É muito incomum um motorista não ter em seu automóvel caixas de som automotivo. Muito disso é por causa da música estar no nosso cotidiano, afinal, quem não gosta de uma boa canção para embalar os dias, as horas e momentos mais diversificados, sejam de prazer e satisfação, ou até mesmo para distração, de modo a aliviar o stress. Assim, a intenção varia bastante, principalmente d depende de dono do carro, mas a caixa para som se torna muitas vezes indispensável para determinados motoristas.

A indústria tem investido bastante em equipamentos eletrônicos, de modo que o que se tem à disposição é uma variedade de equipamentos. Quando se trata de caixa para som automotivo, os players, por exemplo, são muito diversos, variando em função, como rádio e cd player, e mais comum atualmente, entrada USB. Alguns ainda podem vir em cores diferentes, sendo esta apenas mais uma forma de atração para os consumidores, que são exigentes e desejam ter em seus aparelhos um reflexo de suas próprias personalidades. Os painéis frontais são geralmente, destacáveis, e diferentes no designer, dependendo da marca.

Equipamentos para carros também têm incluído entrada para DVDs. São voltados é claro para os passageiros, e em casos de viagens longas, visando também entreter crianças, justamente entediadas enquanto o destino final não chega. Mas tudo isso envolve gastos e preços que se diferenciam entre si por marca, modelo, potência, ou seja, capacidade de produzir o som, e ainda, de loja para loja.

É possível com um menor gasto equipar um automóvel com potente caixa de som. Você pode optar, por exemplo, por construir a sua caixa de som, comprando em separado só componentes da caixa de som, os alto falantes, pesquisando em diferentes lojas, acessando à internet, onde os preços são mais acessíveis por uma questão até mesmo de impostos, e procurando uma marcenaria para a caixa, que pode ser de madeira ou de plástico. A instalação no automóvel pode ser feita de maneira particular, procurando como exemplo uma oficina. O baixo custo destes e de outros equipamentos se tornou acessivel às pessoas que sempre quiseram um som automotivo. Importante é que você saiba bem o que deseja para o seu carro, sendo um gosto pessoal ou uma necessidade. Isso facilitará na procura e também no preço. Uma boa pesquisa é essencial nesse sentido, assim como conversar com vários especialistas.