Depois de um dia de trabalho, há quem não queira fazer mais nada. E também quem precise de ir “arejar as ideias” ou fazer algo diferente. Algo que os faça sentir, que o dia não é só trabalho.

Para descansar, há quem prefira apenas chegar a casa e descontrair. Talvez ouvir uma música ou beber algo que os faça descontrair. Outros optam por algo mais ativo, como um passeio ou uma corrida. Há ainda quem prefira exteriorizar as energias que lhe restam, no seu deporto de eleição. E outros há que investem na sua formação, aprendendo outro idioma ou uma nova profissão. E muitas outras opções haverá. Afinal, nada está escrito e cada um pode aproveitar o seu tempo livre da forma que mais lhe convém.

Agora, se pensar bem no seu dia-a-dia de trabalho, até que ponto o seu trabalho é uma fonte de stress e constante preocupação? Sabe gerir os tempos difíceis, com mestria e engenho, para não se envolver demasiado? E consegue pensar no meio de um turbilhão de acontecimentos inesperados?

O seu dia típico pode incluir muitas atividades distintas, desde telefonemas constantes, preparar propostas, recrutar colaboradores, tratar do aluguer de escritórios em porto, confirmar encomendas e um sem número de pequenas tarefas, também elas essenciais.

Aqui tem algumas ideias de como aumentar a sua eficácia enquanto reduz as suas horas de trabalho:

Projeto difícil

Se tem em mãos um projeto destes e está sempre a adiá-lo, dê-lhe agora uma oportunidade. Assuma um compromisso: dedique entre 30 a 60 minutos, por dia, para resolver e fazer avançar esse projeto, e apenas esse. Não invente desculpas para se afastar e concentre-se no objetivo que definiu.

Valorize o seu tempo

Se não tem de responder imediatamente a um email ou manifestar a sua opinião numa reunião, aguarde 5 minutos. Este tempo de espera, pode ser o tempo suficiente para estruturar a sua resposta ou até repensar o seu ponto de vista sobre a situação.

Identifique marcos importantes

Em vez de ver os seus projetos apenas como uma data de conclusão, defina os vários marcos importantes necessários para a conclusão do trabalho. Vá assinalando o progresso conforme for avançando.

Faça uma pausa

Planeie as suas pausas. Durante esses breves minutos procure pôr em prática pequenos exercícios e alguma atividade física, como ir buscar uma água ou fazer um percurso diferente entre dois pontos no escritório.

Motivação

Não deixe que os obstáculos que surgem, ao longo do dia, se atravessem no seu caminho. Em vez disso, escolha outras pequenas tarefas que sabe que vai conseguir concluir, e procure envolver-se novamente na onda da motivação.

Fluxo de comunicação

Não deixe os vários meios de comunicação, que habitualmente utiliza, tomarem conta do seu dia. Defina momentos específicos, durante a manhã e a tarde, para responder e resolver os seus e-mails, chamadas e mensagens recebidas.