• O que é Lugar?

            Historicamente, a noção de “lugar” está relacionada ao senso comum, no sentido de que todas as pessoas se utilizam da expressão, mesmo sem compreender ao que ele se refere na Geografia. Diariamente utilizamos expressões como “vamos naquele mesmo lugar?”, “você está em qual lugar?”, e assim por diante. A ideia de lugar está muito relacionada à localização estritamente, como forma de nos orientarmos no espaço.

            No entanto, na Geografia, o lugar é considerado como um dos conceitos de análise geográfica. Pesquisadores interessados na questão perceberam que não bastava caracterizar o lugar como um elemento que se remetia apenas à localização, mas que o lugar estava relacionado com as experiências dos seres humanos. Foi então, que no âmbito da chamada Geografia Cultural, o conceito de lugar começa a ter visibilidade.

            O lugar pode ser considerado como um recorte do espaço geográfico que possui história e significado, ou seja, é uma parte do espaço onde estão impressas marcas e histórias de um dado grupo social. O lugar também denota experiências individuais, uma aproximação do sujeito com um ponto específico do espaço, e que para ele possui um laço de significados. Ou seja, são as pessoas que dão significado aos lugares, segundo suas experiências nestes.

            O lugar está relacionado com afetividade e subjetividade, e neste sentido há uma variedade ampla de lugares. O que eu considero como lugar, para outra pessoa pode não representar nada, pois o lugar se constrói nas experiências cotidianas dos sujeitos. Um exemplo disso pode ser considerado um riozinho no sítio do seu avô, no qual você e seus primos nadavam nas férias escolares todos os anos. Esse riozinho adquiriu um sentido de lugar para você, pelas vivências que você obteve naquele local. No entanto, para outra pessoa, que nunca esteve naquele local, o rio não é representativo, não é um lugar.

            O lugar é constituído a partir de três elementos, que são o habitante, a identidade e o lugar. Para que um dado ponto do espaço geográfico seja considerado lugar ele demanda que exista um indivíduo ou um habitante, mas também que haja uma relação identitária entre o sujeito e o local. Ele denota um sentimento de pertencimento, um vínculo de afetividade entre a pessoa e o local, constituindo um lugar, no sentido geográfico.

            O corpo tem uma profunda relação com o conceito de lugar, pois é através do corpo que as pessoas vivenciam e constroem o espaço geográfico. O lugar é vivenciado a partir de elementos corpóreos como o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar. Um exemplo neste sentido pode ser considerado aquele local da sua rua onde existe uma árvore frutífera onde você gosta de sentar-se nos finais de tarde para pensar, olhar o pôr do sol e comer algumas frutas. A visão da paisagem lhe é significativa, mas o paladar em relação às frutas lhe causa sentimentos bons, fatores estes que transformam aquele local em um lugar para você.

            Assim, na Geografia, considera-se que o lugar é um produto das relações entre o homem com o meio. Só existe lugar se existir um contexto de vivências significativas, que podem ser boas ou ruins. Portanto, todo lugar é social. Todos os lugares possuem uma dimensão social, pois é a presença humana que define os lugares, a partir da subjetividade das experiências naquele recorte do espaço. O lugar, deste modo, está intimamente relacionado ao individual dos sujeitos, e o seu lugar, pode não ser lugar para outra pessoa.

  • O que é Espaço Geográfico?

            No contexto atual da Ciência Geográfica, o espaço geográfico é reconhecido e aceito como conceito central das discussões geográficas. Em um sentido cotidiano, considerados espaço como um intervalo entre limites. Por exemplo: “coloque o móvel naquele espaço”, ou então “teremos um breve espaço de tempo entre as reuniões”. Assim, a noção de espaço é amplamente utilizada no cotidiano das pessoas.

            Na Geografia, o conceito utilizado é o de espaço geográfico, diferenciando-o do espaço sideral, por exemplo. Ainda assim, é bastante vago pensar em um espaço como conceito. Portanto, para a Geografia, o conceito de espaço perpassa a compreensão das relações entre os homens e o meio, sendo estas as responsáveis pela produção do espaço. Neste sentido, o espaço geográfico pode ser considerado como um produto materializado das relações entre o homem e a natureza.

