ANÁLISE DA ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA DE ENSINO DE QUÍMICA DA 9ª CLASSE EM MOÇAMBIQUE

Rodolfo Bernardo Chissico[1]

Sulduane Sirage Zubair[2]

Resumo

Na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino de química em Moçambique, esta pesquisa objectivou analisar a estruturação do programa de ensino de química 9ª classe. A partir de uma abordagem qualitativa, baseada em metodologia de pesquisas sociais, e por meio de consultas bibliográficas, análises sistemáticas do programa de ensino de química vigente, e anteriores, da 9a classe e questionários dirigidos a quatro professores e 116 alunos, ambos da Escola Secundária de Meconta, província de Nampula, foi possível concluir que as unidades temáticas deste instrumento de ensino, merecem de uma revisão no que concerne à sua organização, por forma a lhe conferir a sistematização lógica. Certas unidades que deveriam preceder outras, se encontram expostas no sentido contrário, o que concorre para a fraca assimilação dos conteúdos por parte dos alunos, numa altura em que o aluno é obrigado a saber ser, saber estar e saber fazer. Entretanto, a revisão deste programa é de extrema relevância para a qualidade de ensino de química em Moçambique.

Palavras- Chave: ensino de química, qualidade de ensino, programa de ensino, revisão curricular.

[1] Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade, Licenciado em Ensino de Química, docente do curso de Licenciatura em Ensino de Química na Universidade Pedagógica – Nampula. [email protected]

[2] Licenciado em Ensino de Química, Professor de Química na Escola Secundária de Meconta.

Introdução

Actualmente, a educação em Moçambique é concebida como factor de mudança, renovação e progresso. Nessa perspectiva, o programa de ensino é visto como instrumento básico e orientador de toda a planificação da actividade docente com vista à concretização dos objectivos propostos pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Entretanto, surge a necessidade de actualização dos programas de ensino por forma a acompanharem o desenvolvimento científico e tecnológico do mundo numa relação de interdisciplinaridade, não obstante, para a aproximação do aluno com o “real”[1].

Para Werneck (2006), ao falar de ensino não se pode referir apenas ao processo de transmissão de conhecimento, mas também da aprendizagem. Durante o processo deve-se considerar aspectos instrutivos e educativos e também como um processo de ensinar e aprender, que é organizado em conteúdos escolares.

Os conteúdos escolares não podem continuar sendo transmitidos à base de um “movimento rectilíneo uniforme”[2] (Bzuneck, 2004) em que os alunos vão recebendo uniformemente os assuntos programáticos, o que implica uma aceitação passiva da matéria. Para que sejam alcançados os objectivos educacionais é importante que o programa de ensino esteja organizado de forma lógica e, que seja visto como um conjunto de conteúdos flexíveis, dinâmicos e mais do que isso, que devem ser redescobertos e reconstruídos pelos próprios alunos. Para que isso aconteça é necessário que os elaboradores dos programas de ensino seleccionem e organizem os conteúdos em classe, ciclos e níveis, em função dos objectivos propostos considerando aqueles que são mais importantes e significativos para uma determinada realidade, à luz do paradigma do Bruner, 1962, segundo o qual a organização do conteúdo de cada matéria deve ser determinada pela compreensão dos princípios básicos que dão estrutura à própria matéria.

O actual programa de ensino de química da 9ª classe é deficiente no respeitante à organização das unidades temáticas, o que contribui de forma significativa no fracasso da assimilação cognitiva dos conteúdos programáticos, comprometendo o desafio da educação escolar que é tornar a aprendizagem da Química relevante para o aluno (MEC, 2009). Por forma a analisar profundamente este problema didáctico, propôs-se a pesquisa de carácter bibliográfica, que é sustentada pelo facto da percepção da existência de dificuldades enfrentadas pelos alunos no estabelecimento da relação estrutura – propriedades – aplicações dos compostos inorgânicos, conteúdos leccionados precedentemente às unidades temáticas Estrutura Atómica e Tabela Periódica, e Ligação Química.

A pesquisa tem como objectivo geral analisar a estruturação do programa de ensino de química da 9ª classe vigente em Moçambique.