Alugar Barcos Compensa?

Por Pedro Chagas | 28/07/2015 | Ecologia

Muito poucos são aqueles que não sonham em ter uma casa no topo de um monte com vista para o mar, vários carros topo de gama, e claro, um bom barco para navegar. Obviamente que só uma muito pequena percentagem da sociedade tem ou pode ver esse sonho realizado.

Para a outra percentagem, a mais comum, muitos são aqueles que têm poder econômico para comprar um barco, nem que seja um pequeno barco de recreio, como um barco de fibra ou um barco semi-rígido, com qualquer motor Yamaha entre 10 e 100 cavalos (por exemplo).

Será que o facto de ter poder econômico para poder comprar um barco, justifica mesmo a compra de um barco?

Numa pequena percentagem sim, que são aqueles que o utilizam quase diariamente ou mesmo diariamente, mas é sabido que a realidade não é essa. Pelo menos na área geográfica de Tavira no Algarve (Portugal). Embora uma zona claramente de pesca profissional, muitos são aqueles que têm barcos para pesca desportiva e para recreio, e que utilizam as suas embarcações apenas no verão, e esporadicamente no inverno, pelo menos quando o clima assim o permite.

Seguramente 70% da classe média que tem barco, não faz uma utilização regular do mesmo, uns utilizam apenas ao fim-de-semana, outros nas férias, e os que têm tempo, nem sempre têm dinheiro para combustível e usufruir do mar. Existem também os que têm tempo e dinheiro, mas que lhes falta a vontade.

Um barco tem despesas, desde o próprio barco, ao motor, ao abrigo, e ainda as obrigações legais e fiscais que um veículo desta natureza acarreta.

Se um indivíduo que nos 365 dias do ano utilizar o barco 20 vezes, e é essa a realidade (existem excepções), claramente alugar um barco ao invés de comprar um, torna-se bastante mais rentável. Monetariamente cada caso é um caso, mas há outros factores que poderão fazer a diferença, e a principal é o facto de estar descansado quanto á integridade do seu bem navegável. São inúmeras as histórias, de roubos e vandalismo, sem contar com o facto de um barco estar muito mais exposto ás intempéries do que outro veículo, por exemplo terrestre. Nem sempre a parte monetária é a mais importante, a parte de podermos estar descansados (psicologica), pesa quanto a mim, muito mais.

Alugar um barco tem as seguintes vantagens:

  • Os concessionários de aluguer colocam o barco e retiram o barco de dentro de água.
  • Legalmente, é apenas necessário ter licença de marinheiro.
  • Não tem de estar preocupado com manutenções esporádicas ou obrigatórias do barco.
  • Fiscalmente, não tem qualquer obrigação.
  • Em termos de segurança, ao alugar um barco na maior parte das vezes tem a palamenta completa.
  • Não tem de ter um espaço terrestre ou marítimo para estacionar o barco.
  • Não tem de estar preocupado com limpezas e desgaste.

Antes de o fazer, simplesmente estude as duas situações, mas acima de tudo, pense.