RESUMO

O desenvolvimento teórico foi abordado de forma clara e objectiva desde a evolução da área das telecomunicações, os conceitos e equações sobre as ondas electromagnéticas até as partes constituintes de um equipamento de rádio.

O sistema de rádio enlace é um sistema que consiste na transmissão de dados por ondas de rádio frequência. Para que a transmissão de dados neste sistema existe é importante que haja, Potência de transmissão Mínima, distorção na propagação do sinal. 

A Telecomunicação é uma forma de estender o alcance normal da comunicação.

A comunicação é o processo pelo qual uma informação gerada em um ponto no espaço e o tempo fonte (emissor), é a transferida a um ponto no espaço e no tempo chamado (receptor)

CAPITULO 1

Introdução

O presente trabalho foi desenvolvido a quando do estágio tido na Empresa Rádio e Televisão Académica, empresa de Comunicação Social, localizada na Província de Sofala, concretamente no Bairro da Ponta-Gêa, Avenida Eduardo Mondlane, Nº154.

Estagiei por um período de 3 meses, na área de controlo, supervisão, montagem e reparação. Durante e com o estágio pude aprender muitas coisas através da qual desenvolvo este projecto com ajuda do meu supervisor.

Existem várias formas de transmissão de sinal, e este trabalho fala da Análise das características de propagação em radio enlaces de canais Banda larga na faixa de UHF, bem como a avaliação da intensidade do ruído impulsivo, modelos de propagação e os porquês de ser importantes em relação aos outros parâmetros de frequência. Com a ajuda e colaboração do técnico da empresa levei a cabo o projecto, onde durante a pesquisa encontrei várias formas de frequências, mas optei pela faixa de UHF por possuírem um alto poder de definição e não precisarem de muita potência de propagação além de terem maior possibilidade de direccionamento. [...]