Ter um amigo é privilégio de muitos poucos. Ter um amigo verdadeiro é privilégio de uma, entre um milhão de pessoas. Ter um milhão de amigos é utopia de compositor de música popular brasileira. Porque amigo mesmo é aquele em quem podemos confiar sem medo,  os nossos maiores medos e os nossos maiores erros, com a certeza de que , apesar de tudo o que lhe confessamos, em nenhum momento ele irá nos trair a confiança, e continuará sendo para nós o mesmo que era antes.

Amigo é aquele que, mesmo depois de darmos uma grande queda, não medirá esforços para nos levantar e sempre estenderá o seu braço, para que continuemos andando de mãos dadas.

O amigo de verdade é aquele em cuja casa jamais haverá portas fechadas para nós, nem segredos escondidos.

Amigo é aquele que não se envergonha de ser nosso amigo, e diante de quem quer que seja mostra que é nosso amigo, em qualquer circunstância em que possamos nos encontrar.

O fiel amigo nem sempre compartilha com os nossos modos de pensar, muito pelo contrário, se discorda é sempre para o nosso bem. 

Dificilmente ele nos empresta dinheiro, mas nos incentiva a ganha-lo com o nosso próprio esforço. E quando nos empresta, cobra, pois assim estará nos ensinando a ser responsáveis e honestos.

Ele estará sempre disposto a nos escutar, mas nem sempre fala o que gostaríamos de  ouvir. No entanto, o seu objetivo visa a nossa felicidade.  Se o convidarmos, sempre estará presente em nossos momentos de alegria e de fartura, e jamais precisara de convite para se fazer presente nos dias tristes e em tempos de infortúnio, pronto para nos ajudar ou a nos enxugar as lagrimas.

Esse é realmente o verdadeiro amigo.

Junia - 2002