As causas existenciais não se deram por amor, mas sim pela luta. Desde a formação fetal, o ser humano entra em uma luta de sobrevivência, em uma luta de persistência e força. Então por que o centro está nesse “Sentimento” chamado “AMOR”? Pelo que me é visito e declarado pelo maior numero de pessoas, o amor é exalado pelo universo até encontrar o lugar certo, a pessoa perfeita ou o coração correspondente. Mas e se na realidade nada disso fosse uma verdade? E se o que você ouve ou sente fosse apenas algo implantando em seu subconsciente? Bom, não saberemos, pois o primeiro ser humano a existir ou a evoluir – dependendo da sua crença - já não existe mais, e mesmo que existisse, jamais lembraria da sua criação ou seu caminho evolutivo.

A vida é centrada em respostas, mas isso está errado, o ser humano foi criado para questionar, e pelo que é visto, nem isso ele pode fazer na sua grandiosíssima arrogância, no seu infinito orgulho, e no seu temido medo de sentir-se envergonhado ou humilhado por alguém que, humildemente, tem um conhecimento maior que o seu.

Os mistérios ainda são maiores do que a própria ciência pode imaginar. Em um universo com milhares de galáxias e planetas inexplorados, você se acha a última bolacha do pacote? Digo-lhe então, enquanto existir a venda que te cega chamada certeza, nada do que se é buscado, será encontrado.

O mundo declara ser responsável por amar e acolher a todos os nascidos em seu território, mas isso é só uma expressão que tenta mostrar que tudo o que se acredita está ultrapassado. O amor na verdade não existe. A ciência sempre tenta comprovar fatos com argumentos físicos e matemáticos, mas nunca com o conhecimento racional existente em cada mente. Sabe por que isso? Porque no fundo a ciência sabe que se você desenvolver seus QI poderá dominar o mundo, poderá superar a morte, poderá vencer suas perdas e seus medos. Se você souber usar sua mente, poderá dominar o mundo.

Em tantas culturas o amor é tratado como o maior sentimento, as religiões são baseadas no amor e tanto em Jesus como em vários homens, que assim como Jesus marcaram a história. Porém, de todos, o mais falado é Jesus. Mas por que esse Galileu? O que ele tinha de especial para marcar a história da humanidade? Acredito que você responderia “Porque ele curava sem cobrar”, “Porque ele era um bom contador de histórias”, ou “Porque ele amava a todos sem distinção”. Talvez algumas dessas sentenças tenham verdades inquestionáveis. Porém eu lhes digo, esse Jesus que marcou a história não tinha uma vida tão fácil. O mundo acredita que Jesus foi um homem amoroso, empático, alguém que nunca chorou ou sentiu medo, alguém que enfrentava tudo e todos sempre com olhos de amor. Se essa crença existe dentro de você, está no momento de rever os bloqueios internos e se libertar, libertar a mente para receber algo realmente importante e novo, que vai mudar sua forma de ver o mundo e a própria história.

Jesus foi o maior e mais sábio homem que já existiu, e falo isso centrando o conhecimento no cristianismo, nem mesmo o Grande Rei Salomão chegou aos pés de Jesus. Por mais que na Bíblia Sagrada haja a declaração de que Salomão foi, é , e sempre será o mais sábio dentre os homens, eu digo que as escrituras sagradas se contradizem, pois não houve e não haverá alguém mais inteligente e saudável emocionalmente como foi o grande homem Jesus.

Esse homem, como todos os outros, teve de enfrentar problemas que hoje o ser humano não encararia de frente. Jesus sentiu medo, se angustiou e pediu para que não precisa-se passar por tudo que foi “Designado”. A dor de Jesus era interna, mas Ele era tão saudável emocionalmente que não mostrava suas fraquezas, Ele entendeu que sua dor não poderia ser carregada por ninguém, Ele entendeu que a angustia era apenas um sentimento que todos os humanos sentiam e ele precisava sentir para se fazer carne e morrer por AMOR.

Chegamos ao pondo central. O que é AMOR? Talvez você não saiba ou talvez você acha que sabe. Na realidade, o amor não pode ser definido, assim como também não pode ser palpável, mas precisa ser experienciado. A humanidade não sabe amar, sabe por que? Em uma pergunta simples e direta: Você se Ama? Se você disse sim e tentou se justificar, eu lamento em dizer, mas você realmente não se ama, pois quem realmente ama não justifica apenas vive. Eu não vejo em nenhum momento Jesus justificar sua morte para as pessoas, se ele tivesse justificado os Soldados Romanos teriam pelo menos relevado o sofrimento que Jesus passou.

As pessoas estão cheias de certezas que não conseguem ver que estão totalmente erradas, por esse motivo a depressão surge, a ansiedade domina a sociedade, o homem não sabe se amar com prioridade, como vai conseguir ter saúde? Como vai ser feliz? Como vai ter paz? Como vai amar realmente alguém?

Se o amor cura, por que muitas pessoas morrem por dizerem que amam? Se o amor realmente é verdadeiro você não justifica, você não mata, você não machuca...

Jesus não precisava fazer parte de toda essa dedução, mas Ele fez, sabe por que? O único homem humano que realmente amou com toda a sinceridade, com toda a verdade foi Jesus. Há uma citação bíblica que diz: “Alguém tem amor maior do que este, de dar a sua VIDA pelos seus AMIGOS?”. Jesus foi o único que realmente entregou sua vida por amor, ele foi o único que amou com toda a verdade e convicção. Isso é amor. O amor é dar o que você tem de mais precioso por alguém que muitas vezes não merece nem acordar pela manhã, amar é não olhar para os erros que o mundo comete, mas sim para a esperança que ainda existe para a humanidade. O amor não tem justificativa, quem ama apenas ama sem se preocupar com o que os outros pensam a respeito. O amor não é morte, se for morte ou dor não é amor, é egoísmo, o verdadeiro amor traz a cura.

Nunca é tarde para a humanidade renascer. A única verdade é que existe o amor dentro de você, porém só existirá o amor se você acreditar nele. Para que algo exista antes você precisa acreditar e se doar. A história só é reescrita quando nos transformamos. Tudo é feito de fases, use disso para ser sua melhor versão. Ame, apenas ame, isso trará cura para você e para o mundo.

Referências Bibliográficas

Aleteia – O Amor Existe ou é Uma Fantasia? Disponível em <https://pt.aleteia.org/2013/12/06/o-amor-existe-ou-e-uma-fantasia/>. Acesso em: 27/07/2020 às 14h.

Super Interessante – Afinal, O que è Amor? Disponível em <https://super.abril.com.br/historia/amor/>. Acesso em: 27/07/2020 às 14:30h.

Aimée Roman dos Santos
Estudante de Tecnologia e Cursada em Life Coaching.