ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE CONTROLE INTERNO, SEGUNDO O MANUAL COSO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO AUTOMOBILÍSTICO

Este trabalho tem por finalidade analisar a importância dos controles internos na tomada de decisão e tem o Manual Coso como base já que ele foi elaborado para servir de apoio as empresas melhorando seus relatórios financeiros e os controles internos. Tem por objetivos específicos identificar os tipos de atividades de controles existentes da organização, caracterizar os controles de processos internos e caracterizar o processo de decisões tomadas pela empresa.

A abordagem metodológica utilizada é a qualitativa e descritiva, tem com avaliação de tempo transversal, ou seja, ocorre no ano de 2017. A coleta de dados desta pesquisa desenvolveu-se na realização de entrevistas semi-estruturadas como foco principal nos gestores da organização. Os dados foram tratados de forma qualitativa pela técnica categorização. Os resultados desta pesquisa revelam pouca influência dos controles internos nas empresas de pequeno porte e apesar de poucos eles auxiliam os gestores nas decisões. Com esta pesquisa, espera-se influenciar mais gestores a investirem em atividade de controle pois eles servem de embasamento para uma correta tomada de decisão, garantindo a eficácia empresarial.

1.INTRODUÇÃO

A competitividade do mercado e o desenvolvimento econômico das organizações, sofrem a todo momento mudanças diárias no âmbito dos negócios.

Para atender a esse mundo globalizado e o constante aumento econômico, o objetivo primordial, é exatamente desenvolver um diferencial e melhorar as técnicas de sistemas de gerenciamento de processos para vitalidade de sua empresa, (CARDOSO, 2014). Entra então o papel da controladoria, que segundo Schmidt e Santos (2009) tem como objetivo principal servir de gerenciamento e apoio para as operações de negócios.

Por ser considerada uma ferramenta gerencial, a controladoria permite que os gestores tenham uma visão geral das condições da empresa auxiliando na tomada de decisões em uma organização, uma vez que, é responsável pela geração de informações importantes, através do planejamento, execução e controle organizacional, (ARRUDA et al., 2008). Este órgão que é a controladoria serve de alicerce para as organizações, principalmente no que tange o processo de tomada de decisão, (FERREIRA, 2000), e para corroborar Abramczuk (2009) define a tomada de decisãocomo o ato ou efeito de decidir, isso significa escolher uma dentrevárias alternativas de ação que se oferecem para alcançar determinado propósito e renunciar atodas as outras.

As informações “colhidas” pela controladoria que auxiliam nas decisões, vem através dos controles internos que segundo Almeida (2010), se caracteriza como a união de procedimentos, rotinas e métodos de controle, com o objetivo de proteger ativos, deixar as informações contábeis confiáveis e transparentes, auxiliando os diretores na determinação de decisões, com uma visão voltada para sustentabilidade, lucratividade e continuidade da empresa.

Os controles internos contam com algumas normativas, sendo uma delas o Manual Coso, que se refere a uma entidade semfins lucrativos, que desenvolveu um método com vistas à melhoria dosrelatórios financeiros, com base na efetividade dos controles internos, governança corporativa e nos padrões éticos das entidadespatrocinadoras. Um controle interno eficaz necessita mais do que observância a políticas e procedimentos, precisa do uso do julgamento da administração. Dessa forma, o controle interno não deve ser considerado como um processo em série, mas sim como dinâmico, capaz de avaliar todos os segmentos de uma organização, promovendo melhorias nos sistemas organizacionais.(COSO, 2013).

A junção do órgão controladoria com os sistemas de controles adequados auxiliará os gestores na tomada de decisão, que permitirá a execução destes procedimentos,subsidiando os gestores com informações relevantes e confiáveis. (FERREIRA, 2000).      

A partir da contextualização apresentada, torna-se indiscutível que empresas adotem sistemas de controle que assegure a qualidade oferecida na prestação de serviço e também proporcione a eficácia empresarial, visto que a concorrência entre os setores automotivos se intensificou durante os últimos anos e as empresas necessitam de um diferencial capaz de manter a competitividade no mercado. Então surge o seguinte problema de pesquisa: De que forma as atividades de controle interno auxiliam os gestores na tomada de decisão das empresas de pequeno porte do setor de prestação de serviços automotivo conforme o Manual Coso?

Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar de que forma as atividades de controle interno auxiliam os gestores na tomada de decisão das empresas de pequeno porte do setor de prestação de serviços automotivo conforme o Manual Coso, e o artigo tem como objetivos específicos: Identificar os tipos de atividades de controles existentes conforme o Coso na organização, caracterizar os controles de processos internos e caracterizar o processo de decisões tomadas pela empresa.

A pesquisa traz relevânciaao meio empresarial visto que diante do crescimento no mercado automobilístico a necessidade de um excelente desempenho leva a busca por qualidade e confiabilidade na prestação de serviços,os controles se tornam importantespois interfere positivamente na tomada de decisões, buscando os objetivos esperados pelas organizações,na medida em que gera elementos para melhor entendimento das funções de controle e tomada de decisão em empresas de pequeno porte.(OLIVEIRA; PEREZ JR.; SILVA, 2009).

Além disso, o presente artigo tem por finalidade pesquisar e demonstrar o valor ao meio acadêmico visto que não foi encontrado nenhum trabalho acadêmico ou literatura relacionado ao tema no setor automobilístico, portanto contribui para a literatura atual e também para que o trabalho possa vir a ser criticado e melhorado por outros pesquisadores interessados. De acordo com Souza (2009) as atividades de controle variam de empresa para empresa, em decorrência de vários fatores como seu porte, diversificação das atividades desenvolvidas e a administração, portando deve ser aplicada conforme a necessidade de cada uma.