A melhor forma de ensinar medidas e unidades de medidas, em minha opinião, é por atividades concretas e práticas que podem tornar as aulas dinâmicas, interativas e divertidas.

Medidas de tempo:

A professora pode, com a ajuda dos alunos, construir um relógio de Sol. Pode também ensinar os alunos a ver as horas em vários relógios diferentes e também a usar o cronômetro.

Medidas de comprimento:

A professora pode usar fita métrica, metro de pedreiro, régua, metro de lojas de tecidos e trena. Pode medir: o comprimento, a largura e altura da sala de aula; o comprimento, a espessura e a largura de livros, cadernos e mesas; a altura de cada aluno; o passo e o palmo de cada aluno e o perímetro de algumas figuras geométricas planas.

Medidas de superfície:

Alguns cálculos de área poderiam ser feitos dentro da sala de aula. A professora poderia calcular a área da sala de aula; a área da lousa; a área da capa de um livro ou caderno; áreas de figuras geométricas planas como o quadrado, o retângulo, o paralelogramo e o triângulo.

Medidas de massa:

A professora pode ensinar os alunos a usar vários tipos de balanças; verificar a massa (peso) de cada aluno; trabalhar com rótulos; pesar vários objetos e comparar uns com os outros; calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea) de cada aluno; dar dicas de boa alimentação; falar sobre a importância de se manter uma alimentação saudável e rica e também sobre doenças associadas ao excesso de "peso" e o que é obesidade mórbida. Também pode falar sobre a importância da prática de exercícios físicos.

Medidas de volume:

A professora pode levar recipientes diferentes e verificar o volume de cada um e também ensinar os alunos a calcular o volume do cubo e do paralelepípedo.

Medidas de capacidade:

Através de receitas, a professora pode ensinar conceitos como litro, meio litro, um quarto de litro e assim por diante. Pode e deve relacionar medidas de volume com medidas de capacidade.

Em suma, é importante salientar é que a professora pode e deve trabalhar as medidas e suas unidades concretamente. Assim, as aulas ficam menos cansativas, os alunos participam mais e aprendem com mais facilidade. Atividades de memorização e exercícios de repetição devem ser evitados. É realmente uma pena que estes conteúdos fiquem mais no final do livro e às vezes não dá tempo de ensiná-los aprofundadamente. São conteúdos muito interessantes e úteis no nosso dia-a-dia.


Este artigo ainda está sendo revisado pela nossa equipe. A última edição foi em 06/10/2022.