Educação a Distância

Qualquer tipo de curso, presencial ou a distância, exige muito de seus educadores, o que é importantíssimo, na medida em que ensinar requer motivar, influenciar, seduzir, ou seja, despertar no aluno o desejo de aprender, porque a Filosofia ensina que a verdadeira aprendizagem vem de dentro para fora, e não de fora para dentro. Por isso, faz-se necessário estimular o estudante a se dedicar ao máximo, utilizando, para tanto, os mais variados recursos. Nesse sentido, é imprescindível, na sociedade moderna, empregar no ensino equipamentos tecnológicos, a fim de superar obstáculos variados, geográficos e sociais, que prejudicam a educação brasileira.
Diante disso, é relevante que haja por parte dos educadores pesquisa e fiscalização atenta quanto ao atendimento do curso às leis que regem a educação a distância, para se evitarem decepções, desencantos e engodos pedagógicos. Paralelamente, é importante a todos os docentes de EaD o entendimento de que devem se empolgar com o curso, precisam se envolver ativamente e podem oferecer acréscimos e experiências representativos.
Assim, para que o EaD seja bem-sucedido, professores conteudistas/especialistas têm que exigir dos educandos a mesma empolgação, o mesmo envolvimento e, sobretudo, bastante responsabilidade. Além disso, eles precisam preparar a estrutura curricular das disciplinas e dos materiais que serão utilizados nos cursos a distância, bem como gerenciar o desempenho dos tutores, e tudo isso exige uma dedicação especial. Todas essas questões devem ser calcadas na experiência, na flexibilidade, no entusiasmado e, principalmente, no profissionalismo.
Dessa forma, o sucesso da aprendizagem na educação a distância, assim como no ensino presencial, depende da estruturação e do corpo docente, sim, mas também dos alunos, uma vez que cabe a estes valorizar cada oportunidade de apreender conhecimentos e práticas interativas propostas nas mais diversas temáticas colocadas em estudo. Essa compreensão é fundamental nos dias de hoje, em que os ambientes virtuais de aprendizagem viabilizam a interação e a formação profissional, com a intenção de superar distanciamentos que dificultam a qualificação do trabalhador brasileiro.

Jean Carlos Neris de Paula