RESENHA CRÍTICA

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: Transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2011.

 

1  CREDENCIAIS DO AUTOR

-Ronald H. Ballou, nasceu em Columbus, - 20/08/37,  é professor de Operações na WeatherheadSchoolof Management, em Cleveland, Ohio. Recebeu o título de bacharel em engenharia mecânica em 1960, e em 1963 recebeu o título de MBA, e em 1965 recebeu o título de Ph.D. em Administração de Empresas com especialização em Logística, todos pela universidade do estado de Ohio. Atua na área acadêmica desde 1965, iniciou como professor assistente na NorthwesternUniversity, foi professor de Métodos Quantitativos, Marketing e Transporte e diretor do programa de MBA. Tem atuado como consultor de empresas como a Westinghouse Eletric Company e Accenture.  Esteve a primeira vez no Brasil em 1996, quando foi palestrante no seminário internacional de cadeia de suprimentos. Desenvolveu uma série de softwares para auxílio no cálculo de rotas e planejamento logístico. Outras obras:

Escreveu alguns livros que foram traduzidos para o português, como o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial (Editora Bookman, 2006) e o livro Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais, Distribuição Física (Editora Atlas, 1993). Tem mais de 50 artigos publicados em diversas áreas.

 

2  RESUMO DA OBRA

O livro é formado por capítulos, ao total são 15 capítulos, em cada um o autor nos mostra os pontos importantes da cadeia logística. Baseado em seus conhecimentos técnicos e científicos, livro sobre administração do fluxo de bens e serviços em organizações voltadas ou não para o lucro com ênfase nos princípios e conceitos que servem como guias para tomada de decisão.

Cada capítulo oferece uma fácil interpretação, compreensão e desenvolvimento de habilidades. Trata de uma forma simples e introdutiva os procedimentos de logística.

No capitulo inicial a logística observa de que forma a administração pode tornar melhor a rentabilidade dos trabalhos de disposição aos consumidores, procura tornar disponível os produtos e localidade certo, em boas condições, com custo inferior e retorno superior, sobre possíveis investimentos. A grande dificuldade encontrada pela logística, é diminuir a lacuna entre a produção e a procura. Com um conjunto logístico que funciona, consenti uma região geográfica estudar suas vantagens inerentes, pela especialização de seus ânimos rendosos, naqueles produtos que ela tem lucro e pelas exportações dessas obras, a outras localidades e os consumidores. Os sistemas então deixa que o custo logístico possa incentivar comércio de produção, e a excelência desses produtos possam competir com os de qualquer outra região. Quanto maior e mais sofisticado for o progresso de uma localidade e mais acessíveis forem suas movimentações, armazenagens, maior será a especialização do trabalho. Certos agentes influenciam o aumento dos custos logísticos: o crescimento da rivalidade internacional, as modificações relativas. A crescente escassez de recursos. A atividade cada vez maior do 3° mundo.

A importância da logística: clientes mais exigentes ao tempo, semelhança entre as mercadorias, maior resistência dos produtos personalizados. Ocupações primárias cooperam com a maior parte da quantia total da logística, ou são importantes para a capacidade e a execução das tarefas logísticas. Transportes é a qualidade logística mais considerável, pois em média consome de um a dois terços dos custos, trata-se de muitos meios para se mover os produtos, por meio de Rodovias, Ferrovias e Aéreas. Manutenção de estoques: para conseguir uma considerável quantidade de produtos, é necessário continuarem com os estoques, que serve como amortecedores, entre a oferta e procura. Com isso se torna a manutenção de estoques uma atividade chave para a logística. Processamento de pedido: em relação aos custos de transportes e a manutenção de estoques, os custos de pedidos são baixos. A importância do pedido vem do fato da necessidade de tempo para entregar suas mercadorias aos clientes.

O segundo capítulo a distribuição física cuida dos produtos que as companhias colocam para serem vendidos, pois é de responsabilidade da logística, manter os produtos estocados até que os consumidores tomem posse das mesmas, que na maioria das vezes é produto acabados, mas, tem semiacabados também. Estratégias de distribuição: entrada a partir das fábricas e seus estoques e entregas a partir da linha de fabricação. Quando os clientes compram pouca coisa, e não geram cargas completas, os logísticos usam outra alternativa como estratégias, completar por meio de um sistema de depósito, isto é, motivado pela diminuição dos custos de distribuição e aumento do trabalho oferecido.

