ALGUMAS DIFICULDADES DE UM DOCENTE

 

Nós estudamos, estudamos e nunca sabemos o que fazer diante de uma criança com problemas ou dificuldade na aprendizagem. Saímos da faculdade sem nenhuma receita ou fórmula e assim devagar vamos conhecendo cada um de nossos alunos, suas dificuldades, angustia, medos e diante disto conhecendo também a sua família. Então vamos devagar, avaliando, cada um deles e o que planejar para que cada um deles supere suas dificuldades e tente talvez um dia alcançar os demais alunos. Tentamos várias formas de didática, de planejamento, ás vezes acertamos outras erramos e assim continuamos, mas jamais desistimos.

            Já no próximo ano com mais experiência e também algumas decepções e já conhecendo outros métodos, identificarmos quando um aluno está com dificuldade de aprendizagem e mesmo tentando todos os métodos ele não conseguirá progredir.

Buscamos ajuda para esta criança junto à direção da escola e raramente conseguimos, pois não há psicólogos ou psicopedagogas suficientes para atender este aluno. Então percebemos que este aluno além das dificuldades na escola, ainda tem problemas na família, junta sua realidade socioeconômica e a escola, a metodologia a ser ensinada que não está de acordo, a falta de profissionais, tudo isto pode prejudicar ainda mais esta criança.

            È exatamente ai que começam a multirrepetência e a evasão escolar, pois quando conseguimos que esta criança seja atendida, já estamos quase no final do ano

            Enfim a escola tem que estar pronta para atender as necessidades de seus alunos, tanto educacional, como a baixo estima.

A criança tem o direito de ser atendida na escola de acordo com as suas  necessidades. A escola precisa entender que este aluno tem que senti prazer em estar aliá caso isto não aconteça consiga provavelmente o fracasso escolar ocorrerá.