            O espaço geográfico pode ser considerado como o ambiente no qual se estabelecem as atividades humanas, sendo neste que se desenvolve a reprodução das relações sociais de produção. O espaço geográfico é historicamente produzido, e possui características das sociedades que o produzem. As formas pelas quais o espaço geográfico está organizado refletem os modos de produção. Um exemplo disso é a paisagem urbana, na qual estão dispostas infraestruturas que atendem às necessidades do modo produtivo.            Assim, visualizam-se indústrias e vias de circulação de produtos, as quais são elementos que constituem o espaço geográfico.

No espaço geográfico estão relacionadas as coisas que o compõem, mas também as relações que se estabelecem neste. Portanto, o espaço geográfico não é formado apenas pelos aspectos materiais que o formam (casas, empresas, rodovias, etc.), mas também pelas relações sociais existentes. Os aspectos materiais do espaço geográfico são chamados de fixos, pois estão dispostos organizadamente no espaço. Já as atividades humanas são chamadas de fluxos, pois são dinâmicas e mudam constantemente.

            Podemos pensar que o espaço geográfico é a soma do resultado material acumulado das ações humanas através do tempo e, de outro, animado pelas ações atuais que hoje lhe atribuem um dinamismo e uma funcionalidade. No espaço geográfico estão, portanto, marcas materializadas das sociedades que foram ao longo da história constituindo este espaço. Um exemplo prático disso é a existência de monumentos históricos em vários locais do mundo, como as próprias pirâmides, por exemplo, elas são expressões materiais de uma sociedade que existiu no local onde elas estão construídas. Nós também imprimimos nossas marcas no espaço geográfico, através das relações sociais que estabelecemos, bem como das relações entre a sociedade e a natureza.

  • O que é Território?

            O território é um importante conceito da Geografia, e está relacionado com o espaço geográfico. Podemos dizer que o território surge posteriormente ao espaço, e que como território entende-se a porção do espaço geográfico na qual é inserida alguma atividade humana com base em relações de poder. Deste modo, sobre um mesmo espaço geográfico podem existir várias territorialidades. Os territórios são construções sociais onde predominam interesses e relações que envolvam alguma forma de disputa por poder.

            Quando nos referimos ao território podemos pensar em uma situação prática que o exemplifica bem. Imagine uma quadra de esportes, na qual existem várias marcações para os esportistas. A referida quadra pode ser utilizada tanto por jogadores de futsal, como por jogadores de basquete ou vôlei, desde que eles conheçam e respeitem as marcações existentes naquele espaço. Podemos considerar que a quadra é o espaço geográfico, e as linhas demarcatórias são as regras de poder. Em um dado momento predominam as regras do vôlei, no entanto, em outro predominam as do basquete, dependendo dos interesses dos jogadores. Estas definições e usos são os territórios. Portanto, em um mesmo espaço (quadra) podem haver várias territorialidades (vôlei, basquete, futsal, etc.).

            Outro exemplo estratégico são os espaços urbanos, nos quais podem ser desenvolvidas múltiplas atividades em horários e por grupos diferenciados. Assim, em uma rua de são Paulo pode haver um comércio expressivo ao longo dia, com um fluxo grande de pessoas e mercadorias. No entanto, aos finais de semana, aquele ambiente se transforma em um território de ciclistas, os quais usam o espaço físico para desenvolverem sua atividade. Ainda, durante a noite pode ser um território de gangues urbanas, as quais disputam o local com outras gangues. Portanto, a rua é considerada como um espaço, no qual estão inseridas várias territorialidades, ou seja, relações sociais de poder.

            Podemos considerar que o território é sempre um espaço usado, ele é configurado através das relações sociais que se estabelecem nele. Portanto, não há território sem relações entre os homens e destes com o meio. O território é o chão, ou seja, o espaço, mais a identidade, ou seja, as relações entre os homens. É nos territórios em que se desenvolvem as vivências cotidianas, as práticas sociais. O território não é um elemento natural, mas sim construído a partir de relações de poder, sendo elas formalmente delimitadas ou não.