Administração em três níveis: Tático: usa equipamentos e disposição de maneira eficiente, transportes totalmente carregado, ocupar todo o espaço de armazenamento e nunca ter equipamento parado. Nível operacional: refere-se das atividades diárias que o gerente de distribuição e seus subordinados devem desempenhar, para ter certeza que os produtos fluam da distribuição até o cliente. Nível estratégico: determina a forma que deve ser a configuração global do modo de distribuição, como, local dos armazéns, reconhecer os moldes de custos das muitas atividades. Custo total: assume que os custos individuais mostram modos conflitantes, devendo ser observados coletivamente. A essência da distribuição é ponderar todos os fatores relevantes. A administração logística tem relação direta com outras áreas funcionais, dentro e fora da empresa.

O terceiro capítulo de várias maneiras a administração de materiais é o contrário da distribuição física. Cuida do movimento de produtos para a empresa ao invés de partir dela, algumas atividades de administração de matérias são partilhadas com a distribuição física, contudo existem algumas divergências que são a chave da boa administração do fluxo de suprimento. Essas diversidades focam especialmente a forma pelo qual os fluxos são começados e sincronizados e a escolha das origens de abastecimento. As atividades mais importantes começa a transferência do pedido de compra, depois vem o transporte de carregamento até a sua localidade, e a manutenção de estoques na planta. A escolha dos fornecedores vai depender do valor, da qualidade e se vai continuar fornecendo e se tem o devido espaço para armazenagem, se não for o caso, em geral os compradores cuidam do transporte. Após ter sido recepcionado, passa por uma conferência de qualidade, então é estocado até que precise para operações. O ciclo principal da administração de materiais, não é só transporte, pedido e estoque, pois, não podemos deixar de falar das embalagens de produção, armazenagem, reciclagem de instruções e manuseios de matérias. A boa administração de materiais significa cuidar, coordenar, as movimentações de suprimento de acordo com o que foi pedido, com isso o estoque agem como um amortecedor, é ele que vai dizer se precisa produzir. O mais importante da administração de matérias é reforçar que tem mais relação do que diversidade nos trabalhos. O gerente de matérias procura ser o mais eficiente possível nos serviços.

No quarto capitulo nível de Serviço significa o desempenho oferecido com relação à qualidade de um serviço prestado ou oferecido como produto. O nível de serviço está relacionado à disponibilidade de tempo em que o pedido seráentregue e suas principais características estão relacionadas ao preço e serviço, tornando-se importante, pois através dele é que conseguimos medir a qualidade do inicio do ciclo até o final, tempo de entrega, quantidade e qualidade do inicio do ciclo até o final. O nível de serviço possui fatores importantes, estão classificados em elementos de pré-transações, elementos da transação e pós-transação, ou seja, desde o inicio do pedido, entrega dentro do prazo estipulado e garantia na entrega. Um bom planejamento deve ser executado para que o nível de serviço seja eficiente e tenha uma grande eficácia em todo o processo, principalmente em caso imprevisto para que não tenha grandes prejuízos.

O capítulo cinco o produto é a característica principal da logística, pois é necessário ter o produto disponível para entrega ao consumidor, podemos classificar em três classes: bem de conveniência que se refere a produtos comprados com frequência e boa aceitação (produtos alimentícios). Bens de comparação são produtos que na maioria das vezes os consumidores, pesquisam a qualidade e bom preço (carro, celular, eletros em geral) e bens de uso especial que são aqueles feitos sob encomenda sendo exclusivo ou de determinada marca e seu custo de distribuição é o menor.

O conceito está relacionado à distribuição dos produtos, dessa forma são classificados como nível de vendas sendo 20% dos produtos responsáveis por 80% das vendas. (A) possui alto valor de demanda o consumo anual pertence aos 20% da curva ABC. (B) valor de demanda ou consumo anual intermediário que corresponde á 30 e (C) valor de demanda com consumo anual baixo com 50% podendo ter um estoque menor.

