ANÁLISE CRITICA

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO COMO PRÁTICA SOCIAL: FUNÇÕES, PRINCÍPIOS E DESAFIOS.

  Wilson Luiz Pereira dos Santos Universidade de Brasília, Programa de Pós – Graduação.   Em Educação e Programa de Pós – Graduação em Ensino De Ciências.

Introdução

             Na sua maioria a produção cientifica não é muito lida por causa do sistema capitalista, pois se haver interesse de ganhar dinheiro será lido e procurado se não passa despercebido. Pois a ideia de divulgar a ciência é antiga deste século XVI. No século Xix,tanto na Europa como nos Estados Unidos a ciência incorporou-se  ao  currículo escolar. Também a partir daquele século, eram encontrados na Inglaterra e nos Estados Unidos publicações de livros e artigos sobre ciências destinados ao público geral, bem como artigo que destacavam a importância do estudo da ciência pelo publico.

             Na atualidade deveria ser o ter letramento cientifica na conta de água e a luz que já vinha na conta já vinha na conta já que pagamos tantos impostos. Para se tiver um conhecimento cientifico e tecnológico é preciso ter uma população alfabetizada e depois letrada para poder o cérebro dessa pessoa interpretar a linguagem cientifica e tecnológica. No Brasil a história da educação só era para classes sociais da elite, pois, os pobres e negros não Tinha direitos à educação tanto na época da colonização como no império e também na republica veio melhorar no século XX, mas uma educação de repetição e quem tem dinheiro vai estudar na Europa onde a educação é de comando de primeira qualidade. Já no Brasil tem quantidade e pouca qualidade assim fica difícil a educação temos tecnologia mas o povo usa e se vicia em jogos e redes sociais e não produz conhecimento.

             Pois a educação no Brasil começou com os jesuítas só de reproduzir o conhecimento e de que se deve obedecer aos burgueses. E enquanto o rico é uma educação de mandar e escravizar e se houver alguma alteração e eliminado como aconteceu com Tiradentes. Nas sociedades em que prevalece a modalidade escrita da língua, as instituições escolares veem desenvolvendo um papel fundamental no processo de alfabetização e letramento dos alunos. Aliam, essas parecem ser as duas prioridades da escola: alfabetizar e letra pessoas.

- 3 -

A Escrita e o Letramento

          Para se tiver uma educação de letramento cientifico e preciso primeiramente acaba com o analfabetismo principalmente em nossos pais. Precisamos saber a diferença entre um individuo que é apenas alfabetizado de outro indivíduo que é alfabetizado e também letrado:

          Alfabetizado; É aquela pessoa que adquiriu a tecnologia da escrita, sabe decodificar os sinais gráficos. Mas não se apropriou das habilidades de leitura e escrita (lê com dificuldade de modo superficial, escreve textos simples como, por exemplo: bilhetes, listas de compras). A pessoa alfabetizada tem quarto benefícios que não experimentou: a-entender textos mais sofisticados, que exigem uma compreensão mais profunda; b- Elaborar com frequência relatórios detalhados de trabalho- Escrever textos argumentativos que defendam seu ponto de vista de modo claro e persuasivo; d-Descrever com precisão e sutileza pessoas e ambientes visto ou imaginado por ele.

- 4 -

AUTOR: GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

ANÁLISE CRITICA

 

JOÃO PESSOA – PB

             Letramento digital o pesquisador, não mais repetidor de informações, o professor modifica seu perfil e sua pratica pedagógica a leitura e escrita ultrapassa os limites da escola em vários aspectos, tais como: velocidade do próprio ato de apreender, gerenciar e compartilhar as informações: verificação on-line pela Internet da autenticidade das informações apresentadas, com condição de comprovar ou corrigir os dados expostos virtualmente em um site da grande rede ,quando, por exemplo, surgir uma dúvida sobre quem teria recebido o prêmio Nobel de literatura em certo ano, cuja dúvida será resolvida acessando as informações indexadas na rede mundial de computadores: ampliação do dimensionamento da significação das palavras, imagens e sons por aonde chegam às informações a serem processadas na mente do aprendiz: crescimento da participação de outros interlocutores na “composição coletiva “e”, às vezes, simultânea de textos na Internet como ocorre com os chats (conversas por escrito e auxiliadas por ícones de modo simultâneo e à distância entre várias pessoas de diversas partes do país ou do mundo), bem como acontece com as hiperfunções colaborativas (que consistem na escrita de um texto literário na rede com a colaboração real de várias pessoas no espaço virtual). À consequência mais visível dessas construções coletivas é a divisão do trabalho de autoria, tornando os envolvidos coautores, logo, corresponsáveis e mais comprometidos com o discurso ali elaborado por cada um dos participantes. 

