RESUMO

O presente artigo tem como objetivo, expor alguns pontos de reflexão sobre a sociedade vitoriana sob a ótica de Oscar Wilde. E para atingir esse objetivo, optou-se por analisar a obra: The importance of being earnest, e demonstrar em suas entrelinhas, a genialidade de Wilde em atacar a própria sociedade a qual compunha. A metodologia desta pesquisa, configurou-se por uma revisão bibliográfica das obras de Oscar Wilde, Antonio Candido e Anka Muhlstein. utilizando uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter exclusivamente descritivo e explicativo. Ao concluir este estudo, foi possível demonstrar, ao analisarmos apenas uma obra, a maestria de  Oscar Wilde em criticar fortemente a sociedade artificial, materialista e supérflua que era a sociedade Inglesa em meados do Sec. XIX sob a regência da Rainha Vitoria.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura Inglesa. Era Vitoriana. Oscar Wilde.

1  INTRODUÇÃO

            A cultura inglesa, em seus primordios, era muito forte na tradição oral e a maioria dos trabalhos literários foram escritos para serem representados. Os poemas épicos eram excessivamente  populares, e muitos sobreviveram até aos dias de hoje entre as obras que constituem a literatura em Língua inglesa antiga. Mas é somente no início da Idade Média que aparecem as primeiras palavras em inglês, escritas em dialeto Anglo-Saxónico agora conhecido como inglês antigo.

            A Literatura Moderna ou Renascentista, inicia-se, com a poesia, drama e prosa produzidas no período da rainha Isabel I e o rei Jaime I, extreiando assim a literatura elisabetana. Na era elisabetana, como é chamada por muitos, a literatura  renasce, especialmente no campo do drama.

            Os anos turbulentos do meio do século XVII, durante o reinado de Charles I,  assistiu-se o florescimento da literatura política na Inglaterra.

            O período de 1689 - 1750 foi chamada de "a Idade Augustina" pelos críticos através do século XVIII, a literatura deste período é evidentemente política. Esta foi uma época de exuberância e escândalo, de enorme energia, criatividade e escândalo, que reflete uma era quando o povo da Inglaterra, Escócia, e Irlanda se encontravam em meio da uma expansão econômica  e  agitação da Revolução Industrial.

            A literatura inglesa, diferentemente da brasileira, se organiza de forma expressiva, baseada em influências de reinados. Assim esta pesquisa utilizou como recorte para estudo a era vitoriana, que teve influencias do reinado da rainha Vitória.          Foi na era Vitoriana (1837-1901) que o romance tornou-se a forma principal da Literatura Inglesa. A maioria dos escritores estava agora mais concentrada em agradar o gosto do publico leitor da classe média do que de seus patronos aristocratas.

            Porém, a sociedade da vitoriana estava cheia de moralismos e disciplina, com preconceitos rígidos e proibições severas. Os valores vitorianos podiam classificar-se como “puritanos”, com importância extrema da moral, dos deveres e da fé. Certas condições como a preguiça e o vício estavam vinculados à pobreza e o sexo era alvo de repulsa social, uma vez que era associado a paixões baixas e o seu caráter animalesco provinha da carne. Por estas razões, considerava-se que a castidade era uma virtude que devia ser protegida.

            É neste contexto de superficialidade, falsidade, crítica e preconceito da sociedade inglesa, aristocrática e burguesa, realidades predominantes e imperativas  do reinado da rainha Vitoria no final do Século XIX,  que se propõe uma reflexão crítica sobre a sociedade vitoriana  e os problemas que a cercavam.

            Assim o objetivo da pesquisa é expor alguns pontos de reflexão sobre a sociedade vitoriana sob a ótica de Oscar Wilde. E para atingir esse objetivo, optou-se por analisar a obra: The importance of being earnest, e demonstrar em suas entrelinhas, a genialidade de Wilde em atacar a própria sociedade a qual compunha.

  • Era Vitoriana
  • Oscar Wilde
  • Análise da obra The Importance of being Earnest
  • Considerações Finais
  • abstract

            Dessa forma, a metodologia deste estudo configurou-se por uma revisão bibliográfica das obras de Oscar Wilde,  utilizando uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo e explicativo.

            Este estudo tem a função de contribuir  com o conhecimento dos discentes, uma vez que o papel da universidade é proceder a estudos nas mais variadas áreas.