No quarto capitulo do livro de Álvaro Viera Pinto em referência, As sete lições sobre educação de adultos, o autor trabalha com o conceito em síntese, expõe o tema educação infantil em relação à educação de adultos.

Verificando, portanto, as diferenças essências em análise ao que se trata das modalidades do ensino.  Quando a criança aprende desde muito pequena o mecanismo em que se efetiva a educação.

Pedagogicamente, deve ser enfatizados os problemas de cada etapa do ensino,  sobretudo, o ensino acontece como mecanismo de transmissão desde a educação ao mundo de natureza infantil, até naturalmente a fase adulta.  

Em um primeiro momento, Álvaro Viera Pinto, evidencia a fundamental importância objetivando a finalidade da educação para o crescimento da criança tendo como orientação a idade adulta, a continuidade da formação educativa.

Para tal perspectiva é necessário respeito à trajetória da criança, a história de cada uma delas, a sociedade em que vive.  Com efeito, abrange a organização social da qual a educação pertence, tanto ao aspecto formal como informal.

 No entanto, o educador não pode perder a perspectiva dialética do mecanismo e da mesma forma objetivando a criança como sujeito,  da ação pedagógica.  Desse modo por tais motivos, Álvaro, pondera diversos pontos,  a educação dos indivíduos, a capacidade do adulto trabalhar com maior grau de desenvolvimento fisiológico e psicológico completamente diferente da relação  infantil, em que o acúmulo de experiência é inferiorizado.

A criança depende  das fases, dos momentos próprios à existência, não consegue entender o mundo concreto, a vida real, motivo pelo qual a diferenciação pedagógica é necessária.  

Desse modo alfabetização para o adulto é visto como processo pedagógico qualitativamente, no uso de métodos e técnicas diferenciadas.

O interesse em que a sociedade política tem com a pessoa, no caso em específico com o educando, o que ele sabe e pode favorecer a educação crítica, o que é completamente diferente do mundo da criança.

No entanto, o autor define conceitos aplicados à educação em sentido mais restrito, especificamente do mundo da infância a juventude. Com efeito, diferentemente, sentido mais complexo em ralação  ao mundo adulto.

 Importante compreendermos que a educação não restringe em nenhum dos tempos a uma situação dentro da sala de aula, pois permeia todos os lugares da sociedade política em que a criança e adulto pertencem.

No entanto, é na sala que a criança e adulto percebem a importância de participar do mundo coletivamente e a descoberta lentamente da consciência crítica.  Desse modo, a educação caracteriza em todos os seus aspectos, como um processo consciente em cada individuo respeitando seus devidos tempos históricos.

Indispensável que o professor aprenda no decorrer de sua história a necessidade de aprender a ensinar.  A educação visa transformar o indivíduo, pois não se transforma sozinho, porque toda transformação verdadeira é social, política e cultural, necessita da educação como instrumento.

Com efeito, definir o contexto social é de suma relevância para a vida do educando,  seja criança ou adulto,   a partir da  educação crítica não ingênua que o educando consegue compreender a sociedade em que se vive. Desse modo, o mecanismo educativo, ajuda o aluno, seja infantil ou adulto a compreender  a realidade em que se vive,  suas relações com a  mesma.

É fundamental o entendimento da sociedade política em que todos estão mergulhados, o mundo dos oprimidos e pelos valores condicionados a cultura vigente dominante.  

A educação é um fato social no qual a cultura predomina o seu avanço no caminho do domínio ou da libertação, vai depender sobre tudo, do caminho escolhido, o método ingênuo ou crítico, formalmente aplicado.

 Dessa forma é fundamental saber que sem a cultura, tanto para o mundo infantil, como adulto não é possível acontecer à educação. A mudança realiza exatamente das necessidades culturais dos envolvidos. A consciência mesmo em graus diferenciados, crianças e adultos, considerando as fases.

O saber  do mundo os direitos perante o mesmo compreendido pela educação.  Por meio da formação educativa que a vida infantil e adulta, consegue com maior ou menor relevância identificar os problemas de cada época a serem superados.

Uma educação que não supera os problemas propostos pela vida, não é educação.  A história crítica permite a identificação dos problemas de cada época e das fases distintas da vida infantil e adulta.

Quando o aluno é adulto, diferentemente  do mundo informal da criança, o professor para o  adulto não conseguir apagar as memórias registradas no  seu cérebro o que é antagonicamente diferente para aprendizagem infantil.  Entretanto, o professor não é o único detentor do saber, apenas um ser  que possui com maior sistematização, entendimento prévio, que deve ser usado para melhor aprendizagem em ambas as especificações  infância e adulto.  

A  educação um processo histórico, como tal cultural ,  que permite a  transformação  da sociedade como um todo,   quando não alienada   transmitida criticamente para o bem coletivo.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.