As características dos produtos correspondem ao peso e volume da mercadoria e é necessário definir armazenagem para obter o valor finale contabilizar o custo da embalagem de acordo com a mercadoria, sendo elas inflamáveis ou refrigeradas entre outras. Os valores finais podem ser definidos como preço único independente da localização, nivelamento de frete devido à competitividade, fixa-se um valor para as empresas que utiliza o preço por ponto-base ele é calculado de acordo com a localização de entrega. As empresas criam desconto para grandes volumes, pois quanto maior for à quantidade menor será o preço cobrado, esse método é utilizado para aumentar a venda e obter vantagens e competitividade das pequenas empresas, dessa forma não haverá competitividade.

O capítulo seis o Sistema de Transporte é o papel principal na área de logística, pois através dele que contabilizamos o custo. O sistema de transporte torna-se importante na medida em que a atividade de logística cresce dessa forma a economia desenvolve e aumenta a competitividade no mercado. Para evitar grandes concorrentes é necessário desenvolver uma boa estrutura para não ficar presa em pequenas regiões, por isso é importante à estruturação no mercado promovendo preços baixos e qualidade no serviço. Utilizamos na economia de escala desconto para grandes volumes, pois quanto maior for à quantidade menor será o preço, e esse método tem sido utilizado alavancando as vendas e reduzindo a concorrência, pois se tratando de pequenas empresas não terão como competir com empresas de grande portepois oferecem menores preços e qualidade no serviço.

O sistema de logística tem diversos modelos de transportes, cada um tem sua importância, pois são utilizadas de acordo com a carga a ser transportada. O rodoviário devido à rapidez, e o duto viário que são utilizados em transporte de longa distância e grandes volumes. Seu desempenho pode ser relacionado à variedade e critério voltados ao custo, tempo trânsito até a entrega incluindo perdas e danos.

Serviços Integrados (Multimodais) buscam melhorias, agilidade, qualidade e redução de custo para o sistema de serviço de transporte integrado, tendo como sua principal característica, a troca de equipamento nos diversos modais relevando o custo e desempenho. Foram criadas agências que prestam serviços de pequeno porte, exemplo os Correios que prestam serviços de pequeno porte com qualidade e rapidez na entrega.

O capitulo sete trata os principais pontos e cuidados que o administrador de trafego deve levar em conta na tomada de decisão. Considerando que a principal função da administração de trafego é fazer com que as operações sejam realizadas todos os dias de maneira eficaz e com a máxima eficiência. Lembrando que, estamos falando de movimentação de carga, ou seja, bens e serviços e não de trafego de passageiros.

Nesse capitulo os cuidados são voltados para a administração de forma estratégica a fim de evitar prejuízos financeiros, pois aqui podemos identificar todos os cuidados que devem ser considerados, entre eles o administrador deve fazer estudos para a melhor forma de contratar seu modelo de transporte, podendo ser próprio ou terceirizado, a escolha é por aquele que oferece o menor custo, porém nem sempre o que oferece o menor custo é o mais rápido.

Em algumas circunstancias o frete poderá ser negociado e ter o custo reduzido. Erros ocorrem em qualquer ramo de atividade, na logística embora sendo em níveis muito baixos, eles também ocorrem, por conta disso temos as auditorias, para verificação de cobranças errôneas, sejam por cálculo errado ou cobranças em duplicidade.

Para o melhor aproveitamento do transporte, algumas empresas adotam sistemas de computadores, ousoftwares, que fazem a programação das entregas, visando o menor custo. O legado é: despachar tão longe quanto possível.

No capitulo oito a ênfaseestá na armazenagem de produtos, considerando as necessidades de espaço físico, seja ele pequeno como uma sala de fundos de qualquer empresa ou escritório que é usada como depósito de suprimentos ou grandes e modernos espaços utilizados para armazenar os produtos até a entrega ao consumidor final. Os depósitos também têm a função de proteger e abrigar as mercadorias, por conta disso ao eleger um local para depósito alguns cuidados éimprescindível, tais como a localização geográfica e as facilidades que o local oferece. Depósitos são construídos de maneira que ofereçam total segurança as mercadorias, com as mais altas tecnologias e sistemas integrados que permitem a fácil localização de qualquer mercadoria em qualquer ponto sistema de transporte.

