I INTRODUÇÃO

O tema ambiência me foi apresentado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e me despertando interesse a partir de uma experiência pessoal que durante visitas em um hospital pude observar como o ambiente pode influenciar nas pessoas por meio de elementos utilizados nos espaços, tais como a iluminação e as cores que me provocaram uma sensação acolhedora e segura.

A ambiência de acordo com o Ministério da Saúde - MS (BRASIL, 2010a), é uma tecnologia de humanização da atenção e da gestão no campo da Saúde. Já a humanização é um eixo das práticas de atenção e gestão do Sistema Único de Saúde – SUS, que também faz parte das práticas da saúde privada. Ela pode ser entendida como uma forma de valorização de todos os sujeitos participantes no processo de produção de saúde, por meio de participação ativa dos mesmos, ou seja, num processo coletivo e democrático (BRASIL, 2003).   

Portanto, o movimento pela humanização pode possibilitar o reconhecimento do ser humano como sujeito fundamental no processo de gestão nos diferentes campos, destacando neste estudo, o ambiente físico para a produção dos serviços, mas também para contribuir na recuperação do paciente e na saúde e bem estar dos trabalhadores.

O presente trabalho tem como objeto a ambiência na saúde. Apresenta como objetivo geral possibilitar uma reflexão sobre o papel da ambiência nos ambientes de saúde. Também apresenta os seguintes objetivos específicos: descrever como os elementos humanizadores atuam sobre o ambiente e usuários, assim como demonstrar aos gestores de saúde a relação da ambiência com a gestão.

A relevância deste tema se justifica quando no Brasil, os temas humanização e ambiência são destacados pelo Ministério da Saúde que disponibiliza em versão digital cartilhas tais como a ‘Política Nacional de Humanização’ (PNH) e a ‘Ambiência’. Ainda se observa existir uma lacuna no conhecimento científico ao se realizar buscas nas bases de dados das bibliotecas eletrônicas LILACS e SCIELO, utilizando-se o descritor ambiência. Ressalta-se, portanto, desenvolver pesquisas com este enfoque que possibilite contribuir com a gestão dos espaços físicos de saúde.

A metodologia do presente estudo traz uma abordagem qualitativa, ou seja, busca a compreensão de subjetividades presentes no âmbito da saúde (MINAYO, 2004). Utiliza-se a revisão da literatura por meio da busca nas bases científicas, além de livros que abordem os temas sobre a ambiência, humanização, cuidado em saúde e gestão.

O primeiro capítulo apresenta uma contextualização histórica da humanização nos ambientes de saúde.

O segundo capítulo traz a compreensão da ambiência e seus elementos humanizadores, apontados pelo Ministério da Saúde, por meio da cartilha ‘Ambiência’ (BRASIL, 2010a).

 No terceiro capítulo é abordado o conceito, o objetivo e o papel da gestão nos ambientes de saúde. [...]