Resumo: Este artigo tem como objetivo abordar um dos muitos tópicos de algoritmos e lógica de programação, usufruindo ainda da linguagem do português estruturado, somado a IDE de aprendizagem, Portugol Studio. Terá seu foco nas estruturas condicionais, como elas funcionam e como se comportam.

Abstract: This article aims to address one of the many topics of algorithms and programming logic, also benefiting from the structured Portuguese language, added to Learning IDE, Portugol Studio. It will focus on conditional structures, how they function, and how they behave.

INTRODUÇÃO

Todos aqueles com o mínimo de noção de programação sabe que a lógica é essencial para adentrar neste mundo, e algoritmos exatamente disso. Neste artigo iremos abordar um tema muito utilizado na área de programação, um tópico essencial para se poder programar qualquer software, sem ela não é possível fazer algo que se preze, as estruturas condicionais. 1. Estrutura Condicional Uma Estrutura Condicional, nos proporciona a escolha de um grupo de atividades quando determinada condição for satisfeita. Em vários momentos da nossa vida, nos deparamos que, para realizar algo, devemos satisfazer uma certa condição. Um ótimo exemplo disso é quando temos que escolher realizar uma tarefa ao invés de outra, por exemplo “Se eu comprar x-burguer então, não terei dinheiro para comer pizza.” e assim por diante. Mas como representar isso em código? Muito simples, utilizamos algo que chamamos de Estrutura condicional. Estruturas Condicionais, também chamadas de condição, são representadas no português estruturado pelo “se”. Essas condições vão julgar um bloco de comandos, ou seja, vai indicar o bloco de comandos que será executado caso a informação fornecida na estrutura condicional for verdadeira. Caso a condição indicada seja verdadeira, o primeiro bloco de código será executado...