Para facilitar a movimentação de cargas os armazéns mais modernos são construídos na grande maioria com um piso apenas, e com o pé direito alto, dessa forma o espaço é dimensionado de acordo com a rotatividade de suas cargas. Conhecendo a demanda do produto é possível diminuir a necessidade de espaço físico para estoques.

No capitulo nove o autortrata do manuseio e acondicionamento de produtos. Ele nos mostra a forma correta e os equipamentos necessários para o manuseio correto dos produtos, para evitar danos, prejuízos ou perda do produto por avarias no transporte. Os equipamentos mais utilizados e por isso também são os mais conhecidos são a paleteira, a empilhadeira, e tratores pequenos, que são utilizados para movimentar cargas de um local para outro dentro dos armazéns.

A utilização do código de barras facilita o processo de movimentação, a carga é localizada no armazém através da numeração de barra. Ao dar entrada no armazém é gerado um código para a mercadoria ou para o lote inteiro, após esse número, ela vai para determinado local, quando necessário será localizado pela numeração , com isso permite a fácil rastreabilidade em qualquer ponto do depósito.

Aqui as embalagens são fundamentais para a boa movimentação, pois produtos com embalagens frágeis dificultam e atrasam o processo de manuseio dos produtos, ou seja, a embalagem correta aumenta a eficiência da distribuição.

No capítulo dez o controle de estoque busca analisar a economia no ramo da produção, pois é através do mesmo que podemos analisar o quanto será necessário para a próxima compra, ou seja, o próximo pedido.

O controle de estoque tem muitas utilidades, uma delas seria a quantidade de pedidos estocadas pois busca estimar e acaba melhorando os níveis de serviços e econômicos.

No capítulo onze podemos observar a Importância na Aquisição e Programação das compras dos produtos/matérias primas. Em um próprio trecho do capitulo citado em questão, “Determinar quando, onde e quanto produzir”, conseguimos medir a importância que de uma logística eficácia e acompanhada de perto pelos profissionais em responsáveis, até certo ponto, que consigam enxergar desde a entrada das mercadorias, industrialização e produto acabado.

Vamos lá, existe uma cadeia interna dentro das empresas, a primeira dela é o departamento comercial, o mesmo tem como sua definição e ambição, trazer novos negócios/vendas, porem, sempre se atentando ao que as empresas possuem em seus estoques, até certo ponto de não se comprometer com os clientes e não conseguir entregar os produtos de imediato, após a venda dos produtos, o departamento comercial deverá notificar o departamento de compras, até mesmo para que o tal departamento se comprometa em garantir as unidades necessárias para confecção do produto vendido. O departamento de logística tem que estar acompanhando bem de perto toda essa operação, até mesmo para que o departamento comercial e compras saibam o quanto comprar até certo ponto que não gere prejuízos em produtos no ato da Industrialização.

Podemos observar a Importância de que as empresas mantenham seus estoques em dia, uma vez que, o mesmo será consultado em todas as operações, desde a venda, produção e entrega do produto ao cliente, se pararmos para analisar, o mesmo será consultado no inicio para o departamento comercial saber o que poderá vender e quanto tempo conseguira entregar ao cliente o produto acabado, sendo assim, saberemos se teremos que acionar o departamento de compras ou não de imediato, com isso, o departamento de logística se prepara para entrada e saída dos produtos acredita que desta maneira conseguiremos medir o custo de nosso produto, até certo ponto que consigamos chegar a nosso valor de produto final.

No capítulo doze há uma visão geral do método de entrada e processamento de pedidos, pois é através dele que podemos determinar a eficiência e rapidez das operações de vendas.

A entrada de pedidos é tratada da seguinte maneira o cliente liga para a empresa fornecedora fala diretamente com os vendedores mais conhecido como PCP, solicita os produtos desejados e comunica o que tem no estoque, e ai sim o produto passa a ser montado e enviado para o cliente.

