UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

CAMPUS BACABAL

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 6° PERÍODO

DOCENTE: MEST. VILMAR MARTINS DA SILVA

ACADÊMICO(A): ÉLIDA RAYANE COSTA SILVA E LUANE VITORIA SABINO SILVA PEREIRA DE SOUSA.

 

Análise Crítica do Cap.6 Como ensinar na Educação Infantil? Reflexões sobre a Didática e o desenvolvimento da criança por Lucinéia Lazaretti e Maria Mello, do livro Histórico-Crítica legado e perspectivas

 

O capítulo começa com a discussão relacionada à como ensinar, já que é um desafio bem presente na vida do educador principalmente nos anos iniciais da educação já que o foco é como saber ensinar o público infantil. Segundo as autoras o que acaba dificultando mais ainda esse processo é o fator existente de alguns pesquisadores dessa área levarem em conta a ideia ou teoria de que o foco dessa etapa da educação acaba privilegiando não-ensino. O não-ensino é caracterizado pelo o professor que não busca em suas aulas ensinar ou se planejar conforme as dificuldades de seus alunos, não dando ênfase na construção do seu planejamento com base nas necessidades do educando, não levando em consideração a questão principal que é a pergunta "Como que se deve ensinar?". E com essa interrogação se faz necessário que haja uma observação válida com olhar pedagógico para fazer a utilização de recursos que facilitem a compreensão dos educandos com intuito de almejar os objetivos que foram traçados no planejamento da aula. Vale ressaltar a fundamental importância da utilização de recursos na qual os educandos já estejam familiarizados, com os objetos que sejam do seu cotidiano para auxiliar na construção e desenvolvimento do seu aprendizado.

O principal foco deste capítulo é basicamente tentar mostrar ao leitor/educador a construção das ações didáticas na educação infantil, dessa forma busca refletir os caminhos dos  princípios didáticos e organizá-los a partir das normas pedagógicas, trazendo pontos específicos que farão com que a educação dos educandos seja de forma eficaz e de qualidade.

[…] a finalidade da educação infantil é organizar o ensino de modo intencional e sistemático, mediante objetivos que visem promover a aprendizagem e desenvolvimento da criança, de modo a torná–la humana, no sentido de apropriar–se progressivamente dos múltiplos elementos culturais, ou seja, promover o desenvolvimento das complexas habilidades e capacidades humanas, pela mediação da aprendizagem escolar (LAZARETTI, 2013, p. 116).

Concluindo assim que a etapa da educação infantil é essencial nas buscas e construção do desenvolvimento cognitivo do indivíduo desde as séries iniciais, buscando um meio que irá facilitar todo o aprendizado desse educando durante todo o seu crescimento no decorrer dos anos que estará inserido nas salas de aulas.


Referência

MELLO , Maria; LAZARETTI , Lucinéia. COMO ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. In: PASQUALI, Juliana. Histórico-Crítica, legado e perspectivas. [S. l.: s. n.], 2018. cap. Capítulo 6, p. 117, 133.