O aleitamento materno ou amamentação é um ato que pode ser considerado natural, pois durante uma gravidez acontece á a produção de leite nas mamas através dos hormônios.
O leite materno nutre o bebê pois é um alimento rico e completo de todos os nutrientes necessários. Segundos estudos o bebê que mama nos seios maternos cresce e desenvolve-se melhor, pois o leite materno tem papel importantíssimo na imunidade do bebê, contém células de defesa e fatores anti-infeciosos capazes de proteger o organismo, além de destacar que a digestão do leite materno é mais fácil o bebê só precisa ter boa pega e sucção nos seios maternos. O bebê que só se alimentada do leite maternos exclusivo e em livre demanda até os 06 meses de vida diminui a chance de problemas com enjoos e cólicas, além de ajudar a contração do útero no puerpério fazendo com que a puérpera se recupere mais rápido nesse período, evitando hemorragias maternas, reduz o risco de câncer de mama e ovário. Portanto o ato de amamentar é o elo mais lindo e puro que entrelaça a mãe/bebê com gesto de afeto e troca de olhares com sinônimo de carinho, fazendo com que o bebê sinta-se mais seguro e amado, crescendo mais tranquilo.
Podemos citar outras vantagens para a amamentação materna como:
O leite materno é econômico e prático, por que já vem pronto, na temperatura ideal, é de graça e não estraga;
Ajuda a mãe a se recuperar ao seu peso ideal já que o corpo demora um pouco mais para retornar ao peso anterior;
Como foi falando anterior diminui o tempo de sangramento após parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal, reduzindo a chance de câncer de ovário e de mama, além de facilitar a eliminação de mecônio (primeiras fezes da criança) e protege contra constipação (intestino "preso").
Conclui-se que o leite materno é o alimento ideal para o bebê nos primeiros 06 meses de vida, com grande importância para sua sobrevivência do mesmo, devido o valor nutricional, imunológicas, e psicológicas entre mãe-filho, possibilitando a formação de ligação afetiva que começa no ato do nascimento e dura uma vida toda.