Os brotos possuem vitaminas, aminoácidos, minerais ácidos, enzimas e outras substâncias.

São espécies de alimentos com grande teor nutritivo e completamente naturais, porque para a germinação e desenvolvimento  a ponto de consumo, empregam tão somente as reservas retidas nas sementes. As várias fontes de vitaminas e outras substâncias lhes proporcionam uma grande capacidade nutritiva. Portanto, acompanhando a alimentação, completam possíveis faltas nutricionais. Alimentação sadia com baixa coloria.

Os brotos comestíveis que mais se comercializam são os brotos de feijão moyashi, chamado também de feijão mungo-verde, e na sequência vem os brotos de trevo, brotos de alfafa e brotos de rabanete. Também existem outras espécies que se utilizam para produzir brotos, como o repolho, o brócolis e várias outras. É interessante dizer que, independente do tipo, produzir brotos, pode se transformar numa ocupação muito atraente e rentável, inclusive é um trabalho que pode ser implantado também no meio urbano.

As propriedades dos brotos

É necessário observar que numa produção de brotos, a intenção é gerar plantinhas com as folhas bem pequenas, com o tamanho entre 0,5 a 1,0 cm. As raízes também não podem serem compridas. O mais importante na produção de brotos é a parte do hipocótilo, que é uma espécie de embrião do caule. Sendo uma produção de brotos do feijão moyashi, o hipocótilo precisa ser comprido (acima de 5 cm), espesso (acima de 2 mm) com cor amarela clara e textura firme. Se o broto estiver com a cor amarronzada, pode ser um sinal de que o produto não é fresco. É muito importante também que os brotos não estejam com coloração e odor desagradáveis.

O valor nutritivo

As sementes dispõem de retenções de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e lipídios. A vitamina C, bem como as demais vitaminas que acontecem em quantidades pequenas nas sementes, nos brotos são produzidas em ampla quantidade enquanto ocorre a germinação. E tem mais, os brotos puxam minerais da água utilizada para o seu desenvolvimento, os quais facilitam a penetração de outras substâncias relacionadas, isto é, eles se juntam a aminoácidos, permitindo o absorvimento deles pelo organismo.

Os brotos de alfafa tem um teor de proteína (5,1%) supostamente, inferior ao teor de proteína das sementes. No entanto, o volume de água dos brotos é 11,9 vezes superior ao das sementes. Sendo assim, se multiplicarmos 11,9 por 5,1% (=60,7%), teremos uma quantidade de proteína dos brotos numa umidade de 7,4% (equivalente a das sementes). Porém no caso do feijão moyashi, a proporção de proteína dos brotos crus ficaria em 36,6% (umidade de 10,1%). Excluindo-se os lipídios, a porção de nutrientes fica acrescida nos brotos, especialmente tratando-se de vitaminas B2, B3 e C.

Em falando-se de nutrientes, o broto de feijão moyashi contém 3 vezes menos calorias que a batata e 5 vezes que o ovo. O broto de alfafa tem uma maior quantidade de proteína que o leite. Referente aos minerais, é incrível o quanto são altas as taxas de fósforo, cálcio, manganês e de magnésio do rabanete, sendo, sobretudo, a fonte que mais contém magnésio. O broto de feijão moyashi possui uma quantidade de potássio equivalente a do ovo. O broto de alfafa tem uma excelente quantidade de micronutrientes, como zinco, ferro e manganês. Normalmente, quando relacionados com o ovo, o leite e a batata, os brotos são fontes mais significativas de vitaminas, maiormente os de rabanete.

Brotos comestíveis e o valor medicinal 

O que evita a oxidação de gorduras contidas no sangue, são os antioxidantes, como as vitaminas A, C e E, que impedem a criação de radicais livres no organismo. Sendo substâncias danosas para as células, os radicais livres podem transforma-las em células pré-cancerosas. Portanto, tais vitaminas são encontradas em grande quantidade nos brotos, principalmente as vitaminas A e C. Valor medicinal dos brotos comestíveis.

Uma composição foi separada do brócolis, em 1992, chamada "sulforaphane". Pois bem, tal composto estimula de forma natural, as enzimas que trabalham contra o câncer. Foi explicado que essa composição é capaz de impedir imensamente, a taxa de desenvolvimento, a incidência e o volume dos tumores. Foi constatado pelos cientistas que no broto de brócolis existe uma concentração desse composto, de 10 a 100 vezes mais do que no brócolis em fase adulta.

Um Kg de brotos de brócolis, consumido semanalmente, pode disponibilizar "sulforaphane" capaz de diminuir o risco de câncer de cólon em 50%. Os brotos das demais brássicas, como os de couve-flor, de repolho, de rabanete e outros mais, é muito possível que contenham também esse composto anticancerígeno, em grande quantidade. Os brotos, além dos benefícios já mencionados, têm também relação com a prevenção e tratamento de sinais da menopausa, com a diminuição do colesterol e com o recuo da osteoporose.