O primeiro ano de uma criança merece uma atenção especial, esse é o momento em que seu filho está conhecendo a rotina da casa, os sabores e aprimorando o paladar com muitas novidades, e isso marca a vida da família.

É natural que surja muitas dúvidas e conquistas para os pais no momento da alimentação, a primeira etapa requer muito equilíbrio nos hábitos alimentares saudáveis que serão determinantes para o futuro. Alias, questionamentos que as mulheres costumam ter desde a descoberta da gestação. 

A amamentação de um bebê recém – nascido até os 6 meses é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), além de ser a base do leite materno, ele influência de maneira incisiva o desenvolvimento, crescimento e aprendizagem desde a saída da maternidade. Após os 6 meses o leite permanece, porém já se pode introduzir papinhas com frutas, verduras, legumes, pequenos pedaços de carne e glúten. A criança começa a conhecer outras texturas e sabores, evite frutas ácidas.

Quando a criança completa o período dos 6 aos nove meses é importante que esteja acostumado com o gosto doce, salgado, cítrico e outros, nessa fase da vida são adquiridos muitos aprendizados.

Algumas dicas para deixar a hora da refeição mais agradável é comemorar quando seu filho gostar de algum alimento, deixar o prato bem organizado com bastante diversidade e cortar sanduíches ou frutas de forma divertida, explore a diversidade de cores para que ele possa se interessar mais, assim ele acabará tomando gosto por esses alimentos.