ALGUMAS VERDADES SOBRE O BRASIL!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

No final da década de oitenta, a atual vice-prefeita de Capinzal, Noêmia Pizzamiglio, fez-me o convite para lecionar as disciplinas de Educação Moral e Cívica e OSPB no Colégio Estadual Mater Dolorum. Empolgado ensinava que o Brasil é República Federativa e tem suas unidades federativas (estados), governados por representantes eleitos pelo voto, por isso, nossa nação vive sob a égide da República democrática.

Também, ensinava quem deve administrar o país, neste contexto se chega aos ‘Três Poderes’ (Executivo, Legislativo e Judiciário) que conforme a Constituição de 1988, eles precisam ser harmônicos e independentes. O Poder Executivo, comandado pelo Presidente da República e seus Ministros, executa o estabelecido pelo Poder Legislativo e, também busca cumprir as suas promessas de campanha eleitoral.

O Poder Legislativo constitui o Congresso Nacional, formado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. Estes formulam projetos de leis e, aceitam ou não os projetos encaminhados pelo Poder Executivo. E, por sua vez o Poder Judiciário que julga e faz cumprir as leis, conforme também determina a Constituição Federal.  

No decorrer de nossa História política, em determinados momentos ocorreu o embate entre estes ‘Poderes’, como observado na semana passada; entretanto, neste momento o país vive uma ‘pandemia’ que gera graves problemas sociais e econômicos, mas, vimos que acima destes problemas, há um pior ainda: a falta de harmonia entre estes Três Poderes. Tudo indica que estes não desejam ‘resolver essa grave crise’, mas, apenas demonstram em qual poder se encontra a força maior!

Infelizmente essa é uma das ‘verdades sobre o Brasil’. Ela deveria levar todos a grande reflexão, pois, como citado, constitucionalmente estes Poderes deveriam ser harmônicos, mas voltam-se para um ‘jogo’ mesquinho, não estão dando a mínima atenção ao clamor popular. Nota-se a existência de uma intromissão de um sobre o outro.

Lembrando do artigo passado a respeito de ‘uma voz no deserto’; essa voz já foi calada no escaramuçado pretexto da disseminação do vírus do covid-19, onde a bel prazer de nove juízes da Suprema Corte, negou-se preceitos constitucionais como o direito a liberdade e respeito; sendo assim, a Corte negou a abertura das igrejas para os cultos e missas e, jogaram a responsabilidade aos governadores. Sabendo que muitos deles, como o caso de São Paulo, estão com decretos vigentes proibindo os cultos e missas.

Essa proibição é outra ‘verdade sobre o Brasil’. Será que o cunho desta negação não é fomento ao ateísmo? O que temos atrás desta proibição? Muitos cristãos, descontentes com essa votação, manifestaram-se pelo país, neste domingo, 11/04, realizando a marcha dos cristãos na defesa da liberdade religiosa.

Os tempos estão difíceis e muitas autoridades constituídas demonstram não se importar com a liberdade, muito menos com a plena ‘justiça’. A única saída é que o povo conheça com profundida algumas destas ‘verdades sobre o Brasil’ e tenha posicionamento, sem deixar-se levar por influência de teorias infundadas que privilegiam poucos.

Nosso Salvador enfatizava: “a verdade, somente ela, irá nos salvar”!

Pensem nisto e até o próximo artigo.