           Letramento cientifico quando a pessoa passa por todas estas etapas

            E estimular daimportancia de politicas públicas na educação do governo atual deve financiar:

           - a construção de tele centros públicos (locais,gratuitos de acesso à internet e de aprendizagem de  processadores de textos)

          -  equipar as escolas do ensino fundamental e médio com laboratórios de computação;

          - capacitar em massa seus professores transformando-o em “letrados científicos”.

           Provavelmente os gêneros textuais científicos e sociais: e-mail ,chat ,fórum eletrônico ,lista de discussão à distancia ( síncrona e assíncrona) weblog, hiperficções colaborativas serão cada vez mais trabalhados , aprendidos e utilizados na escola e principalmente fora dela.E trabalhar também hipertexto que é a pagina eletrônica da internet que permite acesso simultâneo do leitor a textos ,imagens e sons de modo interativo e não-linear,possibilitanto visitar outras paginas e assim controlar até certo ponto sua leitura-navegação na grande rede de computadores.Dentro dessa perspectiva os usuários de internet exercem ao mesmo tempo a função de leitor e autor,pois são eles mesmos que  escolhem as informações que querem ler ,clicando nos links presentes naquela página digital á espera de ser explorado.Pela corrente socioconstrutivista a aprendizagem é considerada como muito mais duradora e eficaz, pois permite que o aluno absorva “o como fazer “ motivado por uma situação de real necessidade e sem a utilização de exercícios mecânicos pré-construídos com esse propósito.

- 5 –

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

Letramento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

A Wikipédia possui o portal:

  • Portal de educação

Designa-se por letramento(português brasileiro) ou literacia(português europeu) o resultado da ação de ensinar a ler e escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita 1 .

Surge um novo sentido para o adjetivo letrado, que significava apenas “que, ou o que é versado em letras ou literatura; literato” 2 , e que agora passa a caracterizar o indivíduo que domina a leitura, ou seja, que não só sabe ler e escrever (atributo daquele que é alfabetizado), mas também faz uso competente e freqüente da leitura e da escrita. Fala-se no letramento como ampliação do sentido de alfabetização e como prática social que favorece aos sujeitos interpretar os discursos veiculados socialmente.

nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros de textosescritos que a criança ou adulto reconhece. Segundo essa corrente, a criança que vive em um ambiente em que se leem livros, jornais, revistas, bulas deremédios, receitas culinárias e outros tipos de literatura (ou em que se conversa sobre o que se leu, em que uns lêem para os outros em voz alta, leem para a criança enriquecendo com gestos e ilustrações), o nível de letramento será superior ao de uma criança cujos pais não são alfabetizados, nem outras pessoas de seu convívio cotidiano lhe favoreçam a atuação na sociedade grafo-cêntrica.

Por indicar uma vasta gama de práticas sociais no âmbito da cultura escrita, o conceito letramento vem sendo acompanhado por adjetivos que buscam delimitar cada uma de suas dimensões, sendo possível encontrar estudos sobre letramento matemático, literário, musical, científico, etc. Tal diversidade vem sendo objeto de vários estudos, como os desenvolvidos por Rojo (2012) - Multi-letramento na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

Estudiosos afirmam que são muitos os fatores que interferem na aprendizagem da língua escrita, porém estudos recentes incluem entre estes fatores o nível de letramento. Paulo Freire afirma que "na verdade, o domínio sobre os signos linguísticos escritos, mesmo pela criança que se alfabetiza, pressupõe uma experiência social que o precede – a da 'leitura' do mundo 3, que aqui chamamos de letramento.

