AMOR POR EXCELÊNCIA

João 3:16  Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Há um amor maior que este?

Conseguimos dimensionar o que isto tenha significado à criação de Deus e ao universo dos homens?

Falamos de amor sem entender do amor maior concedido, emanado. Claro, entendemos  o sentimento “amor”, sem contudo sabermos o que a palavra amor significa em sua extensão.

O texto sagrado fala que  o amor de Deus EXCEDE o entendimento humano.

Sentimo-nos miúdos em tentarmos dimensionar o  amor que sentimos à alguém. O que vem a ser sentir amor por alguém?

Na nossa dimensão humana, sentimos  um sentimento profundo, sentimento da alma, por  alguém e falamos que isto seja amor. Mas, aquele amor  que queima o peito, aquele desejo ardente de se expressar por alguém, nossa pessoa amada,  procurando que ela consiga entender que  você a ama tão ardentemente , e, devido a um motivo ou outro,  ela não consiga perceber que  o teu amor está ali sendo oferecido, sendo exposto, não te traz  resultado. Qual é a tua decepção como humano, que procura ser notado e aceito?

Imagine então do amor de Deus que nos é oferecido como pai. Sim, nosso pai. Pai de todos. Quantos seres humanos O desprezam, quantos O tem como somente um Ser  que habita não se sabe aonde e que nem com Ele procuram demonstrar a gratidão de terem sido, cada um em seu tempo, sobrevivente de uma corrida e luta inicial na sua concepção humana. Os seres humanos, mesquinhos em amor, falam tanto em amor, demonstram seus gostos e desejos, mas não reconhecem Aquele que os amou por primeiro e deu-lhes a vida. Os seres humanos, que conseguem criar dia para tudo quanto é coisa, homenageiam datas e procuram se expressar como reconhecedores de bondades, não conseguem reconhecer uma bondade maior Daquele que os mantém de pé. Os seres humanos que reconhecem O Criador, Dele obtêm misericórdia, Dele obtêm dádivas maiores, pois é de um amor que excede o entendimento racional que obtemos misericórdia e graça. Quantos somente  buscam a graça sem entender a sua misericórdia.

O que seria de nós se não fosse Deus nos conceder  da sua misericórdia?

Nas nossas angústias terrenas,  médico algum pode nos conceder cura?

Há médico  humano que nos salve a alma, que perdoe os nossos pecados?

Consegue agora entender o que significa o amor de Deus?

Há um texto que diz: Eclesiastes 11:5  Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

Como procurar então  entender o amor de Deus a nós seus filhos, se não o reconhecermos como Pai e desrespeita-Lo como Senhor?

Todos temos família, se temos família, temos um pai. Mas quem concedeu vida a nossos pais? Seria obra do acaso? Claro que não. Há um criador de todas as coisas. E Dele somos feitura, e por Ele somos mantidos vivos até que  assim o  queira. É necessário entender uma coisa que também está nas Escrituras João 1:3  Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

O sentimento “amor” é parte do ser do ser humano, porque representa uma partícula do amor de Deus ao próprio ser humano. Uns desenvolvem mais, conseguem se expressar com mais naturalidade, são desinibidos, outros precisam ser constrangidos a se externarem, mesmo que o sinta imensamente dentro de si.

Deus sempre procurou expressar o seu amor para conosco, mesmo sendo nós pecadores. Um dia culminou em enviar o seu filho para que por morte pudesse ser percebido e aceito. Mas mesmo assim o homem rejeitou o amor de Deus. Preferindo a si mesmos e a governos corruptos a lhes dominarem em vez de serem alcançados pela misericórdia divina, e por ela serem abençoados pela eternidade dos tempos. Sabemos que o pecado dos homens os levam a isto. Sabemos que o pecado cega o entendimento humano. Você poderia  me pedir: mas Deus não é humano, como poderia eu entender do seu parecer divino?

Te responderia: Aceite-O e clame ao Senhor e Ele te mostrará as coisas do espírito para teu entendimento humano e carnal.

Romanos 11:36  Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas.

Falamos pois, que amamos o nosso semelhante. Mas eu te convidaria  à uma reflexão: Você  consegue amar a ti mesmo sem amar o vosso próximo?

Evidente que estou falando daquele amor platônico, que é o amor desligado de  interesses, sem ideal, daquele amor do respeito à pessoa, daquele amor do reconhecimento do ser humano ser igual a você, com todas as falhas e acertos. E que luta por ser observado e aceito, querido, pois quem não se gosta ? Ou estou falando coisas sem nexo?

Interessante é quando este sentimento desperta em nós o amor para a união, para o desejo do coração, que nos leva ao casamento, que nos leva a formação de família e que nos leva a continuidade da determinação do Criador que falou a Noé que saísse pela terra e a povoasse.

Interessante e é o que Deus espera da sua criatura, é o despertar ao amor de Deus. Querer Dele, buscar ele, com todo o entendimento, querer Dele a Graça divina, ter comunhão com suas coisas. Procurar entender o mundo espiritual. Clamar pelo seu nome e ser respondido, procurar desenvolver a fé, e constatar  ser correspondido pela fé. Almejar ser tratado como filho e ser então  recompensado pela sua busca por fé. É como está em Hebreus 11:6  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Se cremos em Deus, temos fé. Desenvolvamos nossa fé, Agrademo-nos de Deus e Ele se agradará de nós. Mas, procuremos andar conforme Ele deseja: OBEDECENDO OS SEUS MANDAMENTOS e ACEITANDO OS PRINCÍPIOS DE JESUS, pois sem Ele, Jesus Cristo, ninguém haverá de ver a Deus. Sem Jesus ninguém será salvo. Creia em Jesus Cristo e serás salvo TÚ E TUA CASA. Tão somente O aceite como SALVADOR e SENHOR. Se com tua boca confessares, Ele é fiel e justo em perdoar os teus pecados. É necessário entender disso, para que possas usufruir do amor de Deus que excede o entendimento do humano.

As nossas obras seriam uma externação de amor ao nosso próximo? Sim seria.

Mas e a fé, e a crença? Precisamos delas para sermos aceitos. Obras sem fé ou fé sem obras, ambas se anulam, são mortas.

Tiago 2:17 17  Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.

Querer refutar isto é dizer que as escrituras são inverdades. Precisamos desenvolver as duas para que alcancemos o  galardão proposto.

Então a pergunta: VOCÊ JÁ CONHECEU OUTRO AMOR MAIOR QUE ESTE?

Se você conhece, não precisa procurar entender desse amor, pois você já o tem. Agora se você ainda não conhece amor maior, agarre-se a este amor e seja um abençoado por Deus em todas as áreas de sua vida, inclusive,  na área do AMOR.

O que é necessário para isto?

Seguir os mandamentos. Aceitar a Jesus e passar a crer Nele como Senhor.

Assim como está: Hebreus 1:3  Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,   vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.

Isto é loucura aos olhos humanos, porque este é o MAIOR AMOR DO MUNDO, outro amor igual a este nunca mais o haverá.

Valdir Carvalho –Cascavel-Pr,  07.03.2007