*NOBOKITE, Sueidis Angela.

Resumo:

O leite materno, é completo do ponto de vista nutricional, é de fácil digestão, está pronto e na temperatura certa. A criança alimentada com leite materno são mais saudáveis, pois contêm altos níveis de atividade de lisozima e de imunoglobulina A (IgA), permitindo a proteção contra diversas doenças bacterianas e virais.

Palavras- Chave: Amamentação, proteção, mãe.

--------------------------------------------------------

*Graduada em Enfermagem na Faculdade de Quatro Marcos – FQM

1. Introdução:

A criança amamentada ao peito recebe um alimento com característica bioquímicas espécie-específica, perfeitamente adequado à sua capacidade enzimática, e que oferece importantíssima proteção imunológica. Apresenta, além disso, efeitos psicológicos, maternos e econômico-sociais altamente positivo.

2. Desenvolvimento:

A amamentação natural é o modo mais prático, seguro e econômico de alimentar a criança pequena. O leite humano tem essa composição e pureza a salvo dos erros de preparo, sendo sempre dado à criança na temperatura ideal.

Seu custo direto é muito mais baixo quando comparado com qualquer outra forma de alimentação artificial. Se avaliarmos o custo indireto da amamentação artificial, deveremos iniciar anotando o preço do leite, da mamadeira e bicos, também devemos somar medicamentos, consultas médicas, exames laboratoriais e internações hospitalares, doenças como a desnutrição.

O aleitamento materno tem como uma de suas qualidades mais importantes a prevenção de doenças. A prevenção das doenças não-infecciosas se deve à composição bioquímica do leite humano, ao modo como a criança o recebe e ao seu menor custo.

O aleitamento materno ofereceu as condições ideais para a interação mão-filho, havendo relatos de melhor aprendizagem e adaptação social entre as crianças amamentadas no peito, prematuros que recebem leite materno tornam-se crianças mais inteligentes. A amamentação estreita a ligação entre o lactente e a mãe durante a alimentação.

O leite Humano contém fatores de defesa contra infecções. Entre os fatores solúveis estão imunoglobulinas, com ênfase para IgA, a lisozima, fator bífido, frações do complemento, assim como lipídeos com atividade antiestadicócica e antiviral. Os fatores celulares presentes são linfócitos T e B, plasmócitos, fagócitos mononucleares e polimorfonucleares.

Além disso, são encontrados anticorpos específicos contra uma série de agentes, conforme o ambiente em que a mão vive.  Este conhecimento explica a relação registrada desde os tempos mai remotos entre desmame precoce da criança. A criança desmamada passa a receber um alimento que não tem fatores de defesa necessários à sua imunidade incompleta e que adicionalmente pode ser hiperdiluído e contaminado na sua preparação.

3. Considerações Finais:

 

A presente pesquisa visa conscientizar as mães sobre os benefícios do aleitamento materno, tanto para a criança, quanto para a própria mãe é muito importante para a sociedade, sensibilizá-los de como será vantajoso o desenvolvimento de seu filho, através da amamentação.

Bibliografia:

BARROS, Sonia Maria O.; MARIN, Heinor de Fátima; ABRÃO, Ana Cristina F. Enfermagem Obstétrica e Ginecológica, São Paulo, 2002, cap. 17, p. 307.

ISSLER, Hugo; LEONE, Cláudio; MARCONDES, Eduardo. Pediatria na Atenção Primária, São Paulo, Sarvier, 2002.

LOWDERMILK, Leonard Dertra; PERRY, Shannon. O Cuidado em Enfermagem materna. Sed, Porto Alegre, Airtemed, 2002.