No capítulo treze a informações de planejamento logístico são sistemas de informação interligados que torna se um fluxo de informação que controlar e avaliar os recursos e o processo do sistema logístico como o da distribuição de mercadoria, armazenamento, estoques, custos, pedidos, transportes e entrada e saída das mercadorias e um processo constante administrado por maquinas e homens.

No processo do sistema logístico são encontrados quatro níveis, o primeiro nível é operacional e analise dos processos de estoque, mercadorias, transportes, armazém e pedidos, estas informações são indispensável para administração logística, segundo nível e a supervisão são tomadas de decisõestem  controle operacional e com ela mantemos o equilibro das funções logísticas , terceiro nível e a media gerencia sua função e gerencia, planejamento tomar decisões voltadas para o futuro o planejamento e de curto prazo ela faz melhorias nas informações como transporte, estoques, espaço físico de armazenamento e a quarta e alta administração faz os planejamentos da política, traçamos as metas, objetivos, as decisões e baseada na  estrutura logística.

Fluxo de informação/fluxos de matérias no sistema logístico são fluxos das informações entre o fornecedor e o cliente como vai ser transporte a mercadorias e como a distribuição vai ser feita.

Podemos encontra estas informações na base de dados que toda organização deve ter ela pode ser manual ou computadorizada.

A informação de maior importância para administração logística são custos do transporte, armazém, das mercadorias.

A base de dados das informações do sistema lógico é classificada em quatro categorias;

Primeiras categorias são os pedido de venda são os cuidados que devemos tomar no procedimento com o transporte da mercadoria para seu cliente final, segunda são os registro interno que são a informação da organização de difícil acesso, terceiro são informações externas as informações vem de fora da organização é funciona como troca de informações ou experiências e a quarta e velocidades de acesso e diagnostico dos problemas as informações tem que ser exatas para que o problema seja resolvido com rapidez, o que pode ser uma dificuldade e a forma que vamos passa a informação ela tem que ser claras e objetivas para que evitar problemas no sistema logístico.

Capitulo quatorze Planejamento da movimentação de mercadorias e um bem ou serviço, é a forma que planejamos e tomamos as decisões antes dela ser realizadas, ou seja, e uma analise das localidades dos depósitos como vamos transportar as mercadorias, definir o cliente alvo, verificação da reposição dos estoques, ser for preciso podemos utilizar mão de obra terceirizada para agilidades os processos.

Objetivo da saída da mercadoria e que ela chegue ao local correto e na hora que foi estipulada.

Redução de custo e analise do local que deve se escolhido, deposito quanto mais perto do cliente e melhor, pois evita várias transações ao decorre do dia isto economiza no custo do transporte e a reposição da mercadoria e mais rápida, se não tiver uma boa estratégia com a localização do armazém podemos ter um custo não desejável se trajetória do transporte da mercadoria for longe do seu cliente mais gasto devera ter.

O uso de planilha facilita no planejamento logístico e uma grande ferramenta que auxiliar nas divisões de tarefas facilita nas comparações de um mês com o outro podemos ter uma analise dos processos assim verificar qual transporte faz terminada rota mais rápido qual pode ser modificada para melhorias isto ajuda também a diminuir custos.

Controle do estoque foi desenvolvido para ajudar o sistema logístico auxilia no controle de espaço, as mercadorias são organizadas tem o controle de entrada e saída das mercadorias.

Planejamento para contingências e avaliação dos riscos que podemos enfrentar fazer um planejamento para evitar problemas futuros é se acontecer algum problema conseguir enfrentar.

No capitulo quinze nos mostra toda a parte de operação do sistema logístico, tanto como a organização do esforço logístico quanto a parte administrativa, para que possamos ter uma visão mais ampla de conflitos que ocorrem no dia-a-dia e com isso darmos mais importância à necessidade de organização dentro de um sistema deste, para isso podemos nos basear nos sistema de organização informal, semiformal ou formal, para que possa se enquadrar melhor com a estrutura da empresa. Para que com isso seja alcançado o maior controle sobre esses sistemas e possa manter em níveis satisfatórios tanto para a empresa quanto para os clientes.

Temos que levar em consideração os aspectos de descentralização e centralização. Podemos estabelecer padrões e metas a serem compridas, e acompanhar isso através de relatórios de desempenho, para que possa fazer uma comparação das ações tomadas e se tem que haver alguma mudança. 

