e as vantagens que as avaliações de desempenho tem, com o propositode ajudar a todos a chegar ao seus objetivos de maneira que beneficie as organizações. Pois sempre temos que esta de olho na melhor forma de analisar como estar o ambiente internos das organizações.

  Segundo o autor brasileiro Chiavenato, A avaliação de Desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e , sobretudo , a contribuição dessa pessoa para o negócio da organização. Mas para poder conseguir estimar um valor precisa de um trabalho árduo, que precisa de preparação.

  Chiavenato também reforça o sistema de feedbacks. Ele afirma que toda pessoa precisa receber feedbacks em relação seu desempenho para que saiba como esta o seu trabalho. Sem esse retorno , todo mundo caminharia às cegas dentro de suas funções.

  Outro ponto positivo dos feedbacks é facilitar para a empresa o acesso a como as pessoas desempenham suas atividades e identificar os possíveis talentos.

“Feedback é importante para todos nós. É a base de todas as relações interpessoais. É o que determina como as pessoas pensam, como se sentem, como reagem aos outros e, em grande parte, é o que determina como pessoas encaram suas responsabilidades no dia-a-dia.”

                           Willians (2005, p.19)

  Pois o feedback é um modo do colaborador e colaboradores saberem como vai o andamento do seu desenvolvimento na empresa, mas para que esse feedback seja repassado de forma que seja eficaz para quem estiver recebendo é muito importante a pessoa saber receber esse feedback. [...]