E atualmente, o ensino passa por uma revisão, haja vista que as pesquisaProvinha_Brasil tem comprovado que embora escolarizada, um volume considerável de estudantes apresenta grau insatisfatório de letramento. Ela(e) lê o que está escrito, mas não consegue compreender, interpretar o que leu e isso pode acarretar algumas limitações, pois se ele não interpreta ou compreende corretamente, ele poderá ter dificuldades de aprendizagem em diferentes disciplinas escolares. De acordo com Freire (1989, p. 58-9), “(...) o ato de estudar, enquanto ato curioso do sujeito diante do mundo é expressão da forma de estar sendo dos seres humanos, como seres sociais, históricos, seres fazedores, transformadores, que não apenas sabem mas sabem que sabem.”4

Sendo assim, o professor tem um primordial papel no sentido de transformar esta pessoa alfabetizada, em uma pessoa letrada e isso se dá através de incentivos variados, no que diz respeito à leitura de diversas tipologias textuais e também utilizando-se de exercícios de interpretação e compreensão de diferentes tipos de textos, em que vários tipos de ferramentas podem ser utilizados. Podem ser usados materiais mais convencionais como livros, revistas, jornais, entre outros e materiais mais modernos como Internet, blogs, e-mails, etc. Também existem muitos jogos, materiais lúdicos e brincadeiras que incorporam a leitura e tornam o aprendizado mais natural e um pouco mais instintivo - principalmente por parte das crianças.5

Portanto, mais importante que decodificar símbolos (letras e palavras), é preciso compreender a funcionalidade da linguagem em suas representações oral e escrita, pois é assim que o sujeito exerce sua cidadania e tem mais oportunidades de agir no mundo de forma autônomo e crítica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Alfabetização
  • Likbez

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Mapa Brasil Alfabetizado

Notas e referências

  1. Ir para cima↑ SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
  2. Ir para cima↑ LETRADO. In: MICHAELIS Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em <http://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em: 07 mar. 2008.
  3. Ir para cima↑ (Cartas a Guiné-Bissau: Registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 4a. ed., 1984))
  4. Ir para cima↑ FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1989.
  5. Ir para cima↑ Educar para Crescer - Guia da Alfabetização. Disponível em <http://educarparacrescer.abril.com.br/alfabetizacao/1/>. Acesso em: 20 de maio de 2013

Campos de estudo da Educação
Administração escolar | Arte-educação | Biologia educacional |Distúrbios da aprendizagem | Educação de adultos | Educação inclusiva | Educação popular | Filosofia da educação | Medidas educacionais | Metodologias de ensino | Necessidades educativas especiais | Orientação educacional | Pedagogia | Politicas educacionais | Psicologia da aprendizagem | Psicopedagogia |Sociologia da educação | Supervisão do ensino | Tecnologias educacionais | Psicologia do desenvolvimento | Teorias da aprendizagem
Ensino por tema: Alfabetização | Educação sexual | Educação matemática | Ensino da língua materna
Níveis de ensino: Educação infantil | Ensino fundamental |Educação especial | Ensino médio | Ensino superior
Rankings internacionais: Índice de alfabetização | Programa Internacional de Avaliação de Alunos | Índice de educação

Categorias: 

  • Palavras que diferem em versões da língua portuguesa
  • Terminologia da educação
 

Menu de navegação

  • Criar uma conta
  • Autenticação
    • Artigo
    • Discussão
    • Ler
    • Editar

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

  • Página principal
  • Conteúdo destacado
  • Eventos atuais
  • Esplanada
  • Página aleatória
  • Portais
  • Informar um erro

Colaboração

  • Boas-vindas
  • Ajuda
  • Página de testes
  • Portal comunitário
  • Mudanças recentes
  • Manutenção
  • Criar página
  • Páginas novas
  • Contato
  • Donativos

Imprimir/exportar

  • Criar um livro
  • Descarregar como PDF
  • Versão para impressão

Ferramentas

  • Páginas afluentes
  • Alterações relacionadas
  • Carregar ficheiro
  • Páginas especiais
  • Ligação permanente
  • Informações da página
  • Citar esta página

Noutros idiomas

  • English
    • Esta página foi modificada pela última vez à(s) 15h34min de 23 de março de 2014.
    • Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons - Atrib