Resumo

O presente estudo consistiu em analisar a qualidade de água para o cultivo da Tilápia mossambicus em tanques de cativeiro na empresa AQUAQUEL. a metodologia usada foi na recolha de amostras de parâmetros físico e químico semanais  ( temperatura, Ph, Oxigénio dissolvido e  Transparecia) e processadas com ajuda de Excel. Os resultados obtidos foi  pico máximo de Ph  na ordem de 7,58 e o pico mínimo 6,68, máximo de Oxigénio dissolvido na  ordem de 4,92mg/l  e o pico mínimo 3,87mg/l, pico máximo  de transparência na ordem de 32,95 o C e o pico mínimo 22,33 o C e pico máximo de temperatura  na ordem de 26,81 o C e o pico mínimo 19,76 o C, a conclusão obtida foi de apenas três os parâmetros temperatura, Ph, Oxigénio dissolvido  encontravam dentro de parâmetros recomendados para a pratica de aquacultura, apenas as Transparecia é que esteve fora de intervalos recomendados .

Palavra chave; Analise, Qualidade de agua e parâmetros físicos e químicos

CAPITULO I - INTRODUÇÃO

O processo de criação de peixe em cativeiro requer uma análise minuciosa da água com vista a conhecer os principais factores que podem estar por detrás do sucesso ou insucesso dos resultados obtidos. Para a criação de espécies marinhas em particular em tanques de rede pré – estabelecidos os factores como temperatura da água, oxigénio dissolvido na água, o pH da água e a transparência da água devem estar na faixa óptima a fim de garantir a sobrevivência das espécies marinha que está a ser criada. CARNEIRO; (1999: 69)

Pretende – se com este trabalho fazer o estudo da qualidade da água para o cultivo da espécie Tilápia, sobre tudo a subespécie Oreochromis mossambicus no seu cultivo em cativeiro, a partir dos tanques pré estabelecidos na empresa AQUAQUEL localizada na Cidade de Quelimane particularmente em no povoado de Inhangome.

Na óptica de CHAVES (1982, p. 150) a água é o meio em que os peixes vivem, neste meio é que eles encontram protecção, alimento, condições para sobreviver e se reproduzir. Ao contrário do meio ambiente terrestre LOURES, at all; (2001: 250), diz que dentro da água não ocorre mudanças bruscas de temperatura e as demais características podem ser consideradas estáveis visto que as alterações se processam lentamente dando plenas condições ao peixe de se adaptar. Por isso que devemos controlar o ambiente de criação pois, variações podem alterar o metabolismo e/ou afectar a saúde dos peixes. JORY, at all: (2000: 130).

Diariamente devemos fazer o monitoramento da água para detectar alterações e mantê-la nos padrões desejados. Para isso poderemos utilizar algum tipo de kits de análise de água encontrados no mercado, desde que seja de boa qualidade, de fácil operação e não seja oneroso. A observação do comportamento dos peixes no viveiro também é fundamental para se detectar alguma anormalidade no sistema, más para isso é necessário atenção e experiência na criação. Com o tempo será possível ao operador associar mudanças na qualidade da água com alterações no comportamento dos peixes. JORY, at all: (2000: 130)

Na óptica de JORY, at all: (2000: 130), As principais características da água a saber são: oxigénio dissolvido (O2D), nitrito (HNO2), Gás carbónico (CO2), alcalinidade, amónia (NH4) e cloreto. Além de equipamentos para análises químicas, é importante termos um frasco cónico para determinação dos sólidos em suspensão e um termómetro.

Existe uma inter-relação entre os parâmetros de água, sendo necessário uma análise do conjunto (ex.: a amónia pode ser letal com pH 8,0 e não ser letal com pH de 7,2) para se determinar a normalidade do sistema tanto para os peixes criados como para os microorganismos do biofiltro.

Toda a correção dos parâmetros de qualidade de água deverão ser corrigidos gradualmente, evitando-se mudanças bruscas no sistema, apenas com excepção da concentração do nível de oxigénio, que deverá se elevar o mais rápido possível. JORY, at all: (2000: 130).

CAPÍTULO II – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Características físicas da Tilápia Oreochromis mossambicus

Oreochromis mossambicus ou Tilápia de Moçambique é uma espécie que no estado adulto pode passar 5kg, e mede ate 40 cm de comprimento, podendo viver de 8 a 10 anos, apresenta diversas cores desde o escuro ao cinzento castanho, região ventral clara ou cinzento prateado, ao longo do corpo podem-se ver 6 faixas verticais escuras, os machos são geralmente pretos com uma mancha branca na garganta e vermelha nas pontas das barbatanas, enquanto as fêmeas são cinza ou castanho, é uma das espécies mais tolerantes à salinidade e sobrevive bem a concentrações de sal de até 70 ppt e tolera concentrações próximas de 120 ppt quando adaptada gradualmente, consegue se reproduzir em águas de salinidade próxima a 50 ppt e a eficiência reprodutiva é cerca de três vezes maior em água com salinidade entre 9 e 15 ppt do que em água doce (Kubitza, 2005, p. 150).