Basta o sol aparecer forte e recomeça o velho dilema. De um lado as tentações da boa mesa, a falta de tempo para uma rotina saudável e todas aquelas outras desculpas pra justificar os quilinhos a mais. No outro, o sonho da silhueta ideal, de preferência magra. Uma batalha que parece não ter fim, para homens e mulheres.

Aliás que pessoa já não tentou alguma dieta com promessa milagrosa pelo menos uma vez na vida. Tem gente que tenta de tudo. Até tomar água oxigenada quente, de manhã em jejum. E dieta da lua e do grão de arroz, de por o grão de arroz na água, da berinjela com laranja. 

Fica a dúvida. Será que existem alimentos que fazem bem à saúde e ainda ajudam você a perder peso? Pode ser esse o segredo das novas dietas. Fazer da comida uma aliada da balança. É transformar as refeições em estratégias para emagrecer. Para a nutróloga Jane Corona a regra é não abusar do que engorda e rever alguns conceitos.

A maioria das pessoas geralmente se preocupa com calorias... e isso é um erro alimentar. Porque muitas vezes você escolhe um alimento pouco calórico, mas que não dá saciedade.

Então o importante pra quem realmente quer perder peso é consumir aquele alimento que a digestão é mais demorada. Então, que ela fica mais tempo sem fome. São os chamados alimentos sacietógenos, que dão saciedade. Ricos em fibras (como a pipoca) solúveis, que se dissolvem na água.

Outros exemplos: banana e abacate. Uma dupla com muitas calorias, mas que segundo a pesquisadora pode e devem fazer parte de uma dieta. Um quarto de abacate com uma banana, perfeito pra de manhã. Fica até a hora do almoço sem fome. Os alimentos que saciam também devem ser usados nas refeições principais.

Quem gosta, deve abusar de cebola na comida, um alimento com bastante fibra que dá muita saciedade. Outra sugestão da nutróloga é fazer uma salada de pepino com cebola, dois ingredientes que tiram a fome.

Para o fim do dia, outra receita com muita fibra, capaz de conter a nossa gula. Uma sopa de abobrinha à noite, por exemplo, pra quem chega tarde em casa é excelente, porque vai dormir sem fome e não engorda. E agora anote aí os alimentos que a nutróloga indica para quem quer perder peso: Banana, abacate, azeite de oliva, feijão, cebola, jiló, pepino, abobrinha, cacau, canela, chá verde e café.

O exercício físico é um aliado poderoso numa dieta. A gente queima mais calorias e por isso emagrece mais facilmente. Alguns alimentos também tem essa função, de fazer o metabolismo trabalhar mais e eliminar gorduras. Como se colocássemos o nosso organismo pra malhar, apenas escolhendo a comida certa.