Amado Batista, o mais popular seresteiro do Brasil

Por jaime Calatrava | 31/07/2024 | Arte

Amado Batista, o mais popular seresteiro do Brasil

 

Quem é Amado Batista

Amado Rodrigues Batista, ou simplesmente Amado Batista é um cantor e compositor brasileiro nascido em Catalão, Goiás em 17 de fevereiro de 1951. Também atua em outras áreas, sendo empresário, criador de gado e produtor musical. Até a presente data, gravou 38 discos e vendeu mais de 38 milhões de discos, tendo recebido 28 discos de ouro, 28 de platina e um de diamante, o que o torna um dos mais consagrados artistas da música popular brasileira.

 

A carreira

O artista iniciou sua vida artística profissional em 1975, estando às vésperas de completar cinco décadas de carreira. Um feito de grande importância é o fato de haver criado uma fórmula de sucesso totalmente sua, sendo Amado Batista dono do seu próprio estilo, um nicho aonde navega só.

A gravação de seu primeiro trabalho ocorreu em 1975, “Amado Batista”, um compacto duplo, porém não alcançou o sucesso esperado. Persistiu, vindo a se tornar o artista romântico que todos conhecem.

Em 2010, já consagrado lançou pela Sony Music o álbum inédito “Meu Louco Amor”. Responsável por sua produção, o artista produziu um material eclético, englobando músicas dançantes, românticas e, até, samba. O álbum superou a marca de 100 mil cópias, ajudando a engordar os números de até então que era de mais de 30 milhões de discos vendidos.

Por mérito exclusivamente seu, tem espaço assegurado nos corações de fãs de todas as idades, classes sociais e recantos deste País; as décadas de sucesso mostram isso. Humildade, talento e profissionalismo são a base.

Amado Batista não é uma unanimidade. Mas porque deveria? Com mais de 20 shows por mês, busca atender a uma legião de fãs. O grande número de admiradores deve ser o foco. O artista tem em sua trajetória números expressivos, além dos milhões de discos vendidos, a presença nas redes sociais também impressiona, seu canal no Youtube possui mais de 3,5 milhões de inscritos.

 

Entre os maiores sucessos musicais do artista estão:

 

Desisto – 1977

O Fruto do Nosso Amor – 1978

Serenata – 1978

folha seca - 1984

Seresteiro das Noites – 1985

Meu Ex-Amor – 1989

Princesa - 1991

Secretária – 2016

 

Prisão

Amado Batista, a exemplo de outros tantos brasileiros, também sofreu com os rigores do regime militar. O fato ocorreu antes de iniciar a carreira de músico, na ocasião tinha recém conquistado a maioridade. Em entrevista à jornalista Marília Gabriela, no SBT, contou que trabalhava em uma livraria, posição que o permitiu conseguir para clientes livros tidos como subversivos.

Ele também disse ter enviado dinheiro a um professor universitário do Maranhão, que estava envolvido com atividades políticas clandestinas.

Porém, mesmo tendo sido torturado, não se considera vítima da ditadura. O episódio é comparado a “uma mãe que corrige o filho”.

Ele esteve preso por dois meses. "Me bateram muito. Me deram choques elétricos", declarou. “Me soltaram, todo machucado. Fiquei tão atordoado. Queria largar tudo e virar andarilho."

Durante a entrevista, perguntado se desejava confrontar seus torturadores, o cantor mostrou-se firme: "Não. Eu acho que mereci. Fiz coisas erradas, eles me corrigiram, assim como uma mãe que corrige um filho. Acho que eu estava errado por estar contra o governo e ter acobertado pessoas que queriam tomar o país à força. Fui torturado, mas mereci".

 

Concluindo

O romântico Amado Batista não é revolucionário no sentido belicoso da palavra, é um artista “do bem”. Tem por missão cantar sua música. Sorte nossa.