Um homem já velho, vivendo os seus últimos anos, foi interrogado a cerca de sua fortuna:
- O senhor tem uma imensa riqueza, se lhe fosse concedido um desejo, o que o senhor queria? Ainda lhe falta algo para completar a sua fortuna?
- Sim, disse o velhinho, me falta a emoção. Emoção é algo que nunca tive em toda a minha vida. Gostaria de saber o que é chorar de emoção ou ao menos senti-la.
Portanto sabemos que a vida tem dois sentidos: o material e o espiritual. A riqueza vem pela luta da vida e também pode aparecer através de outro caminho, mais as emoções da vida não aparecem por acaso. Não a encontramos em nenhuma galeria. Nós a encontramos no teatro da vida. As emoções que temos estão no nosso jeito de viver. Podemos sentimos tê-la a qualquer momento. Em um sorriso sincero entre as pessoas há uma emoção. Em um aperto de mão com reverência em nosso interior, sentimos emoção. Quando fazemos uma caridade e tiramos alguém do sofrimento, podemos até chorar de emoção. Ao contemplarmos a beleza das flores, o verde de uma imensa floresta, o sorriso de uma criança etc.
Na vida podemos ter uma infinidade de emoções, não dá nem para descrevê-las. Às vezes podemos comprar uma boiada e colocar em nossa imensa invernada e não sentir emoção, mais alguém, com dificuldade, pode comprar um brinquedo para seu filho, pode sentir emoção.
Podemos dizer com certeza que aquele homem, apesar de ter uma grande fortuna, nunca sentiu emoção, porque nunca amou. Muitas vezes não percebemos o sentido da vida, isso é como entrar em um quarto fechado e viver na escuridão, é como navegar nas trevas e não chegar a lugar nenhum.
Para termos emoção, precisamos encher o coração de amor. Na bíblica está escrito que os homens lançavam grande soma de dinheiro na arca do tesouro, mais uma viúva pobre lançou apenas umas moedinhas, e então Cristo chamou os apóstolos e disse: Essa viúva lançou mais do que todos, porque aqueles homens lançaram do que tinha de sobra, mais ela lançou todo seu sustento. Isso para os apóstolos foi uma emoção.
Não podemos condenar as riquezas e nem a fortuna de alguém, mais sabemos que ela em si não nos dá emoção na vida. Precisamos amar! O amor é uma poupança que rende juros incalculáveis. Aquele homem passou pela vida sem amar, só acumulando riquezas, por isso nunca teve emoções. Precisamos ter fé que a vida é um dom de Deus e que se tivermos o coração cheio de amor, teremos emoções, porque ela esta nas coisas simples da vida e é amiga inseparável do amor.