• O AMOR é uma construção da MENTE apoiada pelos SENTIMENTOS...

    A nossa cabeça processa TUDO o que admiramos numa pessoa "específica" por quem estamos "atraídos" (e com quem, obviamente, ja tivemos, a priori, uma convivência afetiva...) avalia nossas vivências mútuas, experiências desfrutadas juntos e tomamos UMA DECISÃO INTERNA de querermos conviver amorosamente com aquela pessoa... Portanto, é bom que se saiba que nem toda atração é física!

    Na paixão, entretanto, não há decisões de nenhuma espécie -- simplesmente DESEJAMOS o Outro sem nenhum critério objetivo!

    Como sabermos o que ocorre na atração?

    Se a ATRAÇÃO é em nível de PAIXÃO OU NÃO...DEPENDE, BASICAMENTE, SE HÁ OU NÃO ... DESEJO FÍSICO (sexual!). 

    A paixão pode até empolgar -- entusiasmar --- seduzir... mas ela é EFÊMERA. Dura o tanto que dura o DESEJO (sexual). Satisfeito o DESEJO (sexual) acaba o sentimento que desencadeou o DESEJO!! 

    Ja no AMOR temos um SENTIMENTO que transcende o DESEJO (físico). Pode até haver DESEJO "físico" mas o que nos liga à pessoa são coisas de sua PERSONALIDADE que nos cativa. Seu caráter -- habilidades -- cultura -- gentileza, enfim seus predicados pessoais que desejamos USUFRUIR. 

    Seria como a diferença entre FOME e APETITE. Na fome temos carência alimentar. Ja no APETITE temos vontade de comer. O APETITE é um desejo orientado pela MENTE. Ja a FOME é um INSTINTO... Um IMPULSO descontrolado tal como a PAIXÃO!

    O AMOR É UM DESEJO ORIENTADO PELA MENTE!!

    NEM TODO DESEJO É FÍSICO (sexual!!)

    A PAIXÃO É UM IMPULSO DOS SENTIDOS (sempre "físicos")!

    O desejo "físico" se alimenta de ESTÍMULOS... A aparência "física" de alguém por quem nos sentimos, fisicamente, "atraídos"... a BELEZA que vemos nesta pessoa (outros podem não ver... esta "mesma" beleza...) sua expressão corporal INSINUANTE... seus trejeitos... sua voz... sua SENSUALIDADE...

    AMOR X PAIXÃO podem coexistir juntos?

    Nunca. A Paixão sempre precede ao Amor. É possível, também, amar uma pessoa sem que tenhamos passado pelo FOGO DA PAIXÃO. Como também, podemos viver uma PAIXÃO sem que esta resulte, necessariamente, em AMOR!

    OU A PAIXÃO PODE DESPERTAR UM SENTIMENTO AMOROSO!

    É isto.

    Reinaldo Müller > "Reizinho"

     

  •