No capitulo dezesseis o principal é a visão da logística no futuro, para isso podemos acompanhar através de mudanças populacionais e de mercado, através de tendência econômica, em geral com todo tipo de mudança do mercado. Pois tendências geográficas e de custos tendem a se envolver de uma forma ainda mais positiva para o sistema logístico. A tecnologia também orientara de uma forma muito ampla em todo o processo, tanto quanto a parte administrativa quanto a do próprio transporte em si, a logística internacional também tem uma importância muito grande no mercado e tende a melhor com o passar dos anos.

3 CONCLUSÃO DOS RESENHISTAS

Concluímos que a Logística Empresarial é responsável por toda administração e movimentação em relação ao fluxo de serviços prestados, a operação de serviços logísticos necessitam de um bom planejamento, controle gerencial e um bom sistema de transação, sua características principal envolve todo o processo desde a armazenagem, solicitação “pedido”, separação em estoque, transporte, entrega do produto e pós entrega, pois o sistema envolve um ciclo que vai desde a pré-transação até a pós-transação garantindo a entrega dentro do prazo estipulado. E todo esse processo deve ser gerenciado de forma eficaz, para evitar despesas desnecessárias no processo.

 

 

4 CRÍTICA DO RESENHISTA

A leitura do livro foi de fácil absorção, pois sua linguagem é de simples interpretação, podemos observar a forma com que o fluxo de serviço logístico funciona e que podemos utilizar esse racional em qualquer empresa sendo ela prestadora de serviço ou produtos, passamos a identificar que é necessário um bom planejamento quanto a todo o sistema que envolve a logística desde um simples controle de estoque quanto ao controle de bens e serviços, deve ser gerenciado de forma eficaz para evitar falhas, perdas e desperdício.

5 INDICAÇOES Do RESENHISTA

A obra tem por objetivo discutir o tema de logística e suas cadeias, dentro desse tema identificamos algumas obras que podem nos ajudar a ter uma melhor compreensão e absorção sobre o tema, citamos abaixo filmes e outra obra do mesmo autor Ballou:

-Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial (Editora Bookman, 2006),

Filmes:

-O RESGATE DO SOLDADO RYAN (Com Tom Hanks) Guerra 1998 Paramount, Liderança, Trabalho em equipe; Logística; Planejamento corporativo; Administração Clássica; Espírito de equipe; Responsabilidade social; Perseverança.

-O ÚLTIMO SAMURAI (Com Tom Cruise) Trabalho em equipe; Cultura  organizacional; Crenças e valores; Treinamento e desenvolvimento de pessoal; Estratégias empresariais; Logística; Inovação tecnológica.

-PRESENTE DE GREGO (com Diane Keaton) Empreendedorismo; Pesquisa e desenvolvimento de produtos; Liderança e Negociação; Logística; Planejamento corporativo; Estratégias de negócios.

O setor de logística envolve muitas empresas, no Brasil há feiras especificas desse segmento, abaixo algumas que já aconteceram neste ano de 2016 e algumas que irão acontecer no decorrer do ano:

-Intermodal South America 2016 - 05 a 07 de abril / Transamérica Expo Center - São Paulo: “Consagrada como a maior e mais importante feira na América Latina, a Intermodal reúne, em três dias de realização, os principais players do setor de logística, comércio exterior e transporte mundial”.

-TranspoSul - 18ª Feira e Congresso de Transporte e Logística - 12 a 14 de Junho de 2016 - Porto Algre/RS: “Grandes marcas e oportunidades comerciais são construídas diariamente pelas organizações bem-sucedidas. Existem ofertas de forte impacto na busca destes objetivos. No mercado de TRANSPORTE e LOGÍSTICA a TranspoSul é a vitrine exclusiva onde sua empresa terá contato direto com os empresários deste setor. A 18ª TranspoSul será mais uma vez o ponto de convergência dos produtos e serviços que fazem a diferença neste competitivo mercado”.

Existem outras feiras do setor espalhadas pelo Brasil, para saber mais acesse: http://www.sitedalogistica.com